ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Comportamento

Placa avisa ladrões para não assaltar vizinhança organizada na Vila Nasser

Aline Araújo | 08/10/2014 07:00
O modelo da placa foi decidido em conversas pelo whatsapp.
O modelo da placa foi decidido em conversas pelo whatsapp.

Preocupado com a segurança na vizinhança depois de uma onda de assaltos, o bombeiro militar, Luís Carlos Ferrer, de 36 anos, resolveu buscar na internet uma solução. Com muita pesquisa, se inspirou em um sistema já utilizado em outros lugares e criou o “Vizinhos em Alerta”.

O projeto, sem nenhuma intenção de lucro, foi implantado há três meses e funciona de maneira simples. Os três vizinhos mais próximos formam uma rede e dividem a rotina das casas. Assim qualquer comportamento que fuja do padrão e levante suspeita pode ser informado ao dono da casa ou à polícia imediatamente.

Com a ideia pronta, Luís teve que apresentar aos vizinhos. A principio, alguns ficaram meio desconfiados, mas depois de explicar, todos da rua aderiam. O custo foi de apenas R$7,00 para a confecção da plaquinha fixada em frente as casas, uma maneira de mostrar as ladrões que muita gente agora tem segurança na base da amizade. Hoje, o projeto já soma 35 famílias.

Luis criou o sistema para proteção para vizinhança. (Foto: Aline Araújo)
Luis criou o sistema para proteção para vizinhança. (Foto: Aline Araújo)

“Ter as placas é uma maneira de mostrar para o ladrão que a vizinhança é bem organizada e vai ser mais difícil ele agir por aqui”, comenta Luís.

Além de aumentar a sensação de segurança dos moradores, a iniciativa acabou aproximando todos. Há , inclusive, um grupo criado no whatsapp, para tratar dos assuntos em comum, o que fez os moradores se conhecerem melhor. “A gente conversa pelo aplicativo, e teve gente que pelo celular perguntou onde o outro morava e acabou descobrindo que era na casa ao lado”, relata.

A rede é simples e acaba ajudando todo mundo. Na Vila Nasser, quatro ruas já aderiam. Luís organiza os endereços e telefones de todos, mas cada vizinho fica encarregado de fazer contato com os três que integram a rede próxima.

Aparecida aprovou a ideia e se sente mais segura. (Foto: Aline Araújo)
Aparecida aprovou a ideia e se sente mais segura. (Foto: Aline Araújo)

“Eu achei maravilhosa a ideia de um cuidar da casa do outro. Ainda mais para a gente que viaja quase todo final de semana, agora a gente se sente mais segura”, afirma a funcionária pública Aparecida Maria Rodrigues, 48 anos.

Ela lembra que se o projeto já estivesse funcionando antes, alguns vizinhos não teriam sido assaltados. “Naquela casa ali, teve um dia à tarde que entrou uma camionete. Levaram móveis, televisão, muita coisa. Na hora, a gente tava sentado aqui, mas não sabíamos se era ladão, então não fizemos nada, só ficamos sabendo do roubo depois”, lembra.

Para tornar ainda mais eficiente, a rede de segurança "vizinhos em alerta” vai ganhar o apoio policial da Base comunitária do bairro Coophasul, que estará pronta para ser acionada.

Vizinhos estão de olho. (Foto: Aline Araújo)
Vizinhos estão de olho. (Foto: Aline Araújo)
Nos siga no Google Notícias