ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Por amor ao skate, grupo reforma pista de praça no Jockey Club

Aline Araújo | 26/03/2015 06:40
A iniciativa partiu dos próprios skatistas (Foto: Alcides Neto)
A iniciativa partiu dos próprios skatistas (Foto: Alcides Neto)

Cansados de esperar pelo poder público, os skatistas que frequentam a pista da praça do bairro Jockey Club resolveram arregaçar as mangas e transformar o lugar. Foram três semanas de muito trabalho, mas o resultado ficou incrível para quem pratica o esporte, ou melhor, o estilo de vida do skate. Que agora tem mais conforto e segurança.

A reforma foi da base da pista, com um acabamento liso e iluminação, onde as lâmpadas foram trocadas. A pista ganhou mármore para facilitar as manobras, novos corrimões e até um banco, colocado para as manobras de street.  O apoio veio da Toys Skateshop, loja do empresário e skaitista Helmut Assis Sandes, de 38 anos, que patrocinou a reforma.

A reforma incluiu até a iluminação da pista. (Foto: Alcides Neto)
A reforma incluiu até a iluminação da pista. (Foto: Alcides Neto)

Mas tudo partiu de um desejo pessoal de Helmud, e uma necessidade do grupo. Ele anda na pista há mais de 10 anos, cansou das promessar de reforma e resolveu chamar o pessoal para fazer acontecer. "A gente só queria uma pista de qualidade para todo mundo andar", conta.

Mas nada daria certo se não fosse o empenho dos meninos que usam a pista na mão de obra da reforma. Foram eles que colocaram a mão no cimento e na tinta para deixar como está hoje. Tudo pensado para melhorar a vida e os rolês de quem anda por ali.

A pista no estilo street ganhou tudo novo, refeito com o cuidado e o conhecimento de quem vai desfrutar do lugar. A reforma custou cerca de 5 mil reais, e a mão de obra veio da força de vontade e da união da galera do skate. A recompensa por tanto trabalho é um lugar melhor para andar e o sorriso no rosto dos que treinam por ali.

Um banco foi colocado para as manobras.  (Foto: Alcides Neto)
Um banco foi colocado para as manobras. (Foto: Alcides Neto)

O mecânico Fernando Augusto Morando, de 27 anos, foi um dos skaitistas que comandaram a reforma. “Eu sou de uma turma, dos anos 2000, que não tinha pista para andar e a gente que construía. Eu morei um tempo em Cuiabá, e por lá a gente fez muita pista também, então quando me chamaram, eu estavá no “gás” para reformar aqui. E foi muito legal porque o pessoal do bairro todo ajudou” conta.

Com mais de 15 anos andando de skate, ele considera a pista a melhor de Campo Grande. “Não foi fácil fazer. Foi muito esforço, muita força de vontade, mas valeu a pena”, o resultado foi uma pista aberta para a comunidade 24 horas por dia, com boa iluminação onde o esporte reina. “Pode vir todo mundo, que será bem vindo”, convida.

Pista no inicio da reforma. (Foto: Arquivo Pessoal)
Pista no inicio da reforma. (Foto: Arquivo Pessoal)
Pista depois da reforma. (Foto Arquivo Pessoal)
Pista depois da reforma. (Foto Arquivo Pessoal)

Sanderson Benites, de 19 anos, tem o skate no coração. Ele começou a andar aos 8 anos de idade e nunca mais parou. Hoje trabalha em uma loja do segmento, ele ajudou com os registros da reforma e fica feliz em ver o pessoal dos outros bairros irem para a pista, agora que está reformada.

“Foi uma grande união, o pessoal que já vinha continuou vindo e muita gente vindo de outros lugares para conhecer. A pista ficou fera para facilitar as manobras e o legal é ver a galera andando contente”, comentou.

A reforma durou três semanas. (Foto: Arquivo Pessoal)
A reforma durou três semanas. (Foto: Arquivo Pessoal)

Giovani Vicente Pereira da Silva de 13 anos, sempre estava por perto ajudando no que podia na reforma. Da experiência de vivenciar a união da turma do esporte, ele leva uma lição para a vida.

“Quando a gente quer e a gente se junta, a gente consegue. Eu ando há um ano. Quando comecei conhecia só uma ou duas pessoas que andavam aqui. Hoje eu conheço quase todo mundo. Fiz muitas amizades e isso me motiva a querer andar melhor e tudo isso eu tenho por conta do skate”, comenta o estudante.

Para registrar o resultado do trabalho, o produtor de video Clayton Yoshimura registou o resultado da reforma no video a seguir.

Nos siga no Google Notícias