ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Surpresa de Tom é lição sobre ver o mundo com os olhos de criança

Enxergar o mundo com os olhos de criança é se surpreender a cada curiosidade – por que a gente perde isso?

Paula Maciulevicius Brasil | 22/04/2021 09:24
Tom é o menininho surpreso ao visitar museu em abril de 2010 ao lado do amigo Tutu (Foto: Arquivo Pessoal)
Tom é o menininho surpreso ao visitar museu em abril de 2010 ao lado do amigo Tutu (Foto: Arquivo Pessoal)

Tom e Tutu são as crianças que protagonizam essa imagem e a lembrança das mães Caroline e Natalia, 11 anos depois. A surpresa de Tom diante do diferente e os olhinhos curiosos de Tutu trazem a lição de que enxergar o mundo com os olhos de criança é se surpreender a cada curiosidade e, como a gente perde isso com o passar dos anos.

No "#TBT" (throwback thursday, que significa “quinta-feira para relembrar”) de hoje, o Lado B compartilha o que a produtora cultura Caroline Garcia se lembra a cada mês de abril desde que a foto foi postada, no dia 9 de abril de 2010.

À época, ela morava em São Paulo e podia proporcionar ao filho encontros com as artes no dia a dia. O registro foi no Museu do Catavento, espaço voltado a mostrar as ciências para crianças pequenas e também grandes.

"Não sei se era uma super bolha de sabão ou outra coisa. Esse museu é incrível, fica na antiga sede da Prefeitura de São Paulo, próximo ao Mercadão Municipal", lembra Caroline. A ida foi com o pai de Tom e lá encontraram Tutu e a mãe. Os dois eram amiguinhos de escola e tinham 3 aninhos.

"Fomos visitar esse museu e eu estava com o celular na mão tirando foto nossa lá e de repente, pegamos essa cena dele surpreso. Era uma área de bolha de sabão gigantesca e de diversos formatos que os monitores faziam na área de física", descreve a mãe de Tom.

As lembranças do momento voltam aos poucos trazendo detalhes do sábado de 11 anos atrás.

Essa foto me transmite encantamento da criança diante do mundo, diante das experiências. O Tom sempre teve um olhinho muito curioso, sempre teve essa característica de curiosidade, de gostar de ciências, de experimentar, de criar, de construir coisas. Essa foto me transmite isso, o encantamento da criança com o mundo das belezas, com o novo", explica a mãe.

Hoje, Tom é skatista, grava vídeos e está descobrindo aos poucos o próprio gosto musical, experimentando ouvir Alceu Valença e Novos Baianos. E para a mãe, a recordação emociona não só pelo desenvolvimento do filho como também traz a satisfação de saber o quanto a família vivenciou experiências culturais em São Paulo até 2011, quando vieram para Campo Grande.

"Nosso papel é proporcionar para as crianças isso, esse contato com a arte, o lúdico, a poesia, e sobretudo com a natureza. A magia da natureza, mesmo no museu ele está encantado com a magia das coisas da vida, da química, da física, da biologia", reflete a mãe.

Tom e Tutu ainda têm contato. Só que Tutu não tem mais esse apelido. Arthur agora é chamado de "Zaba" na escola, por ser este seu sobrenome. A mãe, Natalia Zaba, escreve por mensagem que se recorda sim do passeio e do filho começando a ter amizades. "Conhecendo o mundo, cada olhar uma novidade para ele e para nós".

Com as fotos digitais, Caroline, mãe de Tom traça um paralelo com o que não nos é mais palpável. "Sou da era analógica, ainda fui da geração que tinha álbum em casa, com o Tom ainda fiz no início, mas depois... Infelizmente é uma característica da tecnologia".

A proposta do #tbt é de recordar o passado, trazendo lições para o presente, que hoje se esconde atrás de máscara, álcool gel e regras de distanciamento social. Impossível não traçar o paralelo com a covid e um tempo onde tudo era permitido sem medidas de biossegurança.

"A pandemia nos obrigou a parar, não estava dando mais pra tanto. Paramos para observar o passado e estar mais presente. Eu sinto isso. Ainda trabalho e corro muito, mas estou muito mais presente em mim, comigo mesma e com meus filhos", diz a produtora.

Por trabalhar com cultura, Caroline fala da falta que sente da diversidade de atividades culturais na cidade, que hoje estão ainda mais escassas diante da pandemia. "Agora vou valorizar ainda mais quando voltarem as apresentações", promete.

Mande pra gente seu #TBT, lembranças e lições que o passado te trouxe. Mande pelas redes sociais Facebook e no Instagram, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias