ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Tatuagem para esconder uma cicatriz e acabar com a vergonha

Anny Malagolini | 14/05/2013 07:04
Dina fez tatuagem para esconder marcas de garota. (Foto: João Garrigó)
Dina fez tatuagem para esconder marcas de garota. (Foto: João Garrigó)

Algumas pessoas preferem ter um desenho a uma cicatriz. Hoje, até as marcas mais traumáticas, como a de retirada da mama no caso do câncer, se transformam com a arte dos tatuadores.

Há 17 anos, em uma brincadeira com os amigos, Dina, de 34 anos, foi se tatuar com um lápis na perna direita. Nem é preciso dizer que foi uma “técnica” nada indicada. Claro que a brincadeira rendeu marcas, que fizeram com que ela deixasse de usar saia ou shorts curtos desde então, por vergonha.

Ela conta que viu na tatuagem uma maneira de voltar a mostrar as pernas, mas explica que a demora em fazer algo se deu pela falta de coragem e dinheiro. “Não que seja caro em comparação com a autoestima que eu vou ganhar”, comenta Dina, que escolheu tatuar uma borboleta e flores.

“Há pessoas que jamais pensaram em se tatuar, mas a vergonha da cicatriz e o incomodo acabam levando a tatuarem e, sempre gostam do resultado”, diz Adham Wahab.

O tatuador explica que o prazo mínimo para tatuagem sobre uma cicatriz é de a partir de um ano e meio, com autorização do médico. "É preciso ser cauteloso, já que não é possível ver como está embaixo da pele e, por conta disso é preciso um parecer do médico", justifica.

Uma sessão para cobrir a marca da cirurgia tem duração mínima de 3 horas, mas há casos bem mais complexos. Em um desses, o trabalho demorou várias sessões, que somadas renderam 27 horas. Quando a missão é esconder a má cicatrização, geralmente o valor é mais alto, já que exige mais do tatuador.

Em outro estúdio, o tatuador Alexander Galvão, de 34 anos, conta que os trabalhos para esconder cicatrizes não são tão frequentes. “É um pouco mais complicada, porque há algumas que não pigmentam por conta da textura da pele”, lembra, mas concorda que é a melhor solução. "Já houve médicos que recomendaram ao paciente a tatuagem para disfarçar marcas", diz. 

Trabalho exige muito, diz tatuador.
Trabalho exige muito, diz tatuador.
Quando a tatuagem esconde a mama retirada pelo câncer (Foto: Reprodução)
Quando a tatuagem esconde a mama retirada pelo câncer (Foto: Reprodução)
Nos siga no Google Notícias