ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 29º

Consumo

Aposentado, Luiz resgata ofício de família criando sandálias de couro

Aos 8 anos, o professor aposentado aprendeu com o pai a profissão que começou com o avô Vicenzo na Itália

Jéssica Fernandes | 08/06/2023 07:20
Luiz Carlos Pais, de 68 anos, é professor aposentado que produz sandálias de couro. (Foto: Jéssica Fernandes)
Luiz Carlos Pais, de 68 anos, é professor aposentado que produz sandálias de couro. (Foto: Jéssica Fernandes)

Em São Sebastião do Paraíso (MG), Luiz Carlos Pais, de 68 anos, foi criado na sapataria do pai José Pas. Aos oito anos, ele começou a aprender o ofício, pois naquele tempo criança conhecia cedo a rotina de trabalho e com Luiz não foi diferente.

Só que ele não seguiu carreira, estudou, cursou matemática e passou a dar aulas em escolas antes de se mudar para Campo Grande e atuar na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Há 10 anos, Luiz se aposentou e voltou a trabalhar no ofício que começou com o avô italiano Vincenzo Lizarelli.

Em casa, o professor aposentado cria sandálias de couro em versões femininas, masculinas e infanto-juvenis. A produção artesanal, segundo ele, tem viés ecológico. “Faço sandália tradicional, o coro que uso é menos tóxico curtido com substâncias vegetais de árvores. Muitas sandálias são de cor natural, porque o couro colorido é curtido com um produto tóxico. Eu valorizo a linha natural”, afirma.

Em feiras, sandálias de couro são vendidas para o público. (Foto: Jéssica Fernandes)
Em feiras, sandálias de couro são vendidas para o público. (Foto: Jéssica Fernandes)

Antes da aposentadoria, o artesão planejava se dedicar à confecção das sandálias que eram feitas para o filho, esposa e sobrinhas. A princípio, ele pensou em larga escala, algo a nível industrial, mas mudou de ideia.

“Eu sempre gostei e queria fazer alguma coisa, mas a princípio era fábrica, mas hoje vejo que é bobagem. Eu sou artesão, eu posso vender produtos em qualquer lugar, então é legal isso”, explica.

Nas feiras Bosque da Paz, Mixturô e Praça da Bolívia, ele vende os produtos que saem a partir de R$ 70. Além das sandálias, o público encontra bolsas de lona que é um trabalho feito em parceria com a esposa Maria Massae Sakate, de 62 anos, que também faz porta-moedas e carteiras.

Bolsa de lona é produzida por Luiz e a esposa Maria. (Foto: Jéssica Fernandes)
Bolsa de lona é produzida por Luiz e a esposa Maria. (Foto: Jéssica Fernandes)

O começo como sapateiro- Ainda criança, Luiz não sentia tanto entusiasmo pela sapataria, mas começou no ofício para ajudar o pai. “Naquele tempo criança trabalhava, tinha uma banca de sapatos, um ateliê, eu sentava ao lado do meu pai num banquinho e ficava ajudando, assim que se aprendia. Eu ficava olhando e fazia pequenas coisas, depois a gente passava para o meio-oficial e oficial”, diz.

Conserto, criação de sapatos, botinas, sandálias e atendimento no balcão. Luiz passou por todas as etapas e adquiriu rica experiência. No universo da sapataria foi moldado e teve formação que levou para a vida.

“Depois que fui dar aula sentia falta dessa atividade porque a sapataria é um universo de educação. Convivia com o público, conversava com as pessoas, atendia no balcão, tinha gente de todas as classes sociais. Me desenvolvi bastante nessa parte da comunicação. Eu não gostava, mas ao mesmo tempo me abriu o mundo”, relata.

Forma de sapato era usado pelo avô Vincenzo Lizarelli. (Foto: Jéssica Fernandes)
Forma de sapato era usado pelo avô Vincenzo Lizarelli. (Foto: Jéssica Fernandes)

A segunda formação em Matemática, ele também atribui ao pai. “Ele era um poeta, escrevia romances. A sapataria era um ateliê cultural, meu pai era um homem instruído, ele valorizava a cultura escrita, isso me influenciou muito a ser professor”, fala.

O pai é falecido, porém o professor aposentado dá continuidade a tradição da família. O conhecimento é herança, assim como a forma de sapato infantil que um dia pertenceu ao avô. Usando o instrumento de madeira, ele cria a coleção de sandálias infantis.

Quem quiser conhecer o trabalho, o contato é (67) 9.8108-7247

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias