ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 30º

Consumo

Canetas emagrecedoras forçam mudança no cardápio em restaurantes da Capital

Elas respondem ao menor consumo por cliente e à busca por opções de pratos mais leves

Por Cassia Modena | 22/01/2026 12:49
Canetas emagrecedoras forçam mudança no cardápio em restaurantes da Capital
Opções de salada em buffet de restaurante no Bairro Monte Castelo (Foto: Marcos Maluf)

O uso de medicamentos que alteram o apetite e estão presentes em canetas emagrecedoras, tende a se intensificar este ano com a chegada de opções genéricas e mais baratas no mercado, e força restaurantes a se adaptarem.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A popularização das canetas emagrecedoras, medicamentos que reduzem o apetite, está influenciando os hábitos de consumo em restaurantes de Campo Grande. Estabelecimentos como a churrascaria Nativas Grill e o Super Divertidoos adaptaram seus cardápios, oferecendo opções como buffet e saladas, além de flexibilizar o sistema de rodízio para atender clientes que comem menos devido ao uso desses medicamentos. A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) observa que, embora o consumo tenha mudado, não há necessariamente uma redução no número de clientes. A entidade destaca que a adaptação dos restaurantes pode até melhorar as margens de lucro, equilibrando custos e novas demandas dos consumidores. Enquanto alguns estabelecimentos notam mudanças, outros, como o Souza Grill, atribuem ajustes no cardápio à busca por economia pelos clientes.

Na visão da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o movimento se amplia desde o ano passado. Entre as mudanças de comportamento já observadas estão a divisão de pratos por casais, menor consumo de bebidas alcoólicas e o compartilhamento de sobremesas antes servidas para uma só pessoa.

Em Campo Grande, alguns restaurantes confirmam o impacto. A churrascaria Nativas Grill, no Bairro Chácara Cachoeira, por exemplo, só tinha a opção de rodízio de churrasco. Há uma semana, acrescentou no cardápio a opção de buffet livre para atender clientes que não querem ou não podem comer carne vermelha e pretendem comer uma quantidade menor pagando menos.

Canetas emagrecedoras forçam mudança no cardápio em restaurantes da Capital
 Alex Wastowski, gestor da Nativas há quatro anos (Foto: Marcos Maluf)

O gestor da churrascaria, Alex Wastowski, não acredita que houve perda de clientes devido ao uso de canetas emagrecedoras, mas que o comportamento realmente está mudando. "Temos um que é ex-obeso, fez o uso da caneta com acompanhamento médico e perdeu 40 quilos, mas segue frequentando o estabelecimento. Só que ele come menos, segue a dieta e nós temos outras opções aqui para atendê-lo", exemplifica.

Mudança no rodízio - O restaurante Super Divertidoos, no Bairro Monte Castelo, foi outro da Capital que precisou se adaptar. Antes, todas as pessoas na mesma mesa precisavam abrir uma comanda e pagar a taxa de rodízio de salgadinhos, pizzas e hambúrgueres. Agora, é possível negociar isso com um funcionário.

"Temos recebido clientes que vêm para participar de confraternizações, mas explicam que estão usando caneta e, por isso, não vão querer o rodízio. Daí a gente abre uma exceção com comanda separada para registrar só as bebidas. De 400 pessoas numa noite, podemos dizer que seis ou sete nos fazem esse pedido", explica o gerente, Tony Wesley Telecher.

Canetas emagrecedoras forçam mudança no cardápio em restaurantes da Capital
Gerente da Super Divertidoos, Tony Wesley Telecher (Foto: Marcos Maluf)

O estabelecimento serve o rodízio à noite e almoço de dia. Uma das novidades diurnas foi a inclusão de saladas variadas no cardápio. "Alguns clientes estão preferindo folhas, opções mais leves, até por um movimento de vida mais saudável que começou após a pandemia de Covid-19", acrescenta o gerente.

Não sentiu - Já o restaurante Souza Grill não fez mudanças no cardápio relacionadas ao comportamento do cliente, mas sim, à falta de dinheiro. Desde 2018 no negócio e com clientela fixa que virou amiga, o proprietário, Emerson Souza, relata não ter notado uma mudança de comportamento relacionada ao uso de emagrecedores.

Ele afirma que os clientes buscam economizar nos pratos, por isso, adicionou o buffet por quilo como opção e passou a oferecer descontos para categorias como trabalhadores da segurança pública e bancários, por exemplo. "A gente teve que criar coisas diferentes pensando na fidelidade do cliente no momento de falta de dinheiro", conta.

Canetas emagrecedoras forçam mudança no cardápio em restaurantes da Capital
Clientes chegando no Souza Grill, restaurante do Centro (Foto: Marcos Maluf)

Visão da associação - Para a Abrasel, o impacto não é necessariamente negativo. "Não significa que as pessoas estejam deixando de consumir nos restaurantes, mas sim mudando a forma como consomem", avalia o presidente da entidade, Paulo Solmucci.

A associação cita ainda que, do ponto de vista operacional, a mudança pode contribuir para o equilíbrio financeiro dos negócios. "A redução no volume de insumos por prato, combinada com ajustes de preço e novas escolhas do consumidor, tende a preservar, e até melhorar, a margem dos estabelecimentos, reforçando a capacidade de adaptação do setor às transformações de comportamento e consumo", finaliza.