ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Consumo

Carteiros vão atualizar entrega de encomenda com uso de smartphones

A partir de maio, profissionais de 14 Estados incluindo Mato Grosso do Sul começam a receber os equipamentos

Carlos Martins | 02/02/2013 08:16
Carteiros de Campo Grande também utilizarão smartphone para atualizar em tempo real entrega de encomenada(Foto: Miramar Júnior)
Carteiros de Campo Grande também utilizarão smartphone para atualizar em tempo real entrega de encomenada(Foto: Miramar Júnior)

Carteiros de Mato Grosso do Sul estão entre os 50 mil profissionais que utilizarão até o fim do ano aparelhos de telefone celular com acesso à internet (smartphones) para atualizar em tempo real o status de entrega e correspondências rastreados. A partir de maio, carteiros de 14 estados já vão receber os equipamentos para a atualização de entregas de encomendas feitas pelo Sedex 10.

Com o novo sistema, os carteiros vão poder atualizar o sistema de rastreamento pelo telefone celular, tanto na hora em que recebem a encomenda no centro de tratamento como no momento da entrega. Atualmente, essa atualização só é feita ao final do dia, quando o carteiro retorna para a central de entrega. A mudança também deverá gerar economia de papel, já que a lista de entregas do dia será disponibilizada para os carteiros no próprio smartphone.

A previsão dos Correios é investir R$ 3 milhões até o fim do ano com implantação de sistemas, compra de softwares e tecnologia da informação. O valor também inclui o treinamento dos carteiros para se adequarem à nova tecnologia, que já foi testada em cidades do interior de São Paulo. De acordo com a empresa, o novo recurso vai garantir que os clientes saibam em tempo real o status de sua encomenda e vai aumentar a qualidade e a segurança das informações sobre as entregas.

Pregão eletrônico - Os serviços de telefonia celular (voz e dados) e aparelhos de smartphones em sistema de comodato serão contratados por meio de pregão eletrônico. Na próxima terça-feira (5), será realizado o primeiro pregão para a contratação dos serviços e 2,5 mil aparelhos que serão utilizados para o rastreamento das encomendas do Sedex 10.

A iniciativa irá contemplar todos os locais onde o Sedex 10 é entregue (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal).

Procurada pela Agência Brasil, a diretoria da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) disse que ainda não conhece a proposta dos Correios, e preferiu não se manifestar sobre a mudança.

(Informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias