ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 17º

Consumo

Com vela que vira copo de café, Liziane faz peças com sentimentos

As peças são feitas de argila e levam até três semanas para ficarem prontas

Por Idaicy Solano | 19/06/2024 06:34
Após derreter, recipiente da vela aromática vira copo de café (Foto: Arquivo Pessoal)
Após derreter, recipiente da vela aromática vira copo de café (Foto: Arquivo Pessoal)

A beleza que Liziane Machado, de 32 anos, enxerga no cotidiano serve de inspiração para a criação das peças de cerâmica que têm como principal função ser úteis no dia a dia. A LZ Cerâmicas nasceu do desejo da publicitária de ter o próprio negócio, após tomar a decisão de assumir o risco de sair de um emprego estável para empreender.

As peças são feitas de argila e levam em torno de três semanas para ficarem prontas e serem comercializadas. Liziane faz xícaras, copos, canecas, pratos de jantar, pratos de sushi, pratos de risoto, cumbucas e travessas. Dentre tantas criações, destacam-se as velas aromáticas prontas para entrega, que, ao derreterem, ganham outra utilidade: o recipiente vira um copinho de café.

As peças que mais saem, segundo ela, são os copos e xícaras em formato de coração e borboleta, além das peças que trazem alguma mensagem para presentear, como os copos com escritas: amor, paz, alegria, amizade e fé. Os copos de café com vela dentro também são um sucesso de venda e são produzidos em parceria com uma empresa que fica encarregada de produzir a vela.

Xícaras tem alça de coração e fazem sucesso na loja (Foto: Arquivo Pessoal)
Xícaras tem alça de coração e fazem sucesso na loja (Foto: Arquivo Pessoal)
Clientes gostam bastante das peças que trazem mensagens ou palavras de motivação e sentimentos (Foto: Arquivo Pessoal)
Clientes gostam bastante das peças que trazem mensagens ou palavras de motivação e sentimentos (Foto: Arquivo Pessoal)

Liziane explica que o processo de criação é lento e delicado. Após modelar, as peças precisam secar completamente para evitar rachaduras e quebras, antes de passar pelo processo de queima em fornos de alta temperatura, específicos para este produto.

A primeira queima se chama “queima de biscoito”, e dura 8 horas em uma temperatura de mil graus. Após essa etapa, a peça fica pronta para ser pintada com esmaltes para cerâmica. A próxima etapa se chama “queima de esmalte”, dura 9 horas com temperatura entre 1220 e 1240 graus.

Apesar de gostar muito de produzir as peças utilitárias, e adorar ver suas criações facilitando o dia a dia das pessoas, a artesã revela que é na criação de peças artísticas e de decoração que ela encontra sua versão com maior liberdade artística. “Elas são as peças onde eu mais me solto e faço criações mais inspiradoras. Tem um lugar especial no meu coração”.

Conjunto de pires e xícara na cor verde está disponível na loja (Foto: Arquivo Pessoal)
Conjunto de pires e xícara na cor verde está disponível na loja (Foto: Arquivo Pessoal)
Peças levam três semanas para ficarem prontas, após processo lento e delicado (Foto: Arquivo Pessoal)
Peças levam três semanas para ficarem prontas, após processo lento e delicado (Foto: Arquivo Pessoal)

Nascida e criada em Santa Catarina, Liziane se mudou para Campo Grande após receber uma proposta de emprego, há oito anos atrás. Sem conhecer quase ninguém, e longe da família, precisou encontrar maneiras de construir laços e fazer da Cidade Morena seu novo lar.

Em 2020, teve seu primeiro contato com o trabalho em cerâmica, após se inscrever em um curso para se distrair e aprender coisas novas. No início, aprender a função se tratava apenas de um hobbie, mas ela relata que em pouco tempo as peças começaram a chamar a atenção das pessoas do seu convívio, incentivando ela a largar tudo para empreender.

“Eu decidi correr os riscos de ter o meu trabalho triplicado. Sou eu quem faço tudo dentro da loja, eu produzo, eu atendo, eu cuido do online, cuido da loja física. Sempre amei muito trabalhos feitos à mão, sempre tive uma tendência a trabalhos mais criativos e manuais, e também já era uma admiradora de quem sabia fazer cerâmica. Meu processo de criação na cerâmica é influenciado pela minha conexão comigo mesma e pela beleza que encontro nos detalhes cotidianos”, detalha.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A artesã destaca ainda que cada peça é única, e além da técnica, se preocupa também com o compromisso de criar algo que ressoe especial e com significado. “Desde a escolha dos materiais até o desenho inicial de uma simples alça de coração e a moldagem final da peça, cada etapa mostra a arte que a cerâmica não apenas me permite explorar, mas também me faz valorizar o tempo, a paciência, a intuição e o respeito pelo processo natural das coisas”.

Liziane atende no Bairro Chácara Cachoeira, na Rua Raul Pires Barbosa, 1271. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias