ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 27º

Consumo

Em meio a impasse, associação reforça que mercados podem abrir no Carnaval

Em novembro o setor saiu da lista de segmentos considerados atividades essenciais, por isso o alerta agora

Por Geniffer Valeriano | 06/02/2024 14:29
Clientes em área de hortifrúti de supermercado (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Clientes em área de hortifrúti de supermercado (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Para não ter dúvidas, a Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) esclarece que por não ser feriado, os supermercados funcionam normalmente durante o Carnaval e Quarta-feira de Cinzas, em Campo Grande. A comemoração é considerada apenas ponto facultativo em Mato Grosso do Sul.

O reforço realizado pela associação é feito, pois em novembro o setor saiu da lista de segmentos considerados atividades essenciais e perdeu o direito de determinar o funcionamento independente de negociação com sindicatos.

“Os estabelecimentos do interior deverão estar atentos às suas legislações locais para constatar se é feriado local. Também devem observar os acordos coletivos de trabalho, empresa e sindicato dos empregados, ou convenção coletiva de trabalho”, enfocou o Dr. João Luiz Rosa Marques.

Discussão - Em janeiro, a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) se manifestou contra a decisão do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Para os representantes do setor, a exclusão de supermercados nas atividades autorizadas a funcionar nos feriados de forma permanente “representaria um claro retrocesso” para o segmento.

A entidade ainda divulgou os números da economia que poderiam ser impactados. A associação se diz responsável pela comercialização de 93% de gêneros de largo consumo e que emprega 3,2 milhões de trabalhadores. Além de receber 28 milhões de consumidores que frequentam diariamente os 94.706 supermercados em todo o Brasil.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias