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Consumo

Estilista cria kimonos versáteis e com coleção inspirada no Pantanal

Dona da 1ª marca especializada em kimonos no Estado, ela faz peças coloridas, em ponto cruz e paetê

Jéssica Fernandes | 21/06/2023 06:53
Fauna e flora do Pantanal são inspiração para estilista nascida em RS. (Foto: Arquivo pessoal)
Fauna e flora do Pantanal são inspiração para estilista nascida em RS. (Foto: Arquivo pessoal)

Costurando dentro de casa, Carol Debus, de 42 anos, criou a primeira marca especializada em kimonos em Mato Grosso do Sul. As peças são versáteis, os tamanhos são inspirados em nome de flores e quinzenalmente uma nova coleção da ‘Ki.Monaria’ é lançada pela estilista.

A marca começou em julho de 2020 e Carol ainda dava aulas no curso de moda. Os primeiros kimonos que costurou foram para uso próprio, pois ela buscava por roupas que transmitissem a sensação de bem-estar enquanto atravessava a pandemia.

As roupas agradaram alguns familiares e Carol passou a fazer kimonos para outras pessoas usarem. Após abrir a loja, ela conta que viu o potencial da marca. “Mulheres da família começaram a ver as peças e se interessar. Eu ia lá, comprava o tecido e costurava para a mulherada. As peças começaram a fazer sucesso e abri o Instagram para ver se tinha aceitação e daí vi potencial no negócio”, afirma.

Kimono Peônia na estampa ponto cruz com desenho de arara. (Foto: Arquivo pessoal)
Kimono Peônia na estampa ponto cruz com desenho de arara. (Foto: Arquivo pessoal)

Graduada em moda e com pós-graduação em design e estamparia, a estilista trouxe para a marca toda a experiência e conhecimento em modelagem. Para se dedicar aos kimonos, Carol deixou de dar aulas e investiu tempo e dinheiro na produção das peças.

O motivo de ter escolhido especificamente esse traje é porque potencializa o melhor da figura feminina. “O kimono é uma peça que é muito mais que uma peça de roupa. Ele simboliza poder, transmite independência feminina, é uma peça que vai potencializar tudo aquilo que a mulher tem de forte. Ela vai valorizar o corpo da mulher”, explica.

Para que a peça sirva em diferentes tipos de corpo, Carol costura em tamanho único, mas que serve do 36 ao 46. “Desenvolvi uma modelagem que vai se adaptar em diversos tipos físicos”, diz.

(Foto: Arquivo pessoal)
(Foto: Arquivo pessoal)

Apesar do tamanho único, os kimonos se distinguem em três opções de medidas. O padrão curto leva o nome de peônia, o midi jasmim e o longo, que fica na altura do tornozelo, é o jasmim. Dentro dessas três alternativas, a estilista criou incontáveis estilos de kimono, desde estampa de paetê para o Carnaval a inspiradas na fauna e flora do Pantanal.

O Pantanal é uma das inspirações favoritas da estilista, que é natural do Rio Grande do Sul. Entre as diversas coleções que lançou desde 2020, ela comenta uma das que mais gostou de fazer. “No ano retrasado, na primeira edição do Fashion Week MS, foi muito legal porque era um sonho participar desse evento e tive a oportunidade de entrar com a marca autoral. Naquela época, trabalhei com a coleção com tema do Pantanal, como não sou daqui aprecio muito a flora e fauna do Estado, são elementos que sempre trago”, ressalta.

Além dos kimonos estampados com figuras geométricas, abstratas,  frutas, patchwork marinho e outras tantas, ela também produz modelos de estampas lisas. A produção por ser artesanal, conforme Carol, é em quantidade limitada.

Kimono com estampa nos tons verde, marrom e azul. (Foto: Arquivo pessoal)
Kimono com estampa nos tons verde, marrom e azul. (Foto: Arquivo pessoal)

“Lanço pequenas coleções a cada 15 dias sempre com estampas novas, trabalho com poucas unidades de cada estampa. Eu não compro aquela quantidade enorme de tecido todo igual justamente para sempre ter coisa nova. Eu corto as peças uma por uma, a ideia não é ter aquela quantidade”, fala.

A última coleção é inspirada na moda inverno e os kimonos são feitos de tricô e estampados pelos tons rosê e cinza. Seguindo a mesma linha, a outra coleção era de peças de lã. Com exceção dos dois últimos lançamentos, as peças saem de R$ 189 a R$ 249.

Sem loja física, Carol trabalha através do Instagram e também nas feiras Praça da Bolívia e Bosque da Paz. Entre as alegrias que os kimonos trouxeram, ela compartilha que em 2022 foi finalista nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

Coleção de inverno traz peças de tricô nos tons cinza e rosê. (Foto: Arquivo pessoal)
Coleção de inverno traz peças de tricô nos tons cinza e rosê. (Foto: Arquivo pessoal)

“Foi muito legal a experiência de ter contato com outras histórias. Eu sei que uma mulher inspira a outra, participar desses prêmios é isso: poder inspirar outras mulheres e mostrar que é possível”, pontua.

Quem quiser acompanhar o trabalho, o perfil no Instagram @ki.monaria

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