ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Consumo

Juiz aposentado agora compra casas de madeira para demolir e fazer móveis

Elverson Cardozo | 12/07/2014 07:34
Mário viaja o estado à procura de casas para demolir. (Foto: Marcos Ermínio)
Mário viaja o estado à procura de casas para demolir. (Foto: Marcos Ermínio)

Depois que se aposentou, há 7 meses, o juiz de direto Mário Eduardo Fernandes Abelha, de 59 anos, resolveu investir em outro ramo, no comércio, e abriu a “Mário Móveis”, empresa especializada em demolição e paisagismo.

Desde o início do ano, quando inaugurou a loja, na Avenida Marquês de Pombal, no bairro Tiradentes, em Campo Grande, ele vive viajando em busca de casas de madeiras para comprar, demolir e reaproveitar o que pode.

O material, que vem de Campo Grande, do interior e de outros Estados, como São Paulo, vira mesas, armários, cadeiras e até mini-adegas artesanais. “Nossa proposta é fazer móveis ecologicamente corretos. Aqui tem madeiras que vieram de cidades como Bataiporã, Nova Andradina e Rochedo”, explica.

Modelo de cozinha com ilha em madeira pura. (Foto: Marcos Ermínio)
Modelo de cozinha com ilha em madeira pura. (Foto: Marcos Ermínio)
Mesa de madeira com cadeiras de ferro é tendência. (Foto: Marcos Ermínio)
Mesa de madeira com cadeiras de ferro é tendência. (Foto: Marcos Ermínio)

E o que é produzido vai para o showroom. O espaço funciona em uma casa antiga, decorada com móveis de época, justamente para que o cliente veja de que forma o produto pode ser utilizado.

A cozinha, por exemplo, é um dos ambientes montados com um armário, feito a partir de uma antiga porta de bálsamo, um aparador para pendurar louças, a tábua de cortar carne, conjunto de 7 cadeiras e uma ilha com pia e fogão cooktop já instalado. O “kit” completo sai por pelo menos R$ 15 mil, sem os utensílios e itens de decoração.

Janela antiga virou item de decoração. (Foto: Marcos Ermínio)
Janela antiga virou item de decoração. (Foto: Marcos Ermínio)

O quarto também foi montado, com cama de madeira maciça, dois criados-mudos de peroba-rosa, e um aparador de parede que era, na verdade, a parte da frente da janela de uma casa.

O material vem de todo canto, mas o tratamento é feito na marcenaria da esposa, no bairro Rita Viera. E lá que a madeira vira móvel. Para dar o aspecto rústico desejado, os profissionais, explica o juiz, procuram não mexer na pintura ou dar nova demão de tinta. Só arrumam o necessário. O acabamento, geralmente, limita-se à lixa.

A aparência de “coisa antiga”, com restos da pintura original, é o charme do móvel de madeira de demolição, mas, se o cliente quiser, o produto pode ficar mais moderninho, sem nenhum arranhão.

A dica, em todo caso, é misturar os elementos. É tendência, por exemplo, ter uma mesa de madeira de lei, bem rústica, com cadeiras de acrílico, explica a vendedora Paola Suarez, de 44 anos.

Na loja, diz, o que mais sai são as mesas e os aparadores, mas é possível encomendar decks, pergolados, painéis e objetos feitos com base de ferro, além de algumas relíquias como uma sopeira de prata e até uma mala, garante Paola, da época dos jesuítas.

Serviço – O Mário Móveis fica na Avenida Marques de Pombal, 332, bairro Tiradentes, em Campo Grande. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3015-1929/9642-2185/91859292, ou na Fan Page.

Empresa também fabrica móveis com estrutura de ferro. (Foto: Marcos Ermínio)
Empresa também fabrica móveis com estrutura de ferro. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias