ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 29º

Consumo

Mariana transforma flores do Cerrado em relicários, colares e brincos

Para conectar pessoas à natureza, artesã produz os acessórios desde 2022

Jéssica Fernandes | 17/07/2023 07:40
Flores do Cerrado são utilizadas para criar biojoias artesanais. (Foto: Arquivo pessoal)
Flores do Cerrado são utilizadas para criar biojoias artesanais. (Foto: Arquivo pessoal)

As flores do Cerrado ganham destaque nas biojoias produzidas por Mariana Pinheiro da Silva Gheno, de 41 anos. Em 2022, ela iniciou a produção dos acessórios e assim criou a ‘Una Joias Artesanais’. O trabalho dela é exposto não só no Instagram, mas também em feiras de Campo Grande.

Por ter outra profissão e trabalho, Mariana procurava algo para passar o tempo e como era ligada às artes conta que resolveu tentar algo novo. “No final de 2022 comecei a confeccionar biojoias como ‘válvula de escape’, pois queria descansar a mente da loucura e da correria do dia a dia. Por ser uma incansável apreciadora de plantas, comecei a procurar cursos que ensinassem técnicas de desidratação e maneiras de utilizá-las como forma de arte”, explica.

Como a confecção é toda artesanal e feita somente por ela, a produção não é em larga escala. “Procuro manter o foco na produção em baixa escala, dedicando atenção especial e unicidade a cada peça confeccionada pois, assim, é possível dar todo o carinho e cuidado a cada florzinha eternizada em nossas biojoias”, afirma.

Relicário Hortênsia é uma das peças que Mariana cria. (Foto: Arquivo pessoal)
Relicário Hortênsia é uma das peças que Mariana cria. (Foto: Arquivo pessoal)

A inspiração para cada peça ela busca diretamente na natureza, que também é o principal material utilizado. Para prestar homenagem ao Estado, Mariana aproveita as flores que predominam na região, por exemplo, a sempre-vivas.

Além das citadas, a artesã aproveita para criar biojoias com lavandas, hortênsias, margaridas, miosótis, sementes de dente-de-leão. O resultado desse mix é o brinco flor de cenoura brava, relicário hortênsia, relicários de aço inox com sempre vivas, brinco flora, brinco joga sal grosso, brinco clóris, relicário pot-pourri com uma mistura de pétalas de flores secas e especiarias

Muito além de simples acessórios, Mariana quer que as pessoas se sintam conectadas à natureza quando utilizarem. “A proposta da UNA é reconectar as pessoas com sua verdadeira essência, aquela ligada à Natureza, que, por muitas vezes, é esquecida devido ao nosso estilo de vida predominantemente urbano”, destaca.

Peças são criadas com a proposta de conectar pesssoas à natureza. (Foto: Arquivo pessoal)
Peças são criadas com a proposta de conectar pesssoas à natureza. (Foto: Arquivo pessoal)

Quem quiser conhecer o trabalho, o perfil no Instagram é @una.joias

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui)

Receba a notícia no momento da publicação. ‎Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias