A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

24/03/2017 06:20

No bisturi ninguém mexe, mas todo mundo acha que pode cortar a franja sozinho

Paula Maciulevicius
Você cortou sua franja sozinha, não foi?, pergunta o cabeleireiro Alexandre. (Foto: Alcides Neto)"Você cortou sua franja sozinha, não foi?", pergunta o cabeleireiro Alexandre. (Foto: Alcides Neto)

Ninguém se atreve a mexer num bisturi, mas bastou tesoura, espelho e a vontade de ter franja para causar um "estrago". Num dia de escova qualquer, ouço do cabeleireiro a indagação: 'você cortou sua franja sozinha, não foi?' Não tive como negar. Isso porque meses separavam o trágico dia do agora. Mas não deu outra. Alexandre, quem fez a comparação como quem já está cansado de ver a cena se repetir diante dos seus olhos. "Se operar ninguém quer, mas por que todo mundo acha que pode cortar o cabelo sozinho?"

Amigos comentaram "Mia Wallace entra para Sonserina. Veja fotos exclusivas de sua rotina", assim que postei a primeira imagem pós-corte de franja. Só que na época meu tênis de LED era inseparável, então prefiro acreditar que o cabelo passou batido perante as luzes que se alternavam entre vermelho, verde, azul, amarelo, turquesa, roxo, branco, pisca-pisca de branco e uma mescla todas as cores alternadas, minha opção preferida a propósito.

No salão, o cabeleireiro Alexandre Vieira, de 28 anos, acredita que todo mundo se arrisca a mexer na franja, justamente por que ela cresce. "Vai crescer e depois vai conseguir consertar, mas eu vejo na hora que a pessoa quem cortou mesmo, porque a visão que ela tem de si na hora de executar, é totalmente diferente da nossa", explica. 

1 - Umedeça toda parte do cabelo, da raiz até as pontas. (Foto: Alcides Neto)1 - Umedeça toda parte do cabelo, da raiz até as pontas. (Foto: Alcides Neto)

E os principais erros que a gente comete ao tentar cortar sozinha está na quantidade de cabelo, no desenho e no comprimento. Para testar passo a passo, em fotos, de como conseguir a franja perfeita, pegamos emprestado o cabelo de duas repórteres do Campo Grande News: Júlia Kaifanny e Elci Holsback. Eu não entrei nessa, porque depois de dado o diagnóstico, o tratamento é um só: eu preciso esperar o cabelo crescer para tentar arrumar. 

Franjão 

(Para quem tem pouco e um cabelo fino)

Primeiro passo é umedecer toda a parte da frente do cabelo para facilitar na hora de fazer o desenho. Umedeça da raiz até a ponta.

2 - Divida ao meio a franja, Mesmo que você não vá usá-la assim. (Foto: Alcides Neto)2 - Divida ao meio a franja, Mesmo que você não vá usá-la assim. (Foto: Alcides Neto)

Para o desenho: Faça uma risca em direção ao centro da cabeça. Mesmo que você não vá usar a franja repartida ao meio, divida tendo como base o nariz. Em seguida, faça uma espécie de 'triângulo'.

"O triangular é o desenho com 99% de chance de dar certo o caimento em qualquer franja", frisa Alexandre. Como Júlia tem pouco cabelo, Alexandre conta três dedos para a lateral. "Uso três dedos da cabeça em direção ao final do arco da sobrancelha. Esta que vai ser a abertura, a expensão da minha franja", explica.

Nesta hora é que você determina a quantidade. "Se você expande muito, quando ela secar, se abre toda. Então é sempre um triângulo, a partir do meio. Não se corta toda a franja", destaca.

Conte três dedos em direção ao arco da sobrancelha, é esta a quantidade que você vai cortar. (Foto: Alcides Neto)Conte três dedos em direção ao arco da sobrancelha, é esta a quantidade que você vai cortar. (Foto: Alcides Neto)
Para não ter erro: forme um triângulo. Muito cabelo significa franja aberta o que não é legal. (Foto: Alcides Neto)Para não ter erro: forme um triângulo. Muito cabelo significa franja aberta o que não é legal. (Foto: Alcides Neto)

Comprimento: Todo mundo já percebeu que a franja "encolhe" e o jeito mais fácil de evitar isso é deixar um dedo a mais do tamanho que se quer. "Quando você umedece o fio, ele amolece e se estica, então quando solta, ele sobe pelo menos um dedo. Então sempre corte um dedo a mais: se você quer na altura do nariz, escolha cortar no lábio", exemplifica o cabeleireiro.

Caimento: Júlia, no caso, usa a franja na diagonal, então a regra é cortar do lado oposto ao que se usa. "Preciso que a franja tenha um degradê. Então o lado esquerdo, para onde ela usa, tem que se fundir com o restante do cabelo e para conseguir este efeito, você corta ao contrário".

Secar: Para frente e para cima. Repita o movimento até que a franja esteja seca, é isso que vai dar o desenho nela.

Quantidade certinha a ser cortada. (Foto: Alcides Neto)Quantidade certinha a ser cortada. (Foto: Alcides Neto)
Corte a franja para o lado oposto ao que você costuma usar. (Foto: Alcides Neto)Corte a franja para o lado oposto ao que você costuma usar. (Foto: Alcides Neto)
Se usa para esquerda, corte na direita. (Foto: Alcides Neto)Se usa para esquerda, corte na direita. (Foto: Alcides Neto)
Pronto, aprendeu? Nossa repórter sorrindo diz que sim. (Foto: Alcides Neto)Pronto, aprendeu? Nossa repórter sorrindo diz que sim. (Foto: Alcides Neto)

Nem franjinha e nem franjão: 2 em 1

(Elci tem mais cabelo e o fio um pouco mais grosso)

O princípio é o mesmo. Umedecer, dividir ao meio e depois triangular, mas a contar de dois dedos da cabeça, porque Elci tem mais cabelo e com os fios mais grossos. Neste caso, Alexandre aconselha o "Twister". 

Separe o triângulo e na altura do nariz. (Foto: Alcides Neto)Separe o triângulo e na altura do nariz. (Foto: Alcides Neto)
Torça de um canto para a lateral (Foto: Alcides Neto)Torça de um canto para a lateral (Foto: Alcides Neto)
E depois repita. (Foto: Alcides Neto)E depois repita. (Foto: Alcides Neto)
Feito o x nos fios, corte. (Foto: Alcides Neto)Feito o "x" nos fios, corte. (Foto: Alcides Neto)

"Ela não usa só para frente e mesmo mais curta, consegue jogar para o lado. É como se fosse duas em uma", resume o cabeleireiro.

Para fazer o "twister": Encaixe os dois dedos da mão esquerda na franja, e vire para a direita, em seguida troque de mãos e repita o mesmo também para a direta. É como se você torcesse o cabelo de um lado a outro.

"Eu faço isso porque quero que os fios se cruzem, como se fosse formar um 'x', aí faço o corte", ensina. O corte é reto e automaticamente a franja já vai sair com um desenho mais arredondado. A opção do cabeleireiro foi cortar na altura do nariz para que Elci possa usar dos dois jeitos.

"Para dar uma leveza na franja, eu ergo elevando 45 graus no centro do nariz e corto este bico que se forma e pronto".

E aí, vai tentar sozinha em casa?

Curta o Lado B no Facebook.

Franja vai ficar assim, levemente arredondada. (Fotos: Alcides Neto)Franja vai ficar assim, levemente arredondada. (Fotos: Alcides Neto)
Para garantir leveza: dê mais um corte puxando a mecha para cima, na direção do nariz. Para garantir leveza: dê mais um corte puxando a mecha para cima, na direção do nariz.
Franjinha pode ser usada curta (Foto: Alcides Neto)Franjinha pode ser usada curta (Foto: Alcides Neto)
Ou de lado. (Foto: Alcides Neto)Ou de lado. (Foto: Alcides Neto)


imagem transparente

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.