ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 38º

Consumo

Problemas no encanamento? Serviço de vídeo inspeção de esgoto é uma alternativa

Por Redação | 14/07/2021 09:53
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Escoamento ineficiente da água, descarga em que a água retorna com os dejetos e mau cheiro no banheiro e pela casa, são problemas no encanamento, característicos de entupimentos.

No estado de São Paulo, são feitos em média mais de 5 mil desobstruções de esgoto na capital e região metropolitana, sendo que mais da metade se concentra apenas na capital, uma média de 86 atendimentos diários.

Com um número bastante elevado de serviços de desentupimento, e geralmente maior em época de chuvas fortes, ainda assim o problema é uma realidade em todas as épocas do ano é necessário que a população se conscientize e o poder público e as empresas de desentupimento tenham profissionais e equipamentos mais modernos para solução mais rápida desse problema.

É o caso do Vídeo Inspeção de Esgoto. Para Alfredo Castro, CEO da Desentupidora no Bairro, empresa especializada em desentupimentos e caça vazamentos, o serviço é especializado e oferece visibilidade e melhor avaliação do técnico em desentupimento da gravidade e quais as medidas mais eficazes para solução do problema. Conheça o serviço de vídeo inspeção de esgoto e seus benefícios para desentupimento de esgoto com mais qualidade, rapidez e de novas ocorrências.

Como acontecem os entupimentos de esgoto

Os entupimentos de esgoto são contratempos desagradáveis que podem ser evitados, mas que geralmente acontecem por motivos como:

  • Descarte de óleo usado- O óleo usado e queimado é um dos maiores causadores de entupimentos de esgoto. Quando não existe uma caixa de gordura e nem sua reciclagem, ao ser lançado nas tubulações, o óleo envolve o cano, seca e endurece, aumentando com o tempo até dificultar por completo a passagem da água. Além disso, o óleo cria uma massa de gordura petrificada que obstrui o cano, sem contar a contaminação da água;
  • Lixo e detritos como restos de alimentos- Embalagens de produtos, fio dental, fios de cabelo, papéis higiênicos, absorventes e restos de alimentos, são alguns resíduos que também podem ser lançados nas tubulações e dificultar a passagem da água;
  • Região com alagamentos- Em locais com alagamentos por conta de enchentes, pode haver o alagamento do esgoto e a obstrução com lixo de outras regiões que descem para os locais mais baixos.

Independente da situação, entupimentos geram sinais claros e que podem ser agravados dependendo da extensão da obstrução, como:

  • Mau cheiro, com odor fétido;
  • Água não escoa pelos ralos e nem no vaso sanitário, retornando nos casos mais sérios;
  • Dejetos e detritos voltando, potencializando o odor ruim;
  • Infiltração no piso do encanamento do esgoto. Normalmente acontece quando o cano do esgoto tem fissuras e apresenta vazamentos.

Os entupimentos parciais oferecem algum escoamento, porém, já mostram alguns sinais visíveis como os relatados. Mas são nos entupimentos completos que é necessário agir rapidamente. Obstruções de esgoto não causam apenas mau cheiro, mas podem ser um perigo à saúde, atraindo insetos como moscas e baratas, considerados vetores mecânicos de doenças.

Alfredo Castro afirma que é preciso buscar o auxílio de uma desentupidora séria e competente, que se utilize de equipamentos eficientes e modernos para averiguar entupimentos. A Vídeo inspeção de esgoto é a evolução do desentupimento, pois dá ao técnico melhor avaliação da real situação e como deverá agir para desobstrução da tubulação.

Vídeo inspeção de esgoto: O que é e seus benefícios em desentupimento

Seja para a manutenção da rede de esgoto ou para desobstrução, a vídeo inspeção de esgoto é um sistema integrado e criado, com o objetivo de fazer a avaliação visual dos encanamentos em busca de entupimentos, vazamentos e qualquer outra situação, como pedras que possam configurar em um problema futuro.

A vídeo inspeção de esgoto também é indicada para tubulações antigas, com baixa luminosidade e de difícil acesso. Ela é feita através de um equipamento que usa uma câmera acoplada e ligado a um computador e depois o aparelho é introduzido no encanamento e o técnico direciona como o aparelho visualiza a tubulação, inclusive criando um laudo sobre a condição do encanamento e quais as obstruções.

O primeiro grande benefício do vídeo inspeção de esgoto é que o aparelho é compacto e leve, fácil de manusear e controlar. Outro benefício é que a câmera tem alta resolução e os vídeos podem ser vistos e mesmo controlados pelo celular. Outra importante vantagem é o laudo fornecido pelo equipamento, que dá um diagnóstico detalhado da situação do encanamento.

Através do vídeo inspeção de esgoto e o laudo fornecido, o técnico tem uma ideia do tamanho do problema e quais os aparelhos que deverão ser utilizados para fazer a desobstrução e limpeza do encanamento.

Por exemplo, o aparelho de desentupimento, um equipamento muito usado para ser usado com detritos sólidos, assim como pedras e galhos de árvores. Já o hidrojateamento é indicado para detritos e dejetos não muito solidificados, mas que estejam causando uma grande obstrução. Ou seja, para cada tipo de entupimento, um aparelho diferente é usado.

No caso de vazamentos de esgoto, a vídeo inspeção de esgoto também é eficaz, detectando furos e microfissuras que possam se tornar em rupturas futuras e causar grandes infiltrações. Nesse caso, o indicado é o conserto do cano ou a troca, dependendo do tamanho do vazamento.

A vídeo inspeção de esgoto é importante é uma facilidade da tecnologia atual que veio para ficar. Segundo Alfredo Castro, da Desentupidora no Bairro, empresa com mais de 15 anos de mercado, a vídeo inspeção de esgoto é utilizada na empresa e além das vantagens citadas, oferece ainda serviço mais rápido, preço baixo e acessível e principalmente garantia, com as menores recorrências do mercado.

Dicas para evitar entupimentos e quando chamar uma desentupidora em seu bairro

Alfredo Castro ainda diz que a melhor forma de resolver entupimentos de esgoto, é evitando-os. Para isso, ele deixa algumas dicas importantes como:

  • Recicle o óleo usado. Se você é de São Paulo e sua cidade não possuir postos de coleta, acesse este site e veja como reciclar o óleo;
  • Não jogue papel higiênico, absorventes e nenhum tipo de lixo no vaso sanitário ou nos ralos do banheiro;
  • Utilize caixa de gordura na cozinha, pois desta forma restos de alimentos serão coletados e separados do esgoto comum.
Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário