ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Conversa de Arquiteto

Um ano de conversa sobre Campo Grande e muitas experiências novas

Ângelo Arruda | 16/11/2016 06:25
Cidade ganhou espaço novo de discussão há 1 ano. (Foto: Fernando Antunes)
Cidade ganhou espaço novo de discussão há 1 ano. (Foto: Fernando Antunes)

Tudo começou dia 17 de novembro de 2015, com o primeiro texto “Niemeyer projetou a Universidade de Cuiabá que nunca saiu do papel”. Um ano atrás eu chegava ao Lado B do Campo Grande News, com uma proposta de, a cada 15 dias, escrever livremente sobre arquitetura, urbanismo, a cidade, pessoas, enfim. O convite meses antes, bem negociado, veio da querida amiga Ângela Kempfer, sempre acompanhada de sua fiel escudeira Paula Maciulevícius.

Eu, que tinha durante 10 anos, escrito uma coluna semanal no Jornal de Domingo e no paralelo, escrevendo para sites e jornais sobre política e urbanismo, achei que tinham se esgotados os temas de discussão que eu, frequentemente, colocava para meus leitores.

Eu e a editora do Lado B, Ângela Kempfer.
Eu e a editora do Lado B, Ângela Kempfer.

Eis que, nesses 12 meses, de casa nova, passei a rever textos antigos e publicar novos, sempre preocupado com a pesquisa dos assuntos, com as datas, veracidades das citações e com muitas fotos. Busco postar meus textos sobre arquitetura e urbanismo sempre bem coloridos e com imagens. Creio que os leitores e leitoras gostam

Mas ouso aqui dizer que a discussão sobre a arquitetura e o urbanismo, assim aberta, num Portal importante como é o Campo Grande News, declara o nosso interesse pelos temas e mais do que isso, envolve os leitores sempre impregnados com muitas notícias policiais, muitas mortes, muito horror e muita política, nem sempre limpa. Falar de arquitetura e urbanismo, além de ser um prazer para mim é meu ofício.

Escrevo em jornais de Campo Grande há quase 35 anos. Foi em 1982 no Jornal da Cidade de Pinheiro Tolentino, que arrisquei meus primeiros textos, com 25 anos de idade e muita vontade de pesquisar e conhecer a cidade que me acolheu.

Vim de Recife prá cá em 1980. Aqui plantei sementes, casei, tive 2 filhos e com muita disposição para o trabalho, ocupei cargos públicos importantes e dei contribuições para o desenvolvimento da cidade e do Estado e, em 1999, quando lançamos o livro Arquitetura em Campo Grande, no ano do centenário da cidade, na Estação Ferroviária lotada, com mais de 600 pessoas, vi que a cidade tinha uma enorme carência de seus valores arquitetônicos e urbanísticos. Nesses anos que se passaram passei a colecionar fotos, jornais, revistas enfim, tudo que pudesse servir de fonte para um amplo trabalho.

Hoje, depois de tantos anos, certamente as publicações que faço ajudam a muitas pessoas. Com frequência recebo e-mails e telefonemas de pessoas agradecendo uma publicação ou outra. Pessoas que pedem para publicar em jornais do interior; professores que usam o texto em sala de aula; pessoas comuns que se sentem representadas com alguma reportagem e, tudo isso, me deixa muito feliz.

Nesse dia em que comemoro 12 meses de Conversa de Arquiteto com vocês, eu quero agradecer. Agradecer ao Portal na pessoa do seu diretor editor Lucimar Couto e da jornalista Ângela Kempfer pelo convite e pela liberdade de escrever o que quero e o que penso e agradecer a todos que foram entrevistados ou aos que precisei para confirmar dados de pesquisa para publicação.

E assim nesse clima de festas, quero fazer aqui um balanço com vocês de tudo que foi publicado, com o compromisso de melhorar, ainda mais, as publicações para 2017.

Nos siga no Google Notícias