ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Conversa de Arquiteto

Olhe à sua volta...Você vai ver muitas coisas feitas por arquitetos e urbanistas

Ângelo Arruda | 14/12/2016 06:25
Em 2009 estive com Niemeyer em seu escritório.
Em 2009 estive com Niemeyer em seu escritório.

Dia 15 de dezembro é o Dia do Arquiteto e Urbanista, desde 2011. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) instituiu no ano de 2011 essa data em homenagem ao arquiteto Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares que nasceu neste dia.

Niemeyer, nosso grande arquiteto, foi um dos grandes defensores durante décadas de um conselho singular para a Arquitetura e Urbanismo do Brasil, o que foi concretizado somente no dia 31 de Outubro de 2010, com a Lei 12.378 sancionada pelo presidente em vigência no período, Luís Inácio Lula da Silva, Oscar Niemeyer possuía o registro profissional número 1 do CAU/BR e ainda concedeu gentilmente sua imagem para a campanha de identidade profissional do Conselho.

Parque das Nações e edifícios, obras de arquitetos.
Parque das Nações e edifícios, obras de arquitetos.

Nesse dia queremos saudar a todos os colegas profissionais do nosso país e especialmente os colegas de Mato Grosso do Sul. Segundo dados do Conselho, existem no Estado 2.294 profissionais residentes. Nem todas as cidades possuem arquitetos e urbanistas residentes, mas estamos presentes em 80% deles. A capital, Campo Grande, pelo fato de possuir três cursos de arquitetura e urbanismo, possui 1.539 profissionais registrados, ou seja, 67% do total. Em segundo lugar vem Dourados com 296 registros, pois lá também tem um curso de arquitetura e urbanismo.

Nossa profissão é muito antiga.

Há registros de nossas atividades no Código de Hamurabi, uns 1.800 anos antes de Cristo, na Mesopotâmia. De lá para cá, tivemos altos e baixos, em termos de reconhecimento pela sociedade de nossas atividades.

Se éramos os arquitetos dos reis e dos faraós no mundo antigo; se projetamos templos que fazem parte da história da humanidade; se estamos presentes nas belezas que o mundo comtempla como as pirâmides do Egito, os castelos medievais, as igrejas mais lindas, dos museus, teatros, templos, palácios e grandes jardins, ao longo de uns 2.500 anos de história da humanidade, também estamos presentes em pequenas obras importantes para as cidades e para a sociedade. Na esquina de sua rua tem a nossa obra; no bairro, no condomínio, em toda parte.

Olhe ao seu redor e vocês nos verão presentes em seu dia a dia. Olhe ao lado nos veja com nossas intervenções. Sabemos fazer arquitetura, urbanismo, paisagismo, restauro, construções, ampliações, reformas, tudo que uma sociedade precisa de edificar ou transformar a paisagem. Estudamos para isso e estamos, a cada dia, evoluindo nossas atividades, sempre em benefício do bem estar, do meio ambiente, do coletivo.

Prédios, casas, ruas, praças, parques. Tudo é arquitetura e urbanismo.
Prédios, casas, ruas, praças, parques. Tudo é arquitetura e urbanismo.

A arquitetura e o urbanismo não são para uma elite. São para todos os cidadãos. A nossa profissão precisa estar mais presente no dia a dia de todos, de todas as classes sociais e em todos os lugares. Ano passado, o CAU BR colocou no ar um vídeo com a Dona Dalva, uma dona de casa da periferia de São Paulo que contratou dois arquitetos para fazer uma casa nova para ela, com poucos recursos. Essa casa hoje é uma edificação premiada no Brasil e fora dela. A Bienal Íbero Americana de Arquitetura deu a ela o prêmio de edificação do ano de 2016 pela qualidade do projeto e pela história que ela carrega.

Pois bem, meus leitores e leitoras. Sou arquiteto e urbanista, formado em Recife no ano de 1979. E nesse dia 15 de dezembro, comemoro 37 anos de graduação. Durante minha vida inteira me dedico a minha profissão que tenho tanto orgulho. Com a arquitetura e o urbanismo, elaborei planos e planejei cidades, reformei edifícios, construí novos, melhorei a qualidade de vida de muita gente, em Campo Grande e em diversas cidades do país. Tenho orgulho de dizer que sou o autor de projetos importantes em Campo Grande, Três Lagoas, Dourados. Com parceiros ou sozinho, projetei a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça de MS; o Autódromo de Campo Grande; a Biblioteca e o Receptivo do Aeroporto de Três Lagoas, dentre tantas centenas de projetos.

Hoje comemoro meu dia e o dia de mais de 120 mil colegas em todo o Brasil. É uma profissão digna, cheia de importantes decisões a tomar para melhorar, a cada dia, a vida das pessoas. Que, no fundo, é somente isso que me interessa. Feliz Dia do Arquiteto e Urbanista. Parabéns às entidades de classe: Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas (SINDARQ-MS); Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de MS (IAB); Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP-MS).

 

Olhe à sua volta...Você vai ver muitas coisas feitas por arquitetos e urbanistas
Nos siga no Google Notícias