ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Diversão

Boteco raiz diverte com 56 anos de treta, jukebox e pingaiada

Em poucas horas sentado, o boteco raiz te proporciona espetáculos que não vemos em anos saindo para lugares fitinhas da cidade

Lucas Mamédio e Thailla Torres | 26/02/2021 06:28
Recipientes têm pinga com tudo o que você imaginar. (Foto: Lucas Mamédio)
Recipientes têm pinga com tudo o que você imaginar. (Foto: Lucas Mamédio)

Em poucas horas sentado, o boteco raiz te proporciona espetáculos que não vemos em anos saindo nesses lugares fitinhas de Campo Grande. É um intensivão de acontecimentos que te deixa mais tonto que a pinga servida.

Ali na Rua 15 de novembro, o boteco do Fabiano, um boa praça que conversa com todo mundo e ainda toma uma com o cliente, é a síntese desse tipo de estabelecimento.

Nossa reportagem, bem cara de pau, foi até o lugar e, em pouco tempo, pôde testemunhar que o espírito do botecão raiz está bem vivo no Centro.

Teve gente combinando ménage aos berros, amigas brigando, uma delas inclusive discutiu, fez as pazes e tomou cerveja com meio bar. Teve também show particular de um cliente que dançou no meio do salão hipnotizando a todos, até o lendário Sabiá, personagem inconfundível do Centro de Campo Grande estava por lá.

Sentado na mesa do meio, até lendário Sabiá curtia o bar na noite de quinta-feira.
Sentado na mesa do meio, até lendário Sabiá curtia o bar na noite de quinta-feira.

No balcão, tio, sobrinho (os donos) e um funcionário. Numa conversa sem nos identificarmos, eles explicam que compraram o bar há dois anos, mas que ele existe há 56 anos.

O tio de Fabiano, simpático igual ao sobrinho, é quem nos atende. Atrás dele chama atenção uma prateleira repleta de recipientes com pingas curtidas em raízes. Cada dose custa R$ 3,00. Ao final do rolê, por uma empatia inexplicável, Fabiano nos oferece várias delas, só posso dizer que não dirigimos depois.

Tudo no boteco é bom. Na mesa ao lado da nossa estão as amigas que brigaram. O motivo se perdeu em meio aos berros. Pouco antes elas combinavam, brincando, um ménage.

“Hoje é dia de que?”, pergunta uma.

“Ele me lambe e eu te chupo”, diz a outra gargalhando. Um homem completa a mesa. Mesa aliás que monopolizou a atenção do bar durante um bom tempo.

A “DR” das amigas foi longe e envolveu muita gente, até o Fabiano, que precisou apaziguar os ânimos de uma das amigas, a mais exaltada. Ela ficou até quase o bar fechar, discutiu, conversou e bebeu a cerveja de quase todo mundo.

As conversas mais “picantes” do começo desagradaram dois clientes que bebiam sozinhos, mas trocaram impressão sobre a cena. “Pouca vergonha, né, cara? Os clientes todos aí, falando isso na frente de todo mundo”. Ao final, a amiga brava também tomou a cerveja dele.

Cliente dançou quase todas as músicas que ele colocou na jukebox. (Foto: Lucas Mamédio)
Cliente dançou quase todas as músicas que ele colocou na jukebox. (Foto: Lucas Mamédio)

Pessoas que bebem sozinhas é um dos fenômenos mais comuns dos botecos. Eles interagem entre si, mas não é uma regra. São sempre fiéis aos mesmos bares.

Quem não é fiel a bar nenhum é o Sabiá, que vai aonde dão cerveja a ele, apesar da proibição por conta dos problemas psiquiátricos que tem. Sabiá ostentava uma garrafa de “Lokal”, marca de cerveja mais barata do bar e de qualidade duvidosa. Ele apontava para a garrafa e pedia mais. Enquanto estávamos no local, ninguém pagou.

Numa das pontas da calçada um grupo de hippies. Na outra um grupo de flamenguistas, mas a cereja do bolo do boteco do Fabiano estava dentro do salão.

De óculos escuro, camiseta preta e shorts branco, um cliente dançou quase todas as músicas colocada na jukebox, outro item indispensável de um boteco raiz que se preze. A energia dele foi tão contagiante que, em dado momento, outras cinco pessoas dançaram junto.

O chão é limpo, as mesas de plástico também. Tio de Fabiano vai embora antes, se despede de todos e se desculpa pela amigas brigonas.

Aos poucos os "botequeiros" vão pagando suas contas, as vozes vão diminuindo e mais um dia de boteco chega ao fim. Para muitos um lugar de gente bêbada, para outros um momento de escapismo em meio a loucura da vida. Mas uma coisa uma coisa temos certeza, boteco é um patrimônio e deve ser preservado.

Vida longa ao bar de Fabiano!

Bar na Rua 15 de Novembro tem 56 anos de história. (Foto: Lucas Mamédio)
Bar na Rua 15 de Novembro tem 56 anos de história. (Foto: Lucas Mamédio)

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias