Com 63 filmes e famosos, Festival de Cinema de Bonito começa hoje
Com mais de 60 filmes e oficinas gratuitas, evento segue até o dia 2 de agosto em Bonito
Começa nesta sexta (25), em Bonito, a 3ª edição do Bonito Cinesur – Festival de Cinema Sul-Americano, com mais de 60 filmes de países como Brasil, Argentina, Peru, Chile, Bolívia e outros da América do Sul. O evento vai até o dia 2 de agosto e terá exibições gratuitas, oficinas, debates e a presença de atores consagrados, como Antônio Pitanga, Maeve Jinkings, Cláudia Ohana e Thiago Lacerda.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Começa hoje (25) a 3ª edição do Bonito Cinesur – Festival de Cinema Sul-Americano. O evento, que segue até 2 de agosto, exibirá mais de 60 filmes de países como Brasil, Argentina, Peru, Chile e Bolívia, além de promover oficinas, debates e homenagens. A abertura terá a exibição do longa "As Herdeiras" e homenagem à atriz Ana Brun. Com programação gratuita, o festival inclui mostras de longas e curtas-metragens com temáticas diversas, desde questões ambientais a narrativas culturais. Haverá ainda pré-estreia do filme infantil "Tainá e os Guardiões da Amazônia" e o lançamento da iniciativa “Pegadas da Memória do Cinema Sul-Americano”. O encerramento contará com premiação e apresentação de Cláudia Ohana e Thiago Lacerda.
A cerimônia de abertura acontece às 19h30, no Auditório Kadiwéu, com exibição do filme "As Herdeiras" (Paraguai), seguido de homenagem à atriz Ana Brun, premiada no Festival de Berlim. Depois da sessão, o público poderá curtir um coquetel com show de Gabriel Chiad no Café Bar.
O Bonito Cinesur exibe longas e curtas-metragens, com temas que vão de questões ambientais a narrativas de resistência e cultura popular. A programação está dividida em várias mostras:
- Mostra Sul-Americana – filmes de diversos países do continente
- Mostra Ambiental – com temas ligados à natureza, Amazônia e meio ambiente
- Mostra MS – com produções de Mato Grosso do Sul
- Mostra Infantojuvenil – voltada ao público infantil
- Mostra da Comunidade – filmes feitos em oficinas com moradores locais
Durante o festival, será lançada a iniciativa “Pegadas da Memória do Cinema Sul-Americano”, com esculturas de mãos de artistas e a marca da pata de animais típicos do MS. A primeira será de Ana Brun, ao lado da pegada de uma onça-pintada.
Outra atração é a pré-estreia do filme infantil "Tainá e os Guardiões da Amazônia", com a voz de Fafá de Belém na personagem Mestra Aí, uma preguiça ancestral.
O Bonito Cinesur também promove oficinas gratuitas para quem quer aprender mais sobre cinema. Serão cursos com diretores, roteiristas e produtores do Brasil e de outros países. As atividades acontecem na Sala Glauce Rocha e são abertas ao público.
Além das exibições em salas, o festival também leva sessões para praças públicas, promovendo acesso ao cinema para toda a comunidade.
A cerimônia de encerramento será no dia 2 de agosto, com premiação dos melhores filmes e apresentação de Cláudia Ohana e Thiago Lacerda. O evento termina com show do cantor Guga Borba, no Café Bar. A programação completa pode ser acessada no site www.bonitocinesur.com.br ou no PDF abaixo