Depois dos acampamentos, católicos querem mostrar talento na bola
O objetivo é unir os jovens e trazer comunhão à comunidade
Muito além dos retiros, acampamentos e encontros de oração, a juventude católica quer mostrar que também sabe jogar futebol. A partir de 1º de agosto, 32 paróquias da Arquidiocese de Campo Grande, incluindo equipes de Ribas do Rio Pardo, Terenos e Anhanduí, entram em campo para disputar a primeira edição da Copa da Juventude Católica, campeonato criado para reunir jovens que já dividem a fé e agora também vão dividir a bola.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Campo Grande realiza a primeira edição da Copa da Juventude Católica, que começa em 1º de agosto com 32 paróquias participantes, incluindo equipes de Ribas do Rio Pardo, Terenos e Anhanduí. A competição, que se encerra em 27 de setembro, busca unir esporte e evangelização, com entrada gratuita e jogos sempre aos sábados em diferentes locais da capital sul-mato-grossense.
Idealizada pela Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Campo Grande, a copa nasceu de um sonho antigo da coordenação da pastoral e ganhou força neste ano. Segundo um dos organizadores, Vinícius Castro, de 20 anos, integrante da coordenação da Pastoral Juvenil, o projeto começou a ser planejado ainda em outubro do ano passado.
"A gente já tinha esse sonho há muito tempo de fazer uma copa para os católicos, envolvendo as paróquias, os grupos jovens e as comunidades. Neste ano, com a Copa do Mundo, vimos a oportunidade perfeita para realizar a primeira edição", explica.
Para organizar o campeonato, foi criada uma comissão formada por jovens que já atuam com o esporte em suas comunidades. A expectativa inicial era menor, mas a adesão surpreendeu os organizadores.
"Temos 32 paróquias inscritas, de um total de 54 da Arquidiocese, sendo três do interior. A proporção que a copa tomou foi muito maior do que esperávamos. Tem sido algo muito bonito de acompanhar", afirma Vinícius.
Os times foram distribuídos em oito grupos, com quatro equipes cada. Os dois melhores colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final, dando início ao sistema eliminatório até a grande decisão.
O chaveamento foi definido durante o congresso técnico realizado na última semana, quando também foram apresentados os regulamentos e realizados os sorteios dos grupos, em evento transmitido ao vivo pela EsporteMS.
Cada equipe é formada por entre cinco e 15 atletas, além de comissão técnica composta por até três integrantes. Para participar, as paróquias realizaram inscrição mediante edital publicado nas redes sociais da Pastoral Juvenil e pagaram uma taxa de R$250.
A cerimônia de abertura acontece no dia 1º de agosto, a partir das 14 horas, no Rádio Clube Campo.
Antes dos jogos oficiais, haverá um confronto especial entre sacerdotes, batizado de "Clássico do Clero", que marcará simbolicamente o pontapé inicial da competição.
Na sequência, serão disputadas as primeiras partidas dos grupos A e B. A organização espera reunir atletas, familiares, grupos jovens e comunidades em uma grande celebração.
Jogos seguem até setembro. As partidas serão realizadas sempre aos sábados, em diferentes locais de Campo Grande.
O cronograma prevê:
1º de agosto – abertura e primeiros jogos, no Rádio Clube;
15 de agosto – partidas na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora;
22 de agosto – rodada no Rádio Clube;
29 de agosto – jogos na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora;
5 de setembro – oitavas de final;
7 de setembro – quartas de final;
19 de setembro – semifinais;
27 de setembro – disputa do terceiro lugar e grande final durante a JDJ (Jornada Diocesana da Juventude), no Poliesportivo Dom Bosco.
Segundo a organização, todos os jogos terão entrada gratuita e serão abertos ao público.
Embora o campeonato tenha como foco o futebol, o principal objetivo é aproximar os jovens das comunidades e fortalecer a participação nas paróquias. A expectativa da Pastoral Juvenil é que esta seja apenas a primeira de muitas edições.
"Acreditamos que, através do esporte, também é possível evangelizar e mostrar ao jovem que ele é amado. Queremos criar um espaço de comunhão entre as paróquias, incentivar novas lideranças e fortalecer o senso de pertencimento dos jovens às suas comunidades", destaca.
Inspirada em frases de São João Bosco e do Papa Francisco, a competição adota como lema "O esporte que une e a fé que transforma".
"O sucesso desta primeira edição nos mostra que vale a pena continuar. Queremos ampliar a competição nos próximos anos e fazer dela um evento cada vez maior para a juventude católica da nossa Arquidiocese", finaliza o organizador.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e X. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.





