ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 28º

Diversão

Em Campo Grande, café temático vai celebrar Semana da Arte Moderna de 1922

Entrada é gratuita e público pode ir fantasiado com roupas da época

Thailla Torres | 09/02/2022 16:23
Filme Nosferatu será exibido gratuitamente. É considerado um dos primeiros representantes do gênero de terror no cinema.
Filme Nosferatu será exibido gratuitamente. É considerado um dos primeiros representantes do gênero de terror no cinema.

Campo Grande também vai celebrar  o centenário da Semana da Arte Moderna de 1922, o marco do modernismo no Brasil. No Sesc Cultura, uma programação traz diversas expressões culturais gratuitas, com ações para o público adulto e infantil. Confira a programação completa abaixo!

11 de fevereiro

As ações começam na sexta-feira (11) com a fachada do Sesc Cultura recebendo o videomapping criado pelo artista plástico Rafael Mareco, às 18h30.

Em seguida haverá a declamação de “Os Sapos”, poema de Manuel Bandeira, pelo ator e diretor Fernando Lopes.  Haverá também concerto sinfônico Semana de 22, com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, dirigida pelo maestro Eduardo Martinelli, regida pelo maestro Rodrigo Faleiros, com a presença da soprano Elouise Miranda, nas peças de Villa-Lobos.

As apresentações, em caráter de intervenção artística, serão realizadas ao ar livre, assim possibilitando a interação do público que estiver transitando próximo ao local do concerto.

O repertório contará com peças de compositores que se destacaram nesse movimento artístico nacionalista, como Heitor Villa-Lobos (considerado o compositor emblemático da Semana de 1922), Frutuoso Viana, Mario de Andrade, e ainda outros que posteriormente foram influenciados pela essência do movimento.

12 de Fevereiro

No sábado, às 15 horas, terá oficina de pintura presencial, usando a arte de Anita Malfatti. A criançada vai poder fazer um autorretrato no estilo das pinturas de Anita. Para participar, é preciso levar 1 caixa de tinta guache, 1 pincel fino, 1 pincel largo e 1 pedaço grande de papelão. A atividade é voltada para crianças com idade entre 5 a 12 anos, e é preciso estarem acompanhadas de um responsável. Às 16h30, Kely Guavira contará a historinha “Seu Tempo”, sobre a artista plástica Anita Malfatti.

A programação continua às 18 horas com o “Sarau Literário da Poesia Desvairada”, conduzido pelo coletivo de escritores Tarja Preta. Haverá declamações, venda de livros e um passeio sonoro com o Duo Ana Cabral e Amaral Júnior, executando músicas que aludem à Semana de 22 e às obras de outros compositores influenciados pelo movimento modernista. Dentre eles, Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Jobim, Vinícius de Morais, Chico Buarque de Holanda.

15 de fevereiro 

No dia 15 de fevereiro, terça-feira, a programação retornará a partir das 14h30. Um cardápio temático será vendido no espaço do Café 1922, onde será possível curtir e dançar as músicas que marcaram aquela década. A sugestão é usar um figurino da época e mostrar toda a criatividade.

Às 19 horas, o Cine Sesc exibirá “Nosferatu” (1922), terror alemão com direção de F.W. Murnau.

16 de fevereiro 

Na quarta-feira, 16 de fevereiro, às 14 horas, haverá a exposição fotográfica “100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922”.

Às 19 horas, haverá bate-papo sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 com Maria Adélia Menegazzo e Rafael Maldonado, mediado por Andréia Simone Gomes. Em discussão, a mesa terá como foco o “projeto estético” do Modernismo brasileiro, seus desdobramentos a partir da Semana de Arte Moderna de 1922 e seus principais expoentes, do desvairismo à antropofagia. O que pensar 100 anos depois?

17 de fevereiro

No penúltimo dia da programação, 17 de fevereiro, às 19 horas, haverá a palestra “Muitas Outras Semanas”, com Priscilla Pessoa. A palestra lança um olhar para o modernismo brasileiro para além da Semana de 22, contemplando questões como a arte produzida fora da região Sudeste, a noção de “brasilidade” e as reverberações do moderno na arte contemporânea brasileira.

Nas sessões às 15 horas e às 19 horas, o Cine Sesc reexibe o filme “Nosferatu”.

18 de fevereiro 

O encerramento do evento, no dia 18, sexta-feira, às 19 horas, contará com a exibição do vídeo-dança “Ruptura”, com o Ballet Sesc Lageado, embalado pela Orquestra Sinfônica de Campo Grande. A coreografia trará o resultado de um processo criativo que valoriza a externalização das emoções.

A última atividade será às 19h15, com o Concerto com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande.

Curta o Lado B no Facebook e Twitter. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias