ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 36º

Diversão

Escolas de samba de Corumbá envolvem comunidades na preparação do Carnaval

Eventos ajudam a arrecadar fundos e reúnem carnavalescos de todas as idades

Por Silvio de Andrade | 15/09/2025 11:58


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Escolas de samba de Corumbá mobilizam comunidades para o Carnaval 2026. Em evento com mais de 1.200 pessoas, as agremiações buscam apoio e recursos para os desfiles. A Liesco, liga que organiza o evento, ressalta a importância da união entre as escolas e o envolvimento comunitário para superar desafios de infraestrutura e financeiros. A iniciativa visa arrecadar fundos para fantasias, alegorias e ensaios, com o apoio da Liesco e de empresários locais. A programação inclui eventos até dezembro e, a partir de janeiro, a Fundação de Cultura do Pantanal assume a organização do carnaval nos bairros. O desfile oficial, na Avenida General Rondon, ocorrerá nos dias 15 e 16 de fevereiro, com a participação das dez escolas de samba.


Sem espaços em seus barracões improvisados – a falta de infraestrutura ainda é um desafio para um dos maiores carnavais do interior brasileiro -, as dez escolas de samba de Corumbá estão se unindo para atrair as comunidades, apresentar a evolução dos preparativos para o desfile de 2026 e levantar fundos para o custeio do enredo.

Com o apoio da Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá), as agremiações fizeram um grande evento neste domingo, reunindo mais de 1.200 pessoas, com churrasco e muito samba. O espaço, a Chácara da Mil, que fica na área urbana da cidade, foi alugado com taxa mínima pelo proprietário, o empresário da cadeia do turismo, Luiz Martins, incentivador da folia pantaneira.

“O objetivo desses encontros é envolver a cidade, em especial as nossas comunidades, e avisar o povo que o carnaval está chegando e precisamos desse calor humano para as coisas acontecerem dentro e fora dos barracões. Sem as comunidades o carnaval não é carnaval”, disse Zezinho Martinez, presidente da Liesco.

União faz a força - As escolas de samba, assim como os blocos e cordões carnavalescos, contam com apoio financeiro do Estado e do Município, que ainda não se manifestaram quanto a liberação dos recursos, previstos a partir de outubro. Enquanto isso, as escolas trabalham com as promoções para dar andamento na confecção de fantasias e carros alegóricos e os ensaios.

Escolas de samba de Corumbá envolvem comunidades na preparação do Carnaval
Zezunho Martinez, presidente da Liesco, ao lado dos dirigentes de todas as escolas de samba

“As escolas são muito carentes, principalmente de público, e os eventos que a liga está promovendo agrega muito, todos se compartilharam e traz a comunidade para o seu seio”, assinala o carnavalesco Robson Lacerda (Xuxa), presidente da Império do Morro. “Essa pegada da liga é importante para fortalecer as escolas.”

Durante o evento do fim de semana, que reuniu a velha e nova gerações do carnaval corumbaense, as escolas de samba se apresentaram com suas baterias, puxadores de samba e passistas, com destaque para as rainhas e mestre-sala e porta-bandeira. Foram mais de cinco horas de shows, com o público dançando e vibrando.

Um dos entusiastas no salão era o carnavalesco Antero Sena Filho, 80 anos, um dos fundadores da Vila Mamona, onde foi presidente, mestre de bateria e hoje desfila ao lado da rainha da bateria por prazer e amor ao samba. “Precisamos dessa união e harmonia das escolas para que o carnaval aconteça. Estamos todos de parabéns”, disse.

Nos bairros - O presidente da Liesco informou que os eventos seguem até dezembro. A partir de janeiro, o calendário fica por conta da Fundação de Cultura do Pantanal, que realizará o carnaval nos bairros com a presença de todas as escolas de samba. No dia 12 de janeiro, na orla do porto geral, vai acontecer o lançamento da folia 2026 com um grande show dos sambistas.

A ordem do desfile para o próximo ano, na Avenida General Rondon, já está definida. No dia 15 de fevereiro (domingo), saem as escolas Vila Mamona, A Pesada, Major Gama, Acadêmicos do Pantanal e Caprichosos de Corumbá: e no dia 16, Imperatriz Corumbaense, Estação Primeira, Império do Morro (campeã em 2024), Marquês de Sapucaí e Mocidade da Nova Corumbá