ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, QUARTA  04    CAMPO GRANDE 21º

Diversão

Casarão histórico da 14 de Julho terá espetáculo com dança e projeções

Instalação-performática “Bailar no Escuro” também terá literatura, artes visuais e tecnologia

Por Thailla Torres | 04/02/2026 10:05
Casarão histórico da 14 de Julho terá espetáculo com dança e projeções
A obra utiliza recursos como vídeo mapping e projeções, que aparecem e desaparecem pelos cômodos (Foto: Lunar Fotografias)

O Casarão Thomé recebe, de sexta (6) a domingo (8), a instalação-performática “Bailar no Escuro”, que mistura dança contemporânea, literatura, artes visuais e tecnologia. As sessões são gratuitas e acontecem em cinco horários: sexta-feira às 19h, sábado e domingo às 19h e 20h30. A classificação indicativa é 14 anos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Casarão Thomé, em Campo Grande, apresenta a instalação-performática "Bailar no Escuro" entre os dias 6 e 8 de outubro. O projeto gratuito, criado por Halisson Nunes e Verônica Lindquist, combina dança contemporânea, literatura, artes visuais e tecnologia em sessões de 40 minutos.A obra, que utiliza vídeo mapping e projeções em três cômodos do casarão histórico, propõe uma experiência sensorial única aos espectadores. Sem coreografia fixa, cada apresentação é singular e baseada na interação entre espaço, objetos e público, abordando temas como relações humanas, memória e conexão.

Criado pelos artistas Halisson Nunes e Verônica Lindquist, o projeto convida o público a viver a obra de forma sensorial. Cada pessoa assiste sentada em um único lugar em cadeiras e sofás do próprio casarão e, a partir desse ponto, constrói sua própria experiência, de acordo com o que consegue ver e ouvir.

A obra utiliza recursos como vídeo mapping e projeções, que aparecem e desaparecem pelos cômodos, criando uma sensação de mistério e descoberta. Nada é mostrado por completo: a proposta é provocar atenção, escuta e presença.

“Bailar no Escuro” nasceu de um texto poético escrito por Verônica durante a pandemia. A partir dele, os artistas desenvolveram uma ação que fala sobre relações humanas, memória, comunicação e conexão, indo além do corpo humano e olhando também para a natureza e outras formas de interação.

A performance acontece em três cômodos do casarão e tem duração de 40 minutos. Um dos espaços centrais é o antigo “quarto de despejo”, local simbólico de acúmulo de objetos e lembranças, que se transforma em cenário para a ação artística.

Outro diferencial é que não existe coreografia fixa. Cada sessão é diferente da outra, porque tudo acontece no momento, de acordo com o espaço, os objetos, os sons e a presença do público.

Construído em 1947, o Casarão Thomé é um patrimônio histórico de Campo Grande e hoje funciona como espaço cultural, reunindo memórias da cidade e abrindo as portas para novas formas de ocupação artística.

O projeto é financiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Ministério da Cultura e da Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande (Fundac). Mais informações podem ser acompanhadas no Instagram @bailarnoescuro.

O Casarão Thomé fica na Rua 14 de Julho, 3169 – Bairro São Francisco

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e X. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.