ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 22º

Diversão

Intérprete de Libras, Suelen virou ajudante de Papai Noel pela 1ª vez

Suelen irá auxiliar na comunicação de crianças surdas que forem visitar o Papai Noel no shopping

Por Jéssica Fernandes | 10/12/2023 08:00
Papai Noel do shopping e Suelen Chagas trabalham juntos neste Natal. (Foto: Paulo Francis)
Papai Noel do shopping e Suelen Chagas trabalham juntos neste Natal. (Foto: Paulo Francis)

A intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Suelen Chagas, de 35 anos, virou ajudante de Papai Noel. Pela 1ª vez, ela é responsável por auxiliar a comunicação entre crianças com deficiência auditiva e o ‘bom velhinho’. A primeira experiência dela com a língua de modalidade gestual-visual foi dentro de casa com o irmão, que perdeu a audição na infância.

A iniciativa de trazer acessibilidade para o momento da visita ao Papai Noel é do Shopping Bosque dos Ipês. Apesar de disponibilizarem uma intérprete para atendimento cotidiano do público, é a primeira vez que a empresa coloca uma para acompanhar as crianças que querem conhecer o Papai Noel.

Responsável pelo marketing do shopping, Stefanie Brites fala sobre a ação direcionada para a época de Natal. “O Bosque tem um posicionamento de ter um momento de lazer para toda a família, então a gente precisa ser inclusivo e pensar nas pessoas que precisam de um atendimento em Libras. A Suelen já faz parte da nossa equipe e a gente percebeu que precisava entregar algo a mais”, explica.

Crianças realizaram apresentação de coral na tarde de sábado (09). (Foto: Paulo Francis)
Crianças realizaram apresentação de coral na tarde de sábado (09). (Foto: Paulo Francis)
Suelen participou da apresentação fazendo a tradução em Libras. (Foto: Paulo Francis)
Suelen participou da apresentação fazendo a tradução em Libras. (Foto: Paulo Francis)

No sábado (09), Suelen acompanhou a apresentação de coral de um grupo de crianças ficando responsável por fazer a tradução das canções interpretadas pelos pequenos. Em determinado momento da apresentação, as crianças cantavam enquanto faziam os gestos em Libras.

Ao Lado B, a intérprete fala sobre a história pessoal e como se interessou em aprender Libras para poder se comunicar com o irmão Henrique Barbosa, de 40 anos. “Ele teve meningite quando era pequeno e perdeu completamente a audição, então esse contato com Libras foi de casa mesmo e o que ele aprendia na escola ensinava em casa. Aos 14 anos eu despertei que precisava aprender um pouco mais para poder ajudá-lo e para eu poder entender ele”, comenta.

Na época, ela entrou no curso que trouxe conhecimento para além dos ‘sinais     caseiros’ que aprendeu com o irmão. Foi através dele que ela viu a importância dessa forma de comunicação. “Quando ele percebeu que eu estava fazendo os sinais corretos, a Libras corretamente, ele ficou muito feliz. Sempre que posso estou interpretando pra ele em algum local”, diz.

Suelen diz estar animada para auxiliar na comunicação das crianças. (Foto: Paulo Francis)
Suelen diz estar animada para auxiliar na comunicação das crianças. (Foto: Paulo Francis)

Agora, a intérprete relata estar empolgada para desempenhar esse papel na companhia do Papai Noel.  “É a primeira vez e eu tô muito animada porque às vezes o surdo fica acanhado de chegar e eu fico muito feliz de poder estar ali e estar ajudando na comunicação desse pessoal”, pontua.

Papai Noel há 30 anos, Silvio Fernando Degaspari nunca trabalhou ao lado de uma intérprete. Segundo ele, desde que divulgaram a ação, algumas famílias chegaram a aparecer durante a semana. “Eu achei legal porque já apareceram famílias e até então não. Achei bem legal”, destaca.

Serviço - Os horários de visitação ao Papai Noel no shopping segue os seguintes horários e dias:

Segunda a sexta, das 15 às 20h

Sábado, das 15h às 21h

Domingo, das 14h às 20h

Famílias que precisarem do atendimento em Libras durante a visitação podem solicitar a presença da intérprete diretamente com a direção do shopping.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias