ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Diversão

Lagoa Itatiaia vira ponto de pescaria e, além de tilápias, lugar rende histórias

Anny Malagolini | 12/05/2014 06:52
Na beira da lagoa, morador tenta pescar (Foto: Marcelo Victor)
Na beira da lagoa, morador tenta pescar (Foto: Marcelo Victor)

Na lagoa do Jardim Itatiaia, a caminhada do fim do dia não é a única atividade. Quando a noite chega, também aparecem os pescadores da cidade, que vem de todas as regiões, em busca de tilápia. Vara, cadeira, bolsa térmica, mas ao invés do silêncio necessário para uma boa pescaria, é preciso lidar com o barulho dos carros e dos moradores.

O vigilante Gustavo Souza, de 32 anos, que vive na região desde a infância, diz que o hábito já é antigo por ali. “Melhor pescar do que ficar em casa sem fazer nada, ou escutar reclamação da mulher”, brinca.

A fama de que a lagoa é poluída não preocuopa os pescadores. “Se tem peixe, há vida, não tem como ser poluído”, defende Gustavo que tem dois destinos para o pescado. "Além de levar pra casa, a gente também faz doações", garante.

E a coisa tem ficado tão séria, que já surgem as histórias de pescador. Segundo Gustavo, até carpa de 9 quilos já surgiram no local, apesar de a noite da última sexta-feira só render tilápias, que acabaram devolvidas para água por serem muito pequenas.

Ele conta que não sabe como os peixes apareceram, mas a "conversa paralela" é de que biólogos da UFMS fizeram o depósito de várias espécies, como a traíra, por exemplo.

Também morador do bairro, Beto Silva, de 28 anos, pesca todos os dias. Como não há qualquer placa de "proibido pescar", a rotina já dura anos. Dali, ele tira muitas vezes o prato principal nas refeições da família. “A gente consegue encontrar com facilidade tilápia, da pra comer, sem problemas”, conta.

Moradores do bairro Aero Racho, na zona sul da cidade, os amigos Sebastião Germano, de 43 anos, e Wagner de Souza, de 30, ouviram os boatos da pescaria na lagoa e foram ver de perto se era verdade. Acabaram se surpreendendo com as tilápias. “A gente sempre vai para Coxim pescar, mas agora encontrar um lugar perto de casa é perfeito”, comemora Wagner.

Sebastião já sugere o retorno com a família inteira. “É bom isso aqui, dá pra trazer as crianças, fazer algo diferente”, diz.

Tilápia é o peixe mais encontrado na lagoa (Foto: Marcelo Victor)
Tilápia é o peixe mais encontrado na lagoa (Foto: Marcelo Victor)
Moradores do Aero Racho foram até a lagoa, no Jardim Itatiaia (Foto: Marcelo Victor)
Moradores do Aero Racho foram até a lagoa, no Jardim Itatiaia (Foto: Marcelo Victor)
Gustavo pesca no local desde a infância  (Foto: Marcelo Victor)
Gustavo pesca no local desde a infância (Foto: Marcelo Victor)
Nos siga no Google Notícias