A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 24 de Setembro de 2019

08/09/2019 08:09

Livro de escritor carioca terá direitos autorais revertidos para a ONG de MS

Obra “A Força do Um” é de autoria do jornalista André Trigueiro e será lançada neste domingo

Danielle Valentim
Proposta é ir além de oferecer um texto motivador, garante Trigueiro. (Foto: Divulgação)Proposta é ir além de oferecer um texto motivador, garante Trigueiro. (Foto: Divulgação)

O sétimo livro do jornalista carioca André Trigueiro terá os recursos dos direitos autorais revertidos para a ONG (Organização Não Governamental) Fraternidade Sem Fronteiras, criada em Mato Grosso do Sul. A obra será lançada neste domingo (8), durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

A ONG de Campo Grande tem centros de acolhimento na África e projetos sociais no Brasil como "Microcefalia, amor sem dimensões" e "Brasil, um coração que acolhe".

Segundo Trigueiro, a proposta é ir além de oferecer um texto motivador, para dar a chance a quem comprar um exemplar do livro de fazer a diferença na vida de outras pessoas.

Para o autor, a Fraternidade Sem Fronteiras resume o espírito do livro, manifestado no subtítulo: “Uma ideia, um sentimento, uma ação”. E acrescenta, “doei os direitos autorais de todos os meus livros já editados. Chegou a vez da Fraternidade sem Fronteiras, um trabalho que admiro e apoio. É comovente a abnegação dos que se desdobram para minorar a imensa dor causada pela miséria absoluta. Trabalhar na linha de frente onde o abandono, a desesperança, a falta de água e de comida, de saúde e de dignidade, é exercitar o amor em seu estado mais puro e luminoso”.

O livro reúne 31 textos inspirados em assuntos que foram abordados pelo jornalista em podcasts, artigos e reportagens nos últimos dois anos. A proposta do autor é oferecer, pelas duzentas páginas da obra, informações relevantes e inspiradoras para que cada um possa encontrar a força que possui internamente para seguir em frente e transformar problema em solução.

Conforme Trigueiro, o trabalho de seleção levou dois meses e pode ser conferido de uma forma surpreendente. “É o livro mais autoral. Nele me exponho como nunca fiz antes. Todas as questões levantadas no livro são referenciais para mim e inspiraram textos por vezes confessionais. Essa cumplicidade com o leitor é algo novo na minha experiência como escritor”.

Os textos são curtos, porém intensos na tentativa de despertar reflexões transformadoras em quem o lê. “Cada um de nós pode fazer a diferença em favor de um mundo melhor e mais justo. Não adianta reclamar das múltiplas crises que nos atingem (política, econômica, social, ética, ambiental) sem usar os recursos ao nosso alcance para transformar problemas em soluções”, explica Trigueiro.

Pós-graduado em Gestão Ambiental, Trigueiro também é palestrante. Tem a carreira com um direcionamento para as questões de sustentabilidade e tira de toda esta experiência os caminhos para oferecer em A Força do Um aquela força que nos conecta com todos à nossa volta, à natureza, ao sentido da vida.

“A vida é resultado de um sistema em equilíbrio. Esse sistema não está imune a abalos, mas para ser sustentável precisa ser resiliente, ou seja, ter a capacidade de se recuperar de eventuais ataques para seguir em frente. A força do um remete ao poder que cada um de nós possui de superar dificuldades, reconfigurar o software inteligente da vida e descobrir o que devemos fazer para nos sentirmos plenos. Estamos neste planeta exatamente para isso!”, conclui.

Confira o livro online (clique aqui)

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.