ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Diversão

Na 25ª edição, tradicional festa deve servir 10 toneladas de linguiça

Maracajuenses não gostam de revelar os segredos da iguaria local que foi parar no Guinness Book

Tatiana Marin | 03/05/2019 10:47
Cerca de 10 toneladas serão servidas durante a Festa da Linguiça. (Foto: Divulgação)
Cerca de 10 toneladas serão servidas durante a Festa da Linguiça. (Foto: Divulgação)

Famosa não só em Mato Grosso do Sul, a linguiça de Maracaju, que foi até parar no Guinness Book tem sua tradicional festa, que chega à 25ª edição. O evento, que deve receber de 25 a 30 mil pessoas, começa nesta sexta-feira (3), com abertura às 19h e vai até domingo (5). Além de 10 mil kg da iguaria - 2 mil kg a mais que no ano passado - a festa conta com shows de diversos artistas, entre eles a dupla Maiara e Maraisa.

Segundo Julio Silva Carlonga, um dos integrantes da equipe do Rotary que realiza a Festa da Linguiça, os maracajuenses não gostam de passar o segredo da receita que tem quase 100 anos. Ele conta que a linguiça foi criada pelos primeiros colonizadores da região, vindos de Minas Gerais. “Naquela época não tinha energia elétrica, não podia armazenar, faziam e deixavam pendurada para conservar”, explica.

A iguaria é feita com carnes nobres, cortadas a mão. “Tem até um modo certo de cortar a carne”, conta o organizador. Ele revela que o tempero básico é sal, alho, cheiro verde, molho de pimenta apenas para dar um toque e, o que não pode faltar, laranja azeda. Na noite de abertura serão servidas apenas porções pelas barracas e volumes maiores de linguiça começam a ser assados a partir da manhã de sábado (4) para o almoço.

Durante os anos, turistas não só do interior de Mato Grosso do Sul, mas também de outros estados e até países passaram a visitar Maracaju para experimentar a famosa linguiça. “Tem gente que vem de caravana de outros estados”, conta Julio. Turistas da Alemanha, Inglaterra, Argentina, além do vizinho Paraguai, já estiveram na festa.

Programação - A programação começa nesta sexta-feira com show de Lauana Prado, autora do sertanejo “Cobaia”, com quase 130 milhões de visualizações no youtube.

No sábado o show continua no estilo sertanejo e têm três atrações. As irmãs Maiara e Maraísa e a dupla Lucca e Matheus dividem o palco com o DJ Ely Yabu. Os ingressos para o show custam a partir de R$30.

O almoço com a famosa linguiça acontece em dois dias, no sábado (3) e domingo (4), a partir das 10h. A refeição custa R$45.

Nos siga no Google Notícias