ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Diversão

Papais Noéis remam em lagoa para distribuir presentes às crianças

Flávia Lima | 21/12/2014 13:14
Atletas do Stand up Paddle animaram a manhã de domingo de crianças carentes de Campo Grande. (Foto:Alcides Neto)
Atletas do Stand up Paddle animaram a manhã de domingo de crianças carentes de Campo Grande. (Foto:Alcides Neto)

No lugar do trenó e das renas, uma prancha e remos. Foi assim, remando, que o Papai Noel, ou melhor, 15 papais noéis chegaram à lagoa do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, para alegrar o domingo de pelos menos 70 crianças carentes de três instituições. Com idades entre três e 13 anos, os pequenos chegaram cedo ao local e se aglomeraram na beira da lagoa para esperar os atletas de Stand up Padlle, responsáveis pela ação social.

Batizado de Remada Natalina, o evento, que teve suas primeiras edições na Europa e Estados Unidos aconteceu pela primeira vez neste domingo (20), em Campo Grande. A prática do esporte, originário do Havaí, consiste em se equilibrar sobre uma prancha semelhante a de surf e remar.

Segundo a instrutora de ioga Mariana Rondon, que integra a APSUP (Associação Pantaneira de Stand Up Paddle), a proposta da entidade, criada há um ano, é promover um Natal divertido e diferente para as crianças carentes, além de divulgar o esporte que vem ganhando cada dia mais adeptos no estado.

Ela explica que em cada cidade a ação é desenvolvida de uma forma diferente para atender as necessidades das crianças locais. Em Campo Grande, os atletas escolheram instituições que ainda não haviam recebidos qualquer ajuda neste Natal. Os brinquedos foram comprados pelos próprios integrantes da APSUP, que também providenciaram as roupas e acessórios natalinos para compor a fantasia.

Para garantir a surpresa dos pequenos, os remadores tiveram como ponto de partida o monumento ao Guerreiro Guaicuru. No lado oposto da lagoa, outros atletas e responsáveis pelas entidades distribuíam sorvete e pipoca para amenizar a ansiedade da garotada. O vento forte testou o equilíbrio de alguns papais noéis, que acabaram na água, mas sem perder o espírito natalino, eles levantaram e prosseguiram com a missão, recompensada pela alegria das crianças quando os atletas começaram a se aproximar da beira da lagoa.

Presidente da APSUP, Marcelo Rebuá revela que objetivo é aliar o esporte às ações sociais. (Foto:Alcides Neto)
Presidente da APSUP, Marcelo Rebuá revela que objetivo é aliar o esporte às ações sociais. (Foto:Alcides Neto)
Distribuição de brinquedos emocionou os participantes. (Foto:Alcides Neto)
Distribuição de brinquedos emocionou os participantes. (Foto:Alcides Neto)

Emoção - “É um sentimento maravilhoso ver essas crianças. Nossa ideia é realizar outras ações beneficentes em 2015”, diz Mariana. O publicitário Milton Laburu conta que sempre participa de ações desse tipo e diz que a proposta da APSUP, sempre que possível, é unir a prática do esporte a atividades sociais. “É muito boa essa sensação, não tem nada melhor do que fazer o outro feliz, principalmente quando são crianças que não tem nada. Não custa nada doar um pouco do seu tempo para isso”, afirma.

Aniversariando hoje, o advogado Marcelo Rebuá, presidente da Associação, afirma que a oportunidade de transformar o Natal das crianças foi o melhor presente que recebeu nos últimos anos. “Estou muito orgulhoso de participar dessa ação ao lado dos meus amigos e ainda alegrar a garotada”, destaca. Ele conta que o grupo desperta curiosidade especialmente das crianças quando viaja e os atletas aproveitam a oportunidade para dar algumas aulas e incentivar a prática da vida saudável.

Mas no momento que o grupo começou a se aproximar da beira da lagoa, a criançada só quis saber mesmo dos presentes. Muitas não seguraram a emoção, embarcaram na fantasia e correram para abraçar os atletas, que nessa hora, aos olhos dos pequenos, realmente se transformaram em papais noéis. Os tablets, celulares e videogames, objeto de consumo das crianças de hoje deram lugar as bolas, bonecas, joguinhos e até material escolar, artigos genuinamente infantis. E ninguém reclamou, pelo contrário, cada presente desembrulhado era motivo de festa, de sair correndo para mostrar ao amigo.

Uma das turminhas mais animadas era do projeto Guerreiros do Amanhã, que leva a prática de lutas marciais às crianças do bairro Tiradentes. Entretida com sua nova boneca, a pequena Gabriela Pizatto Sena Ribeiro, 3, não queria saber nem das fotos. Já sua irmã, Ana Luiza, 7, mostrava toda feliz seu jogo de escoa e pente. Vaidosa, ela conta que não poderia ter recebido presente melhor. “Adorei tudo, nunca tinha participado de um dia assim. É a primeira vez que ganho presentes numa brincadeira dessas”, conta
Johny de Souza, 12, também festejava sua bola. Corintiano, ele diz que joga futebol todo dia e já estava precisando de uma nova. “Adorei ver o pessoal chegando na prancha, gostaria de participar de outros dias assim”, disse, enquanto levava o brinquedo para jogar com o colega.

Johny Souza não perdeu tempo e foi estrear a nova bola com o colega. (Foto:Alcides Neto)
Johny Souza não perdeu tempo e foi estrear a nova bola com o colega. (Foto:Alcides Neto)
Ana Luíza exibe orgulhosa os presentes que recebeu dos papais noéis remadores. (Foto:Alcides Neto)
Ana Luíza exibe orgulhosa os presentes que recebeu dos papais noéis remadores. (Foto:Alcides Neto)
Nos siga no Google Notícias