ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Diversão

Para o turismo além da contemplação, grupo faz safári gastronômico pelo Pantanal

Projeto já foi pra São Paulo, Peru, Espanha, entre outros lugares com gastronomia peculiar

Lucas Arruda | 13/09/2017 06:15
Chef Paulo Machado acompanha os turistas na produção dos pratos (Foto: Arquivo Brasil Foods Safari)
Chef Paulo Machado acompanha os turistas na produção dos pratos (Foto: Arquivo Brasil Foods Safari)

Aulas práticas com cozinheiros locais, visita a atrativos turísticos, passeios pela natureza e pelo habitat da população local e refeições em restaurantes de chefs renomados. Toda essa programação pode ser aproveitada em viagem realizadas pela Brasil Food Safaris, que realiza safáris gastronômicos para quem quiser conhecer a gastronomia do lugar. Eles já fizeram viagens do tipo para São Paulo, Lima, no Peru, Catalunya, na Espanha, São João da Paraíba, entre outras.

O projeto nasceu aqui em nosso Estado, o primeiro safári gastronômico foi no Pantanal, em 2013. Ele criou forma após o renomado chef sul-mato-grossense Paulo Machado e a turismóloga Polliana Thomé se juntarem para promover o turismo de experiência voltado para a gastronomia. “Pensamos em relacionar nossas áreas de atuação e conhecimento: Alimentos e bebidas com operação de roteiros turísticos”, conta Polliana.

Aqui em Mato Grosso do Sul já foram feitas três viagens, todas no hotel Barra Mansa, localizado em Aquidauana no Pantanal do Rio Negro e Bonito. “Escolhemos lá por ser um dos lugares mais lindos do Pantanal, onde a natureza é extremamente conservada, assim como a cultura. Foi onde podemos fortalecer a ideia e desenvolver a proposta para outros destinos”, explica.

Iniciar o projeto aqui foi estratégico, já que Bonito e o Pantanal possuem uma identidade gastronômica ímpar que precisa ser valorizada para que possa ser conservada. É o caso do queijo Nicola, desenvolvido no Pantanal e seu modo de preparo e técnica pode ser extinto, caso não seja repassada sua receita.

Técnicas do preparo dos pratos são ensinadas aos turistas (Foto: Zig Koch)
Técnicas do preparo dos pratos são ensinadas aos turistas (Foto: Zig Koch)
Visitas a mercados locais também são feitas durante a viagem (Foto: Zig Koch)
Visitas a mercados locais também são feitas durante a viagem (Foto: Zig Koch)

A valorização cultural, através da promoção da identidade gastronômica dos lugares visitados é um dos pontos altos do Brasil Foods Safari. “Além disso, é uma atividade turística que movimenta a economia como um todos e como, geralmente, realizamos em período de baixa temporada, acredito que contribuímos com o valor médio das empresas do destino turístico”, reflete Polliana.

O próximo safári gastronômico será na Amazônia. Ele começa no dia 13 de novembro em Manaus, ficará uma noite na cidade e depois três dias na reserva Mamirauá, para conhecer a natureza exuberante do local, além da cozinha, elaborada com ingredientes típicos da Amazônia. Após os dias na reserva os turistas voltam à Capital amazonense, onde termina a viagem. O preço incluindo, hospedagens, traslados e refeições, é de R$ 3.800. As atividades são acompanhadas pelo chef Paulo Machado.

Já no Pantanal acontecerá um safári em março do ano que vem. Ele tem início aqui em Campo Grande, com o turista sendo pego no aeroporto. Após vão para Bonito, onde inicia a imersão na gastronomia local, tendo refeições em tradicionais restaurantes da cidade. Também haverá flutuação no rio da Prata e outros passeios turísticos. Serão dois dias na cidade e depois o comboio segue para o Pantanal aquidauanense.

Lá os turistas produzirão Caribéu e Arroz de Guariroba, Caldo de Piranha, além de que no último dia aprenderão a fazer o queijo Nicola. Depois de quatro dias retornam a Campo Grande, onde termina a viagem. Esse pacote custa R$ 2.400, com as hospedagens, traslados, passeios e refeições inclusas. Os turistas também serão acompanhados por Paulo.

Mais informações no site do Brasil Foods Safari.

Curta o Lado no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias