ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Diversão

Projeto Estação Cultura começa com shows e atrações na Praça Cuiabá

Leonardo Rocha | 17/05/2015 11:29
Projeto Estação Cultura quer resgatar tradição da família nas praças da Capital (Foto: Fernando Antunes)
Projeto Estação Cultura quer resgatar tradição da família nas praças da Capital (Foto: Fernando Antunes)

O projeto Estação Cultura começou neste domingo (17), em Campo Grande, com atrações musicais e artísticas, na Praça Cuiabá, no bairro Amambaí. O objetivo desta iniciativa da Fundac (Fundação Municipal de Cultura) é retomar a tradição das famílias de frequentar as praças da Capital, sendo este um novo local de cultura e lazer da cidade.

Nesta 1° edição a escolhida foi a Praça Cuiabá, que foi recentemente reformada e revitalizada pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, já que antes os moradores reclamavam que o local estava abandonado e sendo utilizado até por usuários de drogas, o que gerava insegurança na população e nos bairros que ficam ao seu redor.

“O objetivo deste projeto é retornar as praças, oferecer uma opção de lazer para a população, tendo hoje boa música, atrações culturais, artesanato e até uma possibilidade de conhecer mais a história da cidade e deste local”, disse a diretora de Cultura da Fundac, Clarisse Benitez.

Ela explicou que estas atrações musicais e culturais irão ocorrer a princípio no 3° domingo de cada mês neste local (Praça Cuiabá), para trazer a comunidade novamente para praça. “No último domingo do mês estaremos na Praça do Peixe, no bairro Vilas Boas, lá será no período da tarde, com bandas de rock”, ressaltou Benitez.

Na edição deste domingo (17), haverá as atrações da Banda Municipal de Campo Grande Maestro Ulisses Conceição, a Orquestra Infantil do Grupo Zahran, o músico Marcos Assunção, Cia. das Artes com Varal de Poesias de Manoel de Barros e o Circo Le Chapeau.

História – Na edição deste domingo, a população pode apreciar no local os eventos que ocorreram no “Coreto” da Praça Cuiabá, que foi inaugurado na década de 30, onde possui a Escultura Cabeça de Boi criada pelo artista Humberto Espíndola e a Escultura das Araras, criada pelo artista Cleir D’Ávila, em 1996. “Nesta época as pessoas vinham para cá para ouvir música, com a proposta de trazer a família, vamos resgatar esta tradição, oferecendo um cardápio cultural de qualidade”, ressaltou Clarisse.

Homenagem – O projeto ainda conta com o “Varal de Poesias” do poeta Manoel de Barros, que faleceu no ano passado, onde possui a exposição de 97 peças, alusiva a idade que o poeta morreu, em que estão escritas poesias do artista, organizadas pela Companhia Cia Artes, do Atelie Ramona Rodrigues, que começou esta exposição quando o poeta fez 90 anos.

“Foram escritas por várias pessoas durante o Festival em Corumbá, já estamos expondo há sete anos nas praças e eventos culturais, somos um grupo independente que recebeu o convite da prefeitura para participar deste projeto”, explicou a organizadora, Ramona Rodrigues.

Frequentadores - O repórter cinematográfico Laudiney Pereira Santos, de 46 anos, foi até a Praça Cuiabá prestigiar o evento, ele ressaltou que mora perto do local e que ações como esta devem ocorrer com mais frequência. “A reforma da praça já foi muito boa, já que antes aqui estava abandonada e usada pro vândalos e usuários de drogas, quase não vinha família por aqui. O local precisa voltar a ser um ponto turístico, antes até paravam aqui para tirar fotos e visitar”, disse ele.

Já o bombeiro Flávio Urquiza, 42, que foi ao local para prestigiar a Banda Municipal de Campo Grande Maestro Ulisses Conceição, destacou que iniciativas como esta além de favorecer à população, faz com que esta possa se acostumar a frequentar novamente as praças da cidade. “Tem que ter eventos assim por mais vezes no mês”.

Praça Cuiabá além de receber atrações musicais, também teve exposições culturais (Foto: Fernando Antunes)
Praça Cuiabá além de receber atrações musicais, também teve exposições culturais (Foto: Fernando Antunes)
Companhia expõe 97 peças do Varal de Poesias de Manoel de Barros, a convite da prefeitura (Foto: Fernando Antunes)
Companhia expõe 97 peças do Varal de Poesias de Manoel de Barros, a convite da prefeitura (Foto: Fernando Antunes)
Nos siga no Google Notícias