A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 23 de Setembro de 2017

29/06/2016 06:15

Quem quiser dançar forró, vai ter parceiro profissional no Casório do Ano

Paula Maciulevicius
Forró se dança assim: dois pra lá, dois pra cá, ensina professora Dani Barilli. (Foto: Matheus Ragalzzi)Forró se dança assim: dois pra lá, dois pra cá, ensina professora Dani Barilli. (Foto: Matheus Ragalzzi)
Lauriano Jesus e Inayara Roza vão conduzir o forró no Casório. (Foto: Marcos Volkopf)Lauriano Jesus e Inayara Roza vão conduzir o forró no Casório. (Foto: Marcos Volkopf)

No dois para lá, dois para cá, o ritmo mais dançado em todo País é o que comanda o Casório do Ano, neste sábado, lá na Cabeça de Boi. O forró para não deixar pé e nem par nenhum parado virá da banda Forró Zen. E quem quiser, até parceiro profissional vai estar por ali, ao redor do coreto para ensinar como fazer bonito. A gente também vai ter quadrilha que será composta lá, na hora, por quem for se achegando!

Lauriano Jesus e Inayara Roza são professores na escola Dança Due e vão preparar uma coreografia para lá de especial. "Como o tema é festa julina, eles vão dançar o forró, que é o ritmo mais brasileiro de todos, até mais que o samba", explica a professora de dança e sócia-proprietária da Dança Due, Dani Barilli. 

A gente até se surpreende ao saber que o forró é considerado mais brasileiro que o próprio samba e sabe por que? Dani Barilli responde com outra pergunta: "Qual é o ritmo que todo mundo sabe dançar, que é mais fácil que samba? Isso mesmo, o forró", revela.

Forró segue à risca 2 regras: está presente em todo País e é dançado a dois. (Foto: Matheus Ragalzzi)Forró segue à risca 2 regras: está presente em todo País e é dançado a dois. (Foto: Matheus Ragalzzi)

A mestre das danças exemplifica: se colocar um samba de gafieira e um forró numa festa, a pista lota no segundo ritmo. "Ele é mais brasileiro não pela idade, mas pela dança. O forró se espalhou entre os anos 60 e 70", explica Dani.

Considerado dança de salão, ele segue à risca duas regras para entrar nesses critérios: estar presente no gingado de todo País e ser uma dança a dois.

"O pé de serra é basicamente dois para lá, dois para cá. Até mesmo o forró universitário não deixa de ser dois por dois, só que ele vai e volta", ensina a professora.

As aulas que Inayara e Lauriano fazem com os alunos dura 45 minutos e pode perder de 450 a 500 calorias dependendo da intensidade da música.

E depois que a dupla se apresentar, eles continuam a forrozear por ali, mas dessa vez para ensaiar uns passinhos com quem quiser aprender.

Professora de nove ritmos, Dani Barilli ministra na escola Dança Due o forró, bolero, samba, soltinho, sertanejo universitário, tango, chamamé, vanerão e polca paraguaia. Já são 10 anos de escola em Campo Grande.

Quem quiser experimentar o forró, além do Casório, pode procurar a Dança Due. (Foto: Matheus Ragalzzi)Quem quiser experimentar o forró, além do Casório, pode procurar a Dança Due. (Foto: Matheus Ragalzzi)

"Dançar é minha paixão desde criança. Comecei com balé aos 3, parei. Voltei aos 12, parei de novo, retomei aos 18 e aí foi", descreve Dani. Do balé para as danças de salão, os pés da professora bailam por qualquer ritmo.

Confederada internacionalmente para competir, é pedagoga por formação e está ministrando as aulas agora em novo espaço. Mais amplo e que oferece várias opções. A Dança Due agora é parte do complexo da Academia ONFIT, ali na Orla Morena.

Quem quiser experimentar o forró, além do Casório, a Dança Due fica na Avenida Noroeste (Orla Morena), nº 920, no bairro Cabreúva. O telefone de contato é o: 98404-0504.

Já confirmou sua presença no Casório do Ano? Veja o evento no Facebook. O Casório é neste sábado (02/07), na Praça Cuiabá, região da Cabeça de Boi. A festa é gratuita e começa a partir das 18h.

E quem quiser, até parceiro profissional vai estar por ali, ao redor do coreto para ensinar como fazer bonito. (Foto: Matheus Ragalzzi)E quem quiser, até parceiro profissional vai estar por ali, ao redor do coreto para ensinar como fazer bonito. (Foto: Matheus Ragalzzi)



imagem transparente
Busca

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.