ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 22º

Diversão

Sarau e pintura de murais marcam 22° Semana de Museus

São mais 35 artistas envolvidos na criação de diversos murais, que resgatam a memória da ferrovia de MS

Por Idaicy Solano | 19/05/2024 07:40
Murais estavam sendo pintados durante evento, na noite de sábado (18) (Foto: Paulo Francis)
Murais estavam sendo pintados durante evento, na noite de sábado (18) (Foto: Paulo Francis)

Artistas, escritores e apreciadores de arte se reuniram na Estação Ferroviária na noite de sábado (18), para comemorar o Dia Nacional do Museu e encerrar a 22º Semana de Museus em Campo Grande. Parte da programação, o projeto "Memórias do Trecho", uma intervenção artística nas calçadas e muros da sede do MuAU (Museu de Arte Urbana), foi responsável por transformar a Esplanada Ferroviária em um "museu a céu aberto".

São mais de 35 artistas envolvidos no projeto, onde as histórias dos moradores locais são contadas por meio de murais artísticos. Além dos murais, o evento também contou com um sarau multicultural, com feira de arte e artesanato, literatura e gastronomia e apresentações musicais do Grupo Acaba, El Trio e Santo de Casa.

A artista plástica Luísa Vitória, 24, mais conhecida como Lua, é uma das responsáveis por colorir as paredes. Lua explica que o mural em que está trabalhando conta a história de como a mãe conheceu o homem se tornaria o amor de sua vida.

A cena representa o momento em que os dois se conhecem na estação de trem. Sem saber como seriam os rostos um do outro, os dois combinaram que ele iria estar com uma revista debaixo do braço e ela com uma camiseta colorida.

"Uma amiga dela passou o contato dela pra um rapaz, e daí eles começaram a conversar por telefone, que é o que tá representado aqui, e daí eles se marcaram de se encontrar [na antiga ferroviária]", conta Lua.

Lua representou a história da mãe, que encontrou o amor na antiga ferroviária, em mural (Foto: Paulo Francis)
Lua representou a história da mãe, que encontrou o amor na antiga ferroviária, em mural (Foto: Paulo Francis)

O mural em que o artista Nathan Brito Alves, 24, conhecido como Meio Trash, estava trabalhando é uma homenagem à história de um homem chamado Carlos, que cresceu em uma casa próxima à ferroviária, onde sua mãe dava aulas de piano.

O artista então decidiu transformar os trilhos da ferrovia em teclas de piano em sua obra. "Eu tô tentando trazer essa representação da vivência da ferroviária, que passava bem na frente da casa, com as aulas de piano que a mãe dele dava".

"Esse lugar é tão cheio de histórias, e a gente busca, através das nossas pinturas tentar representar, aproveitando a parede da própria ferroviária. Essa área da cidade é muito afetiva pra mim, é muito legal poder trazer mais vida para essa área que é tão histórica e tão importante, não só para mim, mas para a cidade", diz Nathan.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Suzamar Rodrigues, 41, uma das produtoras do evento, declarou que o objetivo do projeto é transformar a Explanada Ferroviária em um grande museu a céu aberto. "E valorizar o patrimônio histórico, artístico, cultural, patrimonial da nossa cidade. Nossa cidade começou aqui na Estação Ferroviária, então é muito importante a gente vir com esse olhar da valorização dos espaços públicos, dos patrimônios históricos e também dos museus".

A coordenadora do Siem/MS (Sistema Estadual de Museus Mato Grosso do Sul), Cristiane Freire, destaca que a Semana Nacional de Museus promove uma série de ações, incluindo palestras e ciclos de estudo, que acontecem em todo o Estado.

"O maior intuito é dar visibilidade aos museus, às casas de memória, aos espaços de memória, porque as pessoas às vezes se esquecem um pouquinho de tudo que pode ser construído por esses espaços. Então a maior intenção da gente é mostrar a vida dos museus, dentro deles e fora deles", finaliza.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias