ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Diversão

Tragédia fez aniversário do bairro São Conrado mudar para outubro

De favela para bairro, o local nasceu em setembro de 1974, mas moradores mudaram data com medo de uma 3ª Guerra Mundial

Alana Portela | 17/10/2019 07:57
Aparecido Oliveira Santiago e Robson Ximenes são moradores antigos do São Conrado  (Foto: Alana Portela)
Aparecido Oliveira Santiago e Robson Ximenes são moradores antigos do São Conrado (Foto: Alana Portela)

Marcado por tristeza, o 11 de setembro é um dia que desde o ataque às torres gêmeas do edifício World Trade Center, em 2001, mudou a vida de moradores do bairro São Conrado, em Campo Grande. Quando escutaram a tragédia no noticiário, muitos, acreditaram que era o início de uma catástrofe. “Estava trabalhando quando chegou uma pessoa falando do desastre e pensei que haviacomeçado a 3ª Guerra Mundial”, lembra o morador Henos Segovia, que há 41 anos vive na região.

O dia amanheceu feliz, mas acabou triste após terroristas sequestrarem quatro aviões e lançarem dois contra as torres, causando a morte de aproximadamente três mil pessoas em Nova Iorque. Por aqui, o bairro completava 27 anos e a data que era motivo de alegria, deixou todo mundo em pânico.

Por conta da tragédia, os moradores se reuniram e decidiram mudar a comemoração para outubro. “É um dia simbólico, marcado pela tragédia. Era criança e estava jogando bola quando soube, também pensei que estivessem começando uma guerra. Por isso, conversamos com os moradores e mudamos a comemoração”, explica Robson Ximenes, 29 anos.

Livro Ata da Associação dos Moradores do São Conrado criado e assinado pelo primeiro presidente em 1983, consta que a data do aniversário é 11 de setembro  (Foto: Alana Portela)
Livro Ata da Associação dos Moradores do São Conrado criado e assinado pelo primeiro presidente em 1983, consta que a data do aniversário é 11 de setembro (Foto: Alana Portela)

Agora, 18 anos após o ocorrido, os moradores voltaram a sorrir e resolveram se organizar para realizar a primeira festa de aniversário do São Conrado, que acontece neste sábado (19). O evento vai comemorar os 45 anos do bairro que nasceu a partir da antiga Favela Marimbondo, em 1974, como consta no livro Ata da Associação dos Moradores do São Conrado.

“Tudo começou com uma favela, onde hoje é a rua Praia Grande. Não existia rua e eram poucas as casas”, comenta Teco. Apenas uma trilha feita por carroças dava acesso ao local. “Nem taxi entrava aqui, mas evoluímos e agora estamos a 12 minutos do Centro”, diz Teco.

Ele mudou-se com a família para o bairro quando tinha um ano de idade e hoje, 41 anos depois, lembra nitidamente da região. “Era mato, colonião e meu pai fez uma tapera para morarmos lá”, relata. Eles ficaram na favela por alguns anos até a condição melhorar e conseguirem comprar uma casa mais ao centro. “A gente faz fronteira com a Base Aérea e lembro de sair de casa e ver os soldados deitados no chão, treinando. Via eles camuflados e até me assustava. Tinha uns cinco anos na época”. Com o passar dos anos a favela “acabou”.

Por conta da base, os militares tinham influência na região e alguns foram homenageados com nomes de ruas, como; General Ângelo Frulegui da Cunha; Mojor José Pinto; Rua Coronel Athos P. da Silveira; Tenente Flávio José de Carvalho; Major Juarez Lucas de Jesus; Sargento Jonas Sérgio de Oliveira. “Os antigos contam que são os nomes de soldados que morreram após um helicóptero militar cair aqui. Mas, não sabemos o motivo e nem quando isso aconteceu”, relata o morador Teco.

Henos Segovia lembra de quando se mudou para o local (Foto: Alana Portela)
Henos Segovia lembra de quando se mudou para o local (Foto: Alana Portela)
O bairro era tomado por plantações e as casas eram de madeira (Foto: Alana Portela)
O bairro era tomado por plantações e as casas eram de madeira (Foto: Alana Portela)

Antes de se tornar bairro, a região era destinada para plantação e por conta disso, o mato tomou conta do local por muitos anos. Na época, não tinha energia e as estradas por onde as carroças passavam eram tomadas por brejos. O bairro parecia um cenário de filme, que foi gravado num pântano e a aparência fez surgir a lenda do lobisomem.

“Era terrível. Todos os lobisomens do mundo existiram aqui no São Conrado”, brinca Teco. Ele conta como a lenda começou. “Tínhamos muito medo, pois era só matagal e as carroças passando. Diziam que lobisomem gostava de atacar cavalos”, recorda.

Foram tantos fatos marcantes que deixaram saudades. Só quem é morador raiz frequentou a festa “Paquera” no Tiziu. O encontro acontecia aos domingos, na lanchonete Pop da Dona Luzia. Colocavam uma caixa de som na varanda, reunia a galera e quem estivesse afim de alguém falava para o locutor. “Ele dizia no microfone que fulana estava de olho em você”, lembra Teco.

Outra coisa que só quem vive há quatro décadas na região vai lembrar, é do banho na cachoeirinha. “Diz que é do São Conrado, mas nunca tomou banho na cachoeirinha. Essa ficava dentro da base e o pessoal ia lá”, conta o morador.

Teco é um entre os oito irmãos. Filho de baiana com paraguaio, morou por um ano na Vila Jacy, mas cresceu no São Conrado, onde seus irmãos nasceram. “Esse bairro é minha vida, tenho raízes e não saio do local. Sinto saudade daquela época, hoje moro com minha esposa aqui”, afirma. Hoje, ele trabalha como atendente numa lanchonete de manhã, é mensageiro a tarde e no período noturno frequenta a faculdade. “Faço Educação Física e tento trazer meus aprendizados para colaborar com os moradores”.

Teco ainda criança chutando a bola no gol (Foto: Alana Portela)
Teco ainda criança chutando a bola no gol (Foto: Alana Portela)
Todo ano tinha a competição de futebol "Casado X Solteiros" e um dos times tinha que estar com roupa feminina para jogar (Foto: Alana Portela)
Todo ano tinha a competição de futebol "Casado X Solteiros" e um dos times tinha que estar com roupa feminina para jogar (Foto: Alana Portela)

Futebol - Os jogos nos campos do bairro também marcaram época. Teco lembra da infância e da fase adulta, quando brincava com os colegas. “São Conrado respira futebol e tivemos o maior campeonato amador de futebol do Estado aqui. Fazíamos a competição dos solteiros contra os casados e quem perdesse jogava de saia no outro dia. Demos uma parada nos últimos três anos, a idade avançou e foi diminuindo o ritmo”, diz.

Teco recorda que antigamente, a região era violenta, mas isso mudou com a implantação do esporte. “O morador passou a frequentar o campo. Antes, todo fim de semana uma pessoa era executada por conta de briga, mas o futebol trouxe inclusão. Temos o espaço terrinha e terrão que é o local onde tinha um lixão. Os moradores pediram um campinho de lazer em família e agora estamos organizando um campeonato feminino para este ano”.

Foi através dos jogos que começaram a reunir os moradores desde a década de 90. Em 2011, foi criado a Atlética do São Conrado e em 2012 a população se reuniu para fazer as festas do Dia das Crianças. Neste ano, o evento será celebrado na festa de 45 anos do bairro.

O primeiro campo de futebol, onde ocorria os campeonatos ganhou gramado  (Foto: Alana Portela)
O primeiro campo de futebol, onde ocorria os campeonatos ganhou gramado (Foto: Alana Portela)
O bairro conta com um campo de futebol sem gramado (Foto: Alana Portela)
O bairro conta com um campo de futebol sem gramado (Foto: Alana Portela)
Aparecido Oliveira Santiago conta como é morar no bairro que viu nascer (Foto: Alana Portela)
Aparecido Oliveira Santiago conta como é morar no bairro que viu nascer (Foto: Alana Portela)

Aparecido Oliveira Santiago, 64 anos, foi um dos primeiros moradores a chegar no local. Tinha 29 anos quando conseguiu comprar um terreno e se mudou com a família. “Fui o segundo a comprar o lote. Passamos sufoco, pois não tinha luz e era um brejão. A energia chegou através de mutirão feito pelos moradores. Aos poucos fomos evoluindo e hoje, o local virou o paraíso”, conta.

Foi ele quem montou a primeira padaria do bairro. “Sou padeiro e confeiteiro. Aprendi a profissão com 11 anos e aqui montei a lanchonete e vendia pão caseiro, mas aposentei da profissão há uns oito anos. Contudo, muitos ainda me procuram para pedir pão, fico feliz. Tenho minhas receitas que são segredinhos”, diz. Cido é tão com na cozinha que recebeu a missão de fazer o bolo de aniversário do bairro. “Começarei a fazer na sexta, terá uns dois metros e o recheio de chocolate”.

Simpático e sorridente, Aparecido ganhou o apelido de Cido. “Todos me conhecem assim. Quando viemos pra cá, tinha apenas a favela do Marimbondo que hoje é a rua Praia Grande. A segunda rua construída do bairro foi a Leão Zardo, para a passagem do ônibus”.

Tempo depois, se mudou para Aquidauana, onde permaneceu por oito anos até retornar a Capital. “Quis me aventurar, mas senti saudades e voltei para o meu cantinho. O bairro me representa tudo pra mim. Vi nascer e crescer desenvolver”, destaca.

Aparecido e a mãe, Luzia Santiago dão risada ao lembrarem de quando se mudaram para a região (Foto: Alana Portela)
Aparecido e a mãe, Luzia Santiago dão risada ao lembrarem de quando se mudaram para a região (Foto: Alana Portela)
Robson Ximenes é presidente do bairro e quer resgatar a história do local (Foto: Alana Portela)
Robson Ximenes é presidente do bairro e quer resgatar a história do local (Foto: Alana Portela)

Luzia Santiago, 85 anos, é a mãe de Cido e aproveitou a conversa para lembrar de quando se mudou com os filhos da Vila Jacy para o local. “Viemos porque morávamos de aluguel e aqui não pagaríamos nada. Quando chegamos a coisa era difícil. O ônibus passava longe e tinha muita lama. Naquele tempo, um filho meu estava internado na Santa Casa e costumava pegar ônibus para visitá-lo”.

Evolução e festa - Robson Ximenes é o atual presidente do bairro. Ele mora no local desde os cinco anos de idade e hoje, aos 29 anos, quer resgatar a história da região e fazer a festa de aniversário acontecer anualmente. “Será nossa tradição. Os comerciantes, amigos e moradores participam dos eventos e até criamos a sigla Amojosc [Amo Jardim São Conrado], como forma de demonstrar o amor pelo bairro”.

Na época que foi para o bairro, pegou o finalzinho da Favela Marimbondo. “Montamos um barraco no meio do local. Ficamos algum tempo até conseguir outro terreno. Tinha poucos moradores, depois aumentou o número para 500 e hoje temos 21 mil. Essa informação peguei na Unidade Básica de Saúde e a quantidade é porque também temos dois condomínios aqui”, explica.

Ele comenta sobre o evento que ocorrerá neste fim de semana. “Já fazíamos a festa do Dia das Crianças, mas mudamos a data para celebrar também o aniversário do bairro. Conseguimos parcerias com a Secretaria de Cultura e Turismo e outros apoiadores. Primeiro será realizado as ações sociais a partir das 13h30, com atendimento médico, cortes de cabelo”, conta. A programação faz parte do projeto “Arte no meu bairro”, e ocorrerá na rua Pampulha, ao lado do CRAS São Conrado.

Das 14h às 17h acontece o projeto “Brincalhão”, e a criançada vai ganhar presentes e participarão da pintura facial. Elas vão ainda comer cachorro-quente, bolo, algodão doce e matar a sede com refrigerante.

Já a partir das 17h, no Campo Gramadão São Conrado os moradores vão curtir a mistura da vaneira, sertanejo e chamamé, com os shows do Grupo Laço de Ouro e Alcir Rodrigues e Banda.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram

A rua Leão Zardo foi a segunda rua do bairro e hoje é uma das principais (Foto: Alana Portela)
A rua Leão Zardo foi a segunda rua do bairro e hoje é uma das principais (Foto: Alana Portela)
Nos siga no Google Notícias