ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Diversão

Um dos bares mais antigos de Campo Grande é descoberto pela moçada

Ângela Kempfer e Anny Malagolini | 09/04/2013 06:17
Aos finais de semana, a moçada lota o bar das antigas.
Aos finais de semana, a moçada lota o bar das antigas.

Os azulejos na cor azul calcinha e o chão vermelho, do tipo encerado, revelam que o Bar Aguena, ou “Bar do Pedrão”, tem algumas décadas de idade.

Pedro Aguena herdou do pai o ponto comercial e tratou de preservar o espaço na Praça Aquidauana, no Centro de Campo Grande. Tímido, quem assume o papel de marqueteira e porta voz é a esposa, Luci.

Há mais de 20 anos casada, ela conhece toda a história da família do marido e, de tabela, a do bar. “Já vi muitos clientes fechando negócios, se reconciliando com a esposa e até comprando casa, tudo aqui, no meu balcão”, lembra.

Luci garante que o bar é o mais antigo da cidade, ainda em funcionamento, apesar de não ter qualquer documento que prove isso. Mas algumas “testemunhas” confirmam a longevidade.

O feirante Alfredo Arakaky é assíduo desde a inauguração, quando ainda era um menino. O senhor, de 77 anos, viu a vida tomar forma ali, durante quase 7 décadas. “Meus amigos fiz aqui”, resume.

Hoje, a frequência diminuiu, mas passar pelo Aguena, “pelo menos 3 vezes por semana”, é algo sagrado. Ele faz parte do grupo do jogo de Bozó, que passa noites chamando a atenção das outras mesas com o bordão: “Sortei, não quero mais”.

Luci mostra a ficha de consumação. (Fotos: João Garrigó)
Luci mostra a ficha de consumação. (Fotos: João Garrigó)

Todo começo de noite, o happy hour é no Aguena para amigos de pelo menos 30 anos. Companheiros na vida e no bar, eles se divertem jogando o tal Bozó.

O funcionário público Celso Uehara, 48 anos, tem o Aguena como extensão de casa, desde pequeno. Antes, ele ia brincar na “pracinha Aquidauana”, logo em frente. “Meu pai ficava espiando de longe, sentado no bar”, lembra. Hoje, o cliente é Celso.

Há um ano e meio, a cara do público no antigo endereço comercial deu uma rejuvenescida. A abertura de outro bar na mesma rua, bem mais moderninho, fez a moçada descobrir o Aguena e ficar fã, graças aos ares do clássico boteco “desencanado” carioca.

A “velha guarda” tem espaço cativo, mais uma vantagem para os novos clientes. “Aqui se tornou um espaço cultural, com músicos, atores e produtores”, diz Luci.

Até hoje, o Aguena funciona como sempre, sem qualquer inovação tecnológica. Não aceita cartões e só cabe ao cliente pagar em dinheiro. A consumação é controlada em fichas de papelão.

Uma dica para quem decidir conhecer é experimentar o quibe, eleito pelos freqüentadores como o melhor de Campo Grande.

O prato de origem árabe ganhou tempero japonês do proprietário, com toque brasileiro, por R$ 2,50. “Cozinhando em casa com o marido a receita saiu, ainda bem, porque antes o quibe não era bom”, admite Luci.

O Aguena funciona na rua Aquidauana, 73, de segunda a sábado, a partir das 19 horas.

A Velha Guarda no começo de noite no bar da rua Aquidauana.
A Velha Guarda no começo de noite no bar da rua Aquidauana.
Nos siga no Google Notícias