ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 19º

Faz Bem!

Como planejar as compras para ir ao mercado o mínimo possível?

Nutricionista, Maíra fez um e-book com dicas e orientações de segurança para ajudar na hora de sair de casa e abastecer a cozinha

Por Alana Portela | 06/04/2020 12:12
É preciso se organizar para fazer as compras no mercado. (Foto: Marcos Maluf)
É preciso se organizar para fazer as compras no mercado. (Foto: Marcos Maluf)

Enquanto o período de isolamento não encerra é preciso cuidar da segurança. Com a família toda em casa, os alimentos acabam mais rápido, por isso é necessário tomar algumas medidas, como se organizar antes de fazer compras. Na intenção de ajudar, Maíra Zomkowski Ozorio separou dicas de como se planejar para ir ao mercado.

Ela é nutricionista e fez um e-book com orientações de segurança para evitar a contaminação pelo Coronavírus. “Quando os casos começaram a aparecer por aqui, fiquei muito preocupada, pois tenho um irmão que mora em Portugal e estava acompanhando a gravidade da situação lá”, diz.

Na semana do dia 16 de março, Maíra parou de trabalhar e suas filhas não tiveram mais aulas. Foi, a partir da daí, que a nutricionista decidiu produzir um e-book. “Queria ajudar a população de alguma maneira”, afirma.

“Via as pessoas se aglomerarem nos mercados e comprando alimentos em excesso, com medo de faltar nos próximos dias. Assim, analisei todos os perigos dessa situação: a contaminação pela aglomeração de gente, a compra excessiva de alimentos por algumas pessoas e, consequentemente, o desperdício causado pelo excesso e a falta de alimentos disponível a todos, devido ao estoque dessa comida concentrado nas mãos de poucas famílias mais bem estruturadas economicamente”.

Nessa época, é importante também pensar nas famílias que não têm condições de comprar em grande quantidade. “Quis alertar a todos sobre isso. Nesse momento devemos pensar como comunidade, e evitar tomar atitudes que só beneficiam a nós mesmos”, destaca.

O e-book contém várias dicas, começando pela organização, passando pelos cuidados e até forma de armazenamento. Nesta matéria, vamos focar apenas no que fazer antes ir realizar compras no mercado.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Faça uma lista. Antes de sair de casa é preciso se organizar, então nada melhor que fazer uma lista de compras para te ajudar. Pegue um papel e caneta e vá para a cozinha ver o que falta e a quantidade necessária que precisa. “Assim poderá ir apenas uma vez na semana”.

Feito isso, é hora de ir às compras. Se puder, leve a sua própria sacola para poder colocar os produtos. “Caso não tenha, descarte as sacolas de plásticos quando chegar em casa”.

  • Não esqueça de manter a distância segura entre as pessoas.
  • Evite colocar a mão na boca, no nariz e nos olhos. “Lembre-se que os supermercados recebem grande fluxo de pessoas diariamente, então é um local que devemos ter muitos cuidados”, diz.
  • Nas compras procure: Comprar os alimentos que vierem em embalagens fechadas e protegidas.
  • Ao chegar em casa, realize as medidas de higiene necessárias antes de manipular os alimentos comprados. “Troque as roupas que usou para ir ao mercado, lave bem as mãos com água corrente e sabão, passe álcool nas mãos e antebraços.
  • É hora de guardar os alimentos comprados.
  • Descarte as embalagens dos produtos e armazene os alimentos em potes.
  • Higienize tudo com álcool ou água e sabão antes de guardar na geladeira ou armário.
  • Produtos de limpezas e itens de higiene pessoal também precisam de cuidados. Lave com água e sabão, passe álcool ou deixe no sol por duas horas antes de guardar.

Clique aqui e veja mais dicas de como higienizar os alimentos.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.