Dia Mundial do Sorriso terá Bioparque e pontos da Capital iluminados de azul
Maternidade Cândido Mariano e a Câmara Municipal também serão iluminadas; e Funcraf terá 4 dias de programação
Nesta sexta-feira (4), Campo Grande se unirá a cidades de todo o mundo na celebração do Dia Mundial do Sorriso. Em comemoração à data, três pontos da Capital — o Bioparque do Pantanal, a Maternidade Cândido Mariano e a Câmara Municipal de Vereadores — serão iluminados de azul.
A ação é promovida pela Funcraf (Fundação para Estudo e Tratamento das Deformidades Craniofaciais), em parceria com a Smile Train Brasil, e faz parte de uma série de atividades voltadas à conscientização sobre a importância do sorriso e da reabilitação de pacientes com fissura labiopalatina.
O Dia Mundial do Sorriso foi criado em 1999 por Harvey Ball, o artista por trás do icônico "smiley face" (rosto sorridente, em português), com o objetivo de incentivar atos de bondade e espalhar alegria pelo mundo. Desde então, a data é celebrada anualmente na primeira sexta-feira de outubro.
Em Campo Grande, a Funcraf iniciou sua programação nesta terça-feira (1º), com quatro dias de atividades que culminam na sexta-feira (4), o Dia D. Ao longo da semana, estão sendo realizadas palestras, avaliações odontológicas e auditivas, além de atividades recreativas para crianças.
Entre os destaques, estão as sessões de orientação com fonoaudiólogos e dentistas, que explicam como o tratamento da fissura labiopalatina pode restaurar funções vitais e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Na sexta-feira, das 8h às 9h, estão programadas atividades recreativas para crianças, com brinquedos como pula-pula, escorregadores e jogos interativos, proporcionando momentos de diversão e alegria.
Nesse dia também haverá a presença dos "Doutores da Alegria" e uma palestra sobre a importância do Dia Mundial do Sorriso, com foco na conscientização sobre a fissura labiopalatina. A palestra ocorrerá no saguão da sede da Funcraf , localizada na Rua 14 de Julho, 4.827, em Campo Grande.
Tratamentos - A Funcraf desempenha um papel fundamental na Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, com foco no tratamento de fissura labiopalatina e deficiência auditiva.
A fissura labiopalatina é uma má-formação que afeta funções essenciais, como alimentação, fala e respiração, além de impactar a autoestima e o desenvolvimento social dos pacientes. "O sorriso tem o poder de transformar vidas. E através dessas ações, queremos incentivar a solidariedade e a conscientização em prol da reabilitação de milhares de pacientes que dependem desses tratamentos," afirma a direção da Funcraf.
A instituição realiza cerca de 82 mil procedimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) a cada ano, sendo 41% desses atendimentos destinados a pacientes do interior de Mato Grosso do Sul.
Um desses pacientes é o pequeno Arthur Miguel Alves, de um ano e um mês, que recebeu todo o tratamento gratuito pela Funcraf. De acordo com a mãe de Arthur, a cozinheira Rosemare Rodrigues Palhares, de 38 anos, o bebê começou a fazer o tratamento com um mês de vida.
Ela explica que em três meses, já foi notada uma melhora. “Muito grata por que foi uma transformação na nossa vida. Ele está se alimentando melhor”.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.