ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Faz Bem!

Dicas ainda dentro do hospital ajudam mães a terem uma amamentação bem sucedida

A ajuda é bem vinda, principalmente, para que o bebê se alimente apenas do leite da mãe

Thailla Torres | 04/03/2018 07:25
algumas mulheres sentem dificuldades, logo após o nascimento, de terem uma amamentação correta.
algumas mulheres sentem dificuldades, logo após o nascimento, de terem uma amamentação correta.

O leite materno é completo e ainda nos primeiros 6 meses de vida não é preciso dar outro alimento ao bebê. Mas algumas mulheres sentem dificuldades, logo após o nascimento, de terem uma amamentação correta, diante das dores e da dificuldade que o bebê tem de pegar o seio corretamente.

Para isso, é preciso paciência e estímulo. Nesses casos, a equipe do Banco de Leite do hospital desenvolve um trabalho, humanizado, que alivia e tira dúvidas das mães na hora de amamentar. O processo começa logo após o nascimento, ainda no centro cirúrgico. "As enfermeiras posicionam o bebê e estimulam para que ele mame logo que nasceu. Quando não consegue, o Banco de Leite entra em ação para ajudar essa mãe. O principal objetivo é que o bebê se alimente do leite dela", explica a atendente de lactário da Santa Casa, Aparecida de Moura.

Mãe de primeira viagem, a auxiliar de enfermagem Eula Paula Vieira Cristal, de 26 anos, recebeu ajuda para que o filho conseguisse mamar corretamente. "Eu tentava, mas ele chorava e não conseguia puxar. E como o seio fica muito dolorido, fica difícil tentar o tempo todo", conta.

Atende ensina bebê recém-nascido a fazer a sucção.
Atende ensina bebê recém-nascido a fazer a sucção.

Com ajuda das enfermeiras, ela viu que o estímulo era mais fácil do que imaginava. "Fui massageando as mamas para evitar que o leite ficasse empedrado e fui dando mama, ele mamou bem logo no primeiro dia", diz.

Aparecida explica que muitas vezes o estimulo é feito primeiramente com o bebê, a gente usa uma luva e o ajuda a fazer sucção. Depois ele vai para os seios da mãe e com paciência ele acaba pegando o jeito". 

A manicure Jéssica Gomes, de 26 anos, precisou levar o filho até o banco de leite para que as enfermeiras o ensinassem como fazer a pega correta. "Ele não quis mamar de jeito nenhum e a gente vai ficando desesperada com medo de não conseguir amamentar".

A atende explica que a mãe precisa estar atenta a posição do bebê. "É necessário que o corpo dele esteja junto ao corpo da mãe, barriga com barriga. E sempre leve o bebê até o peito e não ao contrário. O queixo deve tocar o peito da mãe e a boca precisa estar bem aberta", explica. 

A forma estará correta quando boa parte da aréola, a parte escura do peito, estiver na boca do bebê.

Quanto as dores, Aparecida reforça que com tempo elas passam e isso não pode desanimar as mães quanto a amamentação. "É preciso ter paciência, mas algumas dicas ajudam muito. Uma delas é a massagem nos seios e a mãe também pode retirar o leite quando for necessário para que as mamas não fiquem muito cheias". 

O banco de leite também orienta que a mãe use um sutiã confortável e deixe as mamas tomarem um pouco de sol até às 9h ou após às 16h.

Além de amamentar, doe - Além das orientações à mães que estão com recém nascidos no hospital, o Banco de Leite tem um papel fundamental nas doações. "Estamos sempre precisando de mães voluntárias, porque o leite materno que é doado atende crianças de todo o hospital", esclarece Aparecida.

Para ser uma doadora, a mãe precisa estar amamentando seu filho, ter produção de leite em excesso e ter feito o pré-natal, a mãe liga e a equipe do Banco de Leite, realiza o cadastro, vai até a casa da doadora, onde entrega o material, ensina a tirar e armazenar o leite e semanalmente realiza o recolhimento do alimento.

Em Campo Grande há quatro lugares para cadastro e recolhimento de leite materno, veja onde doar: Santa Casa (3322-4174), Maternidade Cândido Mariano (3041-4735), Hospital Universitário (3345-3027), Hospital Regional (3378-2715).

Curta o Lado B no Facebook e Instagram. 

Nos siga no Google Notícias