ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Faz Bem!

Em tempos de pandemia, floral vira alternativa contra ansiedade

Reconhecida pela OMS, as práticas integrativas e complementares à saúde podem ajudar no controle das emoções durante isolamento

Alana Portela | 10/08/2020 06:55
Floral é um medicamento alternativo e natural para tomar em casa. (Foto: Alana Portela)
Floral é um medicamento alternativo e natural para tomar em casa. (Foto: Alana Portela)

Terapia Floral pode ajudar a controlar as emoções e conter a ansiedade provocada pelo isolamento social. O método faz parte das Práticas Integrativas e Complementares à Saúde, reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O tratamento alternativo também pode aliviar o estresse, cansaço, medo, insegurança, angustia e até depressão.

“O floral é indicado para todas as formas de vida, plantas, animais, pessoas. Faz quem usa, lembrar que tem dentro de si, virtudes opostas as sensações que está sentindo. Se tem muito medo, ele vai despertar a virtude da coragem que já está em você, através da essência”, explica Maria Angela Coelho Mirault.

Professora e terapeuta floral que prefere ser reconhecida como educadora floral, Maria Angela atua na área há mais de 20 anos e fala sobre o tratamento desenvolvido por Dr. Edward Bach, que se baseia em essências florais medicinais, na tentativa de desenvolver o equilíbrio entre o corpo e a mente.

São várias essências de florais que podem ajudar nesse período de pandemia. (Foto: Arquivo pessoal)
São várias essências de florais que podem ajudar nesse período de pandemia. (Foto: Arquivo pessoal)

“Ele era médico homeopata. Foi pesquisar formas mais sutis de tratamento por uma técnica experimental, analisando a essência e o aroma das plantas. Experimentava em si mesmo o que aquela determinada flor fazia emocionalmente para ele”.

Colocando as gotas do floral na colher. (Foto: Alana Portela)
Colocando as gotas do floral na colher. (Foto: Alana Portela)

Nesse trabalho de pesquisa, Maria relata que Bach catalogou 38 essenciais florais. “Descobriu que cada essência de flor tem similaridade com um tipo de emoção humana, atua no campo sutil”, diz. Se usado da forma correta, pode ajudar a expulsar emoções negativas do corpo, como o ódio, medo, indecisão e preocupação em excesso.

“Bach dividiu os florais em sete tipos de personalidade. A primeira é a do medo, no qual faz uma distinção em cinco formas: Medo de coisas comuns que já vivemos; traumas ocultos que não lembramos pela racionalidade, mas está embutido; medo de coisas que não conhecemos, como o que vamos passar da velhice; medo de estar e falar em público e medo de que aconteça algo com entes queridos”, exemplifica.

Natural - A educardora afirma que os florais são tratamentos naturais e podem ajudar muito nesse período, já que o caos provocado pelo coronavírus abalam as emoções e despertam sentimentos, muitas vezes, desagradáveis. É nesse momento que os florais se tornam bons aliados. “Não tem química e atua no campo informacional. Traz informação do campo sutil da dor, para o campo sutil do ser humano, da planta ou animal”, explica.

“Tenho indicado florais nesse momento de pandemia, para pessoas que estão apavoradas por conta do coronavírus. O efeito é imediato, nas primeiras horas em que toma, já começa a perceber mudanças no estado de pânico”, destaca.

Também tem essência em spray. (Foto: Arquivo pessoal)
Também tem essência em spray. (Foto: Arquivo pessoal)

Contudo, para ter o medicamento, é necessário passar por um atendimento presencial ou on-line, no qual é avaliado as necessidades individuais. Após uma longa conversa com o paciente, é acordado algumas essências que podem ajudar nos sintomas.

“Os preços variam de acordo com a composição. São quatro gotas ao dia, para que nos lembre da pessoa que somos e possamos superar determinados sentimentos”, afirma.

O floral atua de dentro para fora. “Às vezes, a pessoa não percebe, mas quem está a seu redor sim. Nota que está mais apaziguado, sereno. Não tem contraindicação, serve tanto para bebês, crianças, jovens, adultos e até idosos. É uma terapia com muitos benefícios. Os florais são remédios para a alma”.

Além dos florais como medicamentos, Maria também trabalha com terapia floral associada ao aromaterapia. “Tem spray, varetas com essências para vaporizar e melhorar o clima do ambiente”, finaliza.

Quem tiver interesse, o contato com a educadora é WhatsApp: (67) 99920-7006.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Essência em spray e perfume para melhorar o ambiente. (Foto: Arquivo pessoal)
Essência em spray e perfume para melhorar o ambiente. (Foto: Arquivo pessoal)


Nos siga no Google Notícias