ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Faz Bem!

Fácil de fazer, snack de grão-de-bico leva só 3 ingredientes; veja receita

Uma ótima opção para quem deseja abandonar ou diminuir os snacks industrializados.

Thailla Torres | 22/04/2020 07:21
Nutricionista fez a receita em casa e provou que dá super certo. (Foto: Gabriela Marcelino)
Nutricionista fez a receita em casa e provou que dá super certo. (Foto: Gabriela Marcelino)

Entre as receitinhas de quarentena, quem não está em busca daquele petisco mais saudável para as horas de trabalho? E o melhor: com pouquíssimos ingredientes. Pensando nisso a nutricionista e doutoranda em Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Gabriela Marcelino, provou a famosa receita do “snack de grão-de-bico” para abrir mão do snack industrializado durante o home office ou horas de estudos.

Ela explica que o grão-de-bico é uma leguminosa da mesma família do feijão e da lentilha e que apresenta uma composição nutricional muito interessante quando pensamos em substituições de alimentos. Por exemplo, é uma boa fonte de proteínas e por isso é muito consumido por quem é vegetariano ou vegano. “Dentre os aminoácidos presentes ele possui o triptofano que é necessário na produção da serotonina, o nosso hormônio do bem-estar. Nestes tempos de isolamento por todo o contexto social e econômico nós ficamos mais propensos ao estresse e assim ter uma diminuição deste hormônio, então buscar alimentos que auxiliem nesta produção é uma estratégia positiva”, diz.

Além disso, o grão-de-bico apresenta grandes quantidades de antioxidantes que são fundamentais para o organismo, atuando na eliminação e controle. “O seu consumo na forma de snack é uma boa opção para evitar o consumo de industrializados que possuem grandes quantidades de aditivos alimentares, como corantes e conservantes, e que fazem mal para a nossa saúde. Uma opção é, no preparo, variar nos temperos utilizados para se ter opções diferentes e acabar não enjoando”, ensina.

Agora quanto ao consumo como qualquer outro alimento deve ser feito de forma equilibrada, alerta. “Por estar na forma de petisco podemos acabar consumindo uma quantidade muito maior da necessária e aí teremos um efeito contrário, quando pensamos na caloria consumida na refeição. Por exemplo, em 100 g de grão-de-bico in natura temos 355 calorias, então se pensarmos que podemos consumir muito mais de 100 g em um lanche da tarde o valor energético só irá aumentar, e aí acaba não sendo uma opção inteligente de consumo”.

Para a receita você só vai precisar de três ingredientes: grão-de-bico, azeite e temperos.

 Modo de preparo:

1. Deixe o grão-de-bico de molho de 8 a 12 horas (vai dobrar o tamanho);
2. Escorra a água e cozinhe na pressão por 30 minutos. Descarte a água da pressão e deixe os grãos escorrerem bem;
3. Misture ao azeite e temperos a gosto. Uma dica é páprica defumada, páprica picante, alho desidratado, sal, pimenta calabresa e alecrim.
4. Leve para assar a 200 graus até ficar bem crocante.

 Dica: A receita rende muito e é uma ótima opção para os lanches já que o grão-de-bico é uma leguminosa rica em proteínas e fibras, que vão ajudar a dar uma maior saciedade.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias