ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, SÁBADO  31    CAMPO GRANDE 20º

Faz Bem!

Longe do convencional, taioba agora é usada em receita de bolo e caldo

Por Thailla Torres | 15/06/2017 07:20
A taioba é uma planta que faz parte do grupo da PANC (planta alimentícia não convencional).
A taioba é uma planta que faz parte do grupo da PANC (planta alimentícia não convencional).

Aquela plantinha que você tem no quintal pode servir de alimento e muita gente nem imagina. Se você está disposto a uma alimentação saudável e novas experiências com ingrediente fora do tradicional, algumas receitas são práticas.

No menu de hoje, o nutricionista Gabriel Borges ensina a fazer um bolo de taioba. Uma planta rica em vitaminas A, B e C, cálcio e potássio, muito fácil de encontrar por aí.

A taboia faz parte do grupo da PANC (planta alimentícia não convencional) e é bem parecida com o inhame, só que maior. "Lembrando que as folhas de inhame não são comestíveis", alerta Gabriel.

A receita é prática e econômica.  (Foto: Gabriel Borges)
A receita é prática e econômica. (Foto: Gabriel Borges)
Bolo fica com coloração verde. (Foto: Gabriel Borges)
Bolo fica com coloração verde. (Foto: Gabriel Borges)

O nutricionista investiu na receita quando passou a estudar sobre plantas que ele considerava apenas como mato. "Certamente as pessoas já devem ter tido contato com alguma PANC e não se deu conta de que se tratava de algo comestível, por isso hoje tenho um outro olhar e vejo que mesmo com a procura por alimentação saudável, há uma certa falta de informação em relação ao consumo desse tipo de planta", explica Gabriel.

A vantagem é que o uso possui um baixo custo e pode ser utilizada em caldos, recheio de torta salgada, farofa, bolinhos e refogados. "E a taioba atualmente está sendo cada vez mais conhecida no universo da Gastronomia", pontua.

Essa é a taioba.
Essa é a taioba.

Confira os igredientes:

2 xícaras de farinha de trigo integral
3 ovos
1 xícara de açúcar orgânico
1 xícara de suco de taioba
1 collher de sopa de fermento químico em pó

Modo de preparo: 

Primeiramente para fazer o suco basta ferver as folhas de taioba por 3 minutos e escorrer. Em seguida bata no liquidificar com água natural.

Na hora de preparar a massa, bata os ovos por pelo menos 3 minutos. Acrescente o açúcar e bata mais 1 minuto. Em seguida coloque o restante dos ingredientes e leve ao forno para assar a 180 ºC  durante aproximadamente 40 minutos.

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário