ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 32º

Faz Bem!

Nova técnica evita desperdício de alimentos para trabalhadores da área rural

Sistema permite mais variedade no cardápio e menos prejuízo no transporte das marmitas

Natália Olliver | 14/09/2023 15:14
Funcionários no preparo das marmitas congeladas entregues aos trabalhadores (Foto: Divulgação)
Funcionários no preparo das marmitas congeladas entregues aos trabalhadores (Foto: Divulgação)

Empresa de celulose de Três Lagoas, município a 327 quilômetros de Campo Grande, desenvolveu um sistema chamado ‘Prato no Ponto’ que evita desperdício no preparo dos alimentos e permite mais variedade ao cardápio de trabalhadores do campo em Mato Grosso do Sul. A tecnologia alimentar já está em prática para 3 mil funcionários. Ao todo, são 10 opções de menu.

O projeto surgiu para tentar resolver alguns problemas com a alimentação dos funcionários, como manter as propriedades da comida durante todo o percurso até as mãos dos funcionários. A cozinha principal da companhia, para o preparo dos alimentos, está localizada em Selvíria. O local é capaz de produzir mais de 50 mil refeições por mês.

Agora, os prestadores de serviço recebem o alimento em bandejas que são descongeladas apenas no local da entrega, sem que os alimentos percam a característica textura e, principalmente, os nutrientes.

Para transportar e aquecer o alimento, foi desenvolvida uma caixa que armazena até 40 refeições de uma vez, de acordo com o tamanho das equipes no campo. O cardápio vai do tradicional churrasco ao peixe ao molho de limão e strogonoff com batata palha. Também há opção vegetariana.

Bandeja oferecida aos funcionários diariamente (Foto: Divulgação)
Bandeja oferecida aos funcionários diariamente (Foto: Divulgação)

Quantidade - A Eldorado Brasil, que desenvolveu a técnica, preparava diariamente duas toneladas de comida servidas à moda antiga em marmitas de alumínio, que sempre eram desperdiçadas ao longo do dia. Segundo a empresa, o novo método vai evitar que o transporte prejudique os alimentos antes que cheguem aos funcionários no campo.

De acordo com o gerente geral de operações florestais, Carlos Justo, a alteração será benéfica para todos e mais sustentável.

“Neste projeto, conseguimos agregar uma série de vertentes que podem ser incluídas nas boas práticas ESG da companhia, já que, ambientalmente, essa nova logística evita o desperdício de produtos e alimentos e recicla as embalagens utilizadas.”

As refeições têm 800 gramas cada. Os pedidos são feitos por um aplicativo de celular, após escolha do cardápio. Depois, é feita a separação das bandejas e são levadas diariamente até o destino.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias