ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Faz Bem!

Para quem depende da magrela todo dia, bicicleta nem sempre faz bem ao corpo

Adriano Fernandes | 14/03/2016 08:13
Mesmo para quem não pratica o ciclismo por esporte, andar de bicicleta exige cuidados.
Mesmo para quem não pratica o ciclismo por esporte, andar de bicicleta exige cuidados.

Queridinha dos esportistas ou de quem faz do ciclismo um hobbie, os benefícios e até desvantagens de andar de bicicleta são velhos conhecidos de quem usa a “magrela” por necessidade, como único meio de transporte. O fato é que a prática exige cuidados básicos para não comprometer a saúde do corpo. 

Samildo leva uma bicicleta a tiracolo para buscar as filhas na escola, além de usar a magrela para trabalhar.
Samildo leva uma bicicleta a tiracolo para buscar as filhas na escola, além de usar a magrela para trabalhar.

Para dona de casa Olivia Vilalba Martins, de 35 anos, por exemplo, o uso excessivo da bicicleta não deixou a barriga como um tanquinho ou as pernas saradas. No caso dela, o resultado é dor constante.

Para levar os filhos à escola, todos os dias ela enfrenta uma verdadeira maratona no percurso entre sua casa e a Escola Municipal Professora Ione Catarina Gianotti Igydio, no Jardim Noroeste. “Há três anos eu deixo um dos meus filhos aqui e ainda levo o outro no Jardim Panamá. É minha rotina diária”, comenta.

Com tanto esforço para levar as crianças de 3 e 12 anos, na garupa da bicicleta, as dores nas pernas se tornaram frequentes. “Tem dias que é difícil até levantar, depois de ficar um tempo sentada. Os joelhos sentem muito o esforço das pernas”, conta.

Para não correr o mesmo risco, o eletricista Samildo Jackson arrumou uma solução prática, mas não menos cansativa. Todos os dias, na saída da escola, ele aguarda as duas filhas, Gabriele de 5 e Awany de 8 anos, com uma bicicleta reserva.

“Pela manhã eu acompanho elas a pé, enquanto elas andam de bicicleta. Mas tanto na hora de eu voltar para casa e quando retorno para buscar elas na escola, eu tenho que trazer a bicicleta menor a tiracolo”, explica.

Longe dos preços astronômicos e da super tecnologia, a bicicleta ainda é um dos únicos meios de transporte na periferia.
Longe dos preços astronômicos e da super tecnologia, a bicicleta ainda é um dos únicos meios de transporte na periferia.

Cuidados – O instrutor físico Gilmar Elias Batista Junior explica que a prevenção para dores e até a diminuição do risco de incidentes com o uso doméstico de bicicletas depende de medidas simples, mas que começam desde a hora de escolher uma bicicleta, até regulagem dos bancos, pneus e pedais.

“Se o uso for no dia-a-dia, para trabalhar ou estudos, por exemplo, as mais indicadas são as bicicletas hibridas. Elas tem uma roda maior, mas com um pneu mais fino e isso facilita o percurso diário”, comenta. Ainda segundo Gilmar, questões como a altura da bicicleta influem no desempenho e até variam do homem para mulher.

“Um homem que mede entre 1,60 ou 1,68 de altura tem de usar uma bicicleta tamanho P; enquanto o tamanho P de uma bicicleta feminina é voltado para mulheres de 1,50 até 1,60 de altura, por exemplo. O tamanho G masculino é voltado para homens de 1,78 até 1,86. Já o tamanho G feminino é para uma mulher que tem entre 1,70 até 1,83 de altura.”

Ainda segundo Gilmar, a altura do banco e dos pedais também pode prejudicar o rendimento. “Geralmente as dores nas pernas são decorrentes da pessoa estar usando um banco muito estreito ou em uma posição muito baixa”, comenta.

O instrutor é especialista em body geometry fit, uma avaliação que leva em conta a estatura e medida do corpo de cada pessoa, após a compra de uma bicicleta.

“Uma bicicleta é igual a um tênis. Tem especificidades que variam de uma pessoa para outra. A função de um especialista nessa área e instruir o praticante, desde a escolha da bicicleta na hora da compra, até as adaptações necessárias para o uso diário ou por esporte”, conclui.

Curta a página do Lado B no Facebook. 

Nos siga no Google Notícias