ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 28º

Faz Bem!

Projeto trata de graça pessoas com ‘mordida aberta’ ou ‘cruzada’

Uniderp atende gratuitamente crianças e adolescentes em parceria com fabricantes de aparelhos invisíveis

Jéssica Fernandes | 28/08/2023 08:13
Crianças de 7 a 10 anos recebem atendimento e tratamento ortodôntico gratuito. (Foto: Juliano Almeida)
Crianças de 7 a 10 anos recebem atendimento e tratamento ortodôntico gratuito. (Foto: Juliano Almeida)

As segundas e quartas acadêmicos e professores do curso de Odontologia da Uniderp se dedicam ao projeto que atende gratuitamente crianças e adolescentes com ‘más oclusões dentárias’, que é a alteração no alinhamento e posição dos dentes. A famosa mordida aberta, cruzada e os ‘dentes para frente’ são tratados com alinhadores invisíveis.

O tratamento ortodôntico contempla crianças de 7 a 10 anos e adolescentes de 10 a 15 anos. Duas vezes na semana, é realizada a seleção dos pacientes na Policlínica da Uniderp, sendo na segunda-feira das 14h às 17h e às quartas-feiras das 8h30 às 10h.

Além do atendimento no local também é feita uma triagem em escolas com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande. No momento, as triagens ocorrem com prioridade para os colégios próximos à Policlínica Odontológica da Uniderp devido a facilidade de acesso dos pacientes.

Público passa por triagem na Policlínica da Uniderp. (Foto: Juliano Almeida)
Público passa por triagem na Policlínica da Uniderp. (Foto: Juliano Almeida)

A coordenadora do mestrado e doutorado em Odontologia da Uniderp,Thais Poleti fala sobre o projeto desenvolvido para proporcionar bem-estar e tratamento ortodôntico de qualidade. Ela explica que o projeto segue com vagas abertas para as crianças e jovens.

“Temos vagas abertas para crianças de 7 a 10 anos para o tratamento da mordida aberta anterior e da mordida cruzada posterior e vagas para adolescentes de 10 a 15 anos para o tratamento do retrognatismo mandibular (queixo para trás). Além das vagas específicas para tratamento com alinhadores, temos vagas para tratamento convencional também”, afirma.

Feitos sob medida, os alinhadores invisíveis são disponibilizados através de outra parceria com as duas maiores fabricantes de alinhadores ortodônticos do mundo, a Align Technology (Invisalign) e a Clear Correct. A professora Paula Oltramari,  que é responsável pelo projeto, comenta a diferença e vantagem do alinhador invisível para o aparelho tradicional.

(Foto: Juliano Almeida)
(Foto: Juliano Almeida)

“Os alinhadores ortodônticos, por se tratar de aparelhos removíveis, oferecem liberdade alimentar e permitem maior facilidade de higienização bucal durante o tratamento, representam uma alternativa de tratamento estético em função da sua transparência e oferecem maior conforto aos pacientes, com incidência baixíssima de lesões bucais”, esclarece.

Além de garantir atendimento e tratamento gratuito para o público infanto-juvenil, o projeto também contribui para os próprios estudos e avanços na odontologia. “Atualmente, existem poucos estudos clínicos sobre o uso dos ‘alinhadores ortodônticos’ em crianças e adolescentes. Desta forma, a parceria Universidade-Indústria permite aprimorar os produtos e oferecer tratamento aos pacientes e resultados ainda melhores”, aponta.

A Policlínica Uniderp está localizada na Avenida Ricardo Brandão, 900. O agendamento pode ser feito através do (67) 99961-9153 e (67) 99108-7474.

Acadêmicas mostram no computador escaneamento de uma arcada dentária. (Foto: Juliano Almeida)
Acadêmicas mostram no computador escaneamento de uma arcada dentária. (Foto: Juliano Almeida)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias