ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Faz Bem!

Ricas em vitaminas, truque para comer frutas no frio está na receita

Se para algumas pessoas já é difícil comer fruta no calor, pensa quando a temperatura cai? Nutricionista ensina truque para comer

Alana Portela | 13/07/2020 06:34
O indicado é comer várias frutas ao dia, como a banana, maça, uva e laranja. (Foto: Alana Portela)
O indicado é comer várias frutas ao dia, como a banana, maça, uva e laranja. (Foto: Alana Portela)

Se para algumas pessoas já é difícil comer fruta no calor, imagina no frio, né? Isso acontece porque o corpo sente a mudança de temperatura e tem a necessidade de manter-se aquecido. Por isso, as frutas ficam mais de lado e a preferência é por pratos quentes.

“O nosso corpo sente a mudança de temperatura e precisa se manter aquecido, por isso sentimos vontade em consumir alimentos mais quentes como caldos e sopas”, explica a nutricionista Maíra Zomkowski Ozorio.

Mas, para não deixar as frutas de lado, o truque é apostar nas receitas quentes durante o inverno. “Algumas opções para servir a fruta quentinha, como: banana grelhada na frigideira com canela, panqueca de banana, abacaxi grelhado com canela ou no micro-ondas por alguns segundos e até mingau com banana”, enumera a nutricionista.

Duas receitas podem ser conferidas no fim da matéria e dá para fazer em casa rapidinho. Apesar de todos saberem que é necessário incluir as frutas no cardápio, a nutricionista reforça a importância delas na alimentação.

“As frutas são ricas em fibras e repletas de vitaminas importantes para o organismo, por isso seu consumo deve ser diário. Um adulto deve ingerir em média cinco frutas ao dia e uma criança em torno de três a cinco frutas”.

O costume de comer frutas todos os dias é um hábito que, normalmente, se adquire na infância. “Se os pais possuem esse hábito, certamente os filhos também terão. Hoje, o consumo de alimentos industrializados que são ricos em gordura e açúcares, viciam o paladar das pessoas, prejudicando o paladar para alimentos mais saudáveis”, diz.

Aos que querem incluir as frutas na alimentação diária, a nutricionista orienta. “Para mudar um hábito alimentar é preciso iniciar com calma. Você pode começar a consumir através de preparações como os famosos sorvetinhos de frutas caseiro. Inicie comendo meia fruta e com o passar dos dias aumente a quantidade, até seu paladar se acostumar com o novo sabor e textura”.

Seja amarela, verde, vermelha, alaranjada e até roxa, todas as frutas são boas opções para saúde. No entanto, se ainda não souber por qual começar, outra dica é consumir as frutas da safra.

“Possuem menos agrotóxicos. Opte por variar as frutas, sempre incluindo frutas ricas em vitamina C, como laranja e mexerica, e frutas ricas em vitamina A como o mamão. O importante é ter uma alimentação bem colorida e variada”, destaca.

Sobre como incentivar, principalmente as crianças a comerem frutas, ela diz. “É difícil melhorar o hábito da criança se os pais não mudarem, pois a família é o maior incentivo dela. Também acredito no papel da escola como incentivadora da alimentação saudável. Quando atendo uma família, o primeiro passo é reduzir os industrializados da alimentação diária, para que possamos melhorar a aceitação de alimentos saudáveis”.

Mingau de banana pronto para ser consumido e com coco ralado por cima. (Foto: Sementinha Nutrição)
Mingau de banana pronto para ser consumido e com coco ralado por cima. (Foto: Sementinha Nutrição)

Receitas – Aos que desejam mudar de hábito ou que não querem deixar as frutas de lado durante o frio, a nutricionista postou algumas receitas rápidas e práticas em seu perfil do Instagram @sementinhanutricao, começando pelo mingau de banana.

Ingredientes: 

  • ½ banana amassada ou em rodelas
  • 1 xícara de chá de leite ou bebida vegetal de coco
  • 3 colheres de sopa de farinha ou flocos de aveia ou canela em pó

Modo de preparo: Em uma panela, adicione todos os ingredientes e mexa até engrossar.

Outra receita que a nutricionista também compartilhou é “Maçã assada com iogurte”. Essa foi recompartilhada do perfil @panelinha_ritalobo e também é fácil de fazer em casa.

Ingredientes:

  • 1 maçã fuji
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 pitada de canela em pó
  • 1 pitada de gengibre em pó
  • Noz-moscada ralada na hora a gosto
  • 1 pote de iogurte natural (cerca de 120 g)

Modo de preparo: Lave bem a maçã sob água corrente. Mantenha a casca e corte a maçã ao meio, no sentido do comprimento. Corte cada metade em 4 pedaços e descarte o miolo com as sementes. Numa tigela de vidro, junte a maçã, o mel, a canela, o gengibre e a noz-moscada. Misture delicadamente com uma colher.

Na sequência, cubra a tigela com filme e, com uma faquinha, faça um furo no centro para que o vapor saia durante o cozimento. Em seguida, leve ao micro-ondas para rodar por cinco minutos em potência alta, assim, a maçã vai cozinhar e formar uma calda. Depois, com cuidado, retire o filme e sirva a maçã (com a calda) com o iogurte. Também pode ser consumido sem o iogurte como recheio de panquecas ou tapioca.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias