ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 29º

Faz Bem!

Vergonha nada, para enfrentar calor sombrinha ‘salva’ de jovem a idoso

Apesar do acessório ajudar a diminuir calor, outros cuidados precisam ser tomados para realmente se proteger

Por Aletheya Alves | 12/10/2023 07:55
Irmãs contam que nunca pensaram sobre vergonha em usar o acessório. (Foto: Natália Olliver)
Irmãs contam que nunca pensaram sobre vergonha em usar o acessório. (Foto: Natália Olliver)

Neste ano, as altas temperaturas têm surpreendido pela intensidade e, apesar das reclamações sobre o calorão não cessarem também em Campo Grande, não dá para dizer que a maioria apela para todas as possibilidades de diminuir a exposição ao Sol. Exemplo disso é que a sombrinha, normalmente mais usada por pessoas mais velhas, precisa de alguém dizendo que ela “salva” de jovem a idoso.

Prontas para darem o recado sobre como a vergonha não tem vez, as irmãs Samira, de 27 anos, e Tamires Moreira Rodrigues, de 25, explicam que esse sentimento nem chega perto. Andando pelo Centro de Campo Grande nos horários mais quentes do dia, elas contam que o acessório é mesmo uma ferramenta.

Em geral, as irmãs detalham que cada uma tem sua sombrinha própria para garantir a proteção, mas que quando uma esquece não tem nada de ficar no Sol. “Normalmente, cada uma anda com a sua, mas eu esqueci a minha em casa. É um costume mesmo [ter a sombrinha]”, diz Samira.

Enquanto maioria dos jovens acaba enfrentando o Sol sem proteção, as duas não saem sem sombrinha. (Foto: Natália Olliver)
Enquanto maioria dos jovens acaba enfrentando o Sol sem proteção, as duas não saem sem sombrinha. (Foto: Natália Olliver)

De acordo com a irmã mais velha, morando em Campo Grande, o costume não precisou ser construído graças às temperaturas fora do normal de 2023.

“A gente já usa há alguns anos. Quando eu era bem mais nova, não usava, mas comecei a usar porque quando andava muito tempo no Sol forte, eu sentia que não passava bem”, explica.

Devido à exposição, ela comenta que sentia um mal estar na região da cabeça e, por isso, a sombrinha deixou de ser usada apenas em dias de chuva. Questionadas sobre o motivo de nem todo mundo usar o acessório, Samia pontua que os motivos podem ser variados.

Indo desde vergonha até falta de praticidade, ela cita o caso de sua avó que, mesmo sofrendo com o calor, prefere não andar com sombrinha por achar trabalhoso.

Mas, apesar do acessório realmente ajudar na diminuição da sensação de calor, é necessário manter outros cuidados ativos. De acordo com o Portal da Unimed, o uso do acessório não dispensa o protetor solar aplicado na pele.

Outro ponto é que na hora de escolher a sombrinha é necessário optar por aquelas com tecido mais espesso e de estampa escura. Em geral, tecidos feitos com poliéster duplo ou metalizados conseguem bloquear ainda mais os raios UV.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias