ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 33º

Faz Bem!

Zeus e Dólar viram bons amigos para crianças e adultos Down ou autistas

Na Chácara dos Poderes, amigos coordenam clínica que oferece atividades para crianças com Down e TEA

Jéssica Fernandes | 04/08/2023 08:17
Na clínica, equipe auxilia criança a montar no Dólar. (Foto: Arquivo pessoal)
Na clínica, equipe auxilia criança a montar no Dólar. (Foto: Arquivo pessoal)

Na Chácara dos Poderes, os cavalos Zeus e Dólar trazem ao projeto ‘Eco Terapia MS’, paz a crianças, jovens e adultos diagnosticados com síndrome de Down e TEA (Transtorno do Espectro Autista). Idealizado por Kamila Moura Fernandes Rojas e Felipe Aparecido Batista, a clínica dedicada ao bem-estar e terapia nasceu em janeiro, mas começou a funcionar oficialmente neste mês.

A proposta é que em breve Zeus e Dólar tenham mais ‘colegas’ para dar conta de atender a turma. No espaço, Kamila e Felipe oferecem serviços de equitação lúdica, equitação terapêutica, psicomotricidade, oficina pedagógica, fonoaudiologia e psicologia.

Servidora pública estadual, Kamila sempre foi apaixonada por cavalos. Praticante do laço comprido, ela conhece os benefícios de estar em contato com esse animais e viu nisso a possibilidade de trabalhar em outra área.

“A ideia minha era estudar para um concurso melhor, mas depois que fui mãe não consegui mais me concentrar pra isso. Eu vinha desejando algo a mais para mim e empreender. Nesse almoço, eu e Felipe falamos: ‘Vamos montar alguma coisa nós dois juntos”, recorda.

Amigos há mais de 20 anos, eles decidiram somar as experiências. “Felipe trabalhava no Juliano Varela e se apaixonou por esse contato com as crianças Down, autistas e com microcefalia”, diz ela.

O que era para ser uma conversa de almoço em janeiro virou um objetivo de vida para os amigos, que foram atrás de um local que comportasse as atividades. “A gente foi atrás do espaço para fazer equitação lúdica, mas focar na equoterapia para o público alvo serem essas crianças com alguma deficiência, transtorno, alguma síndrome”, explica.

Dólar e Zeus são os primeiros cavalos a ajudarem no trabalho. (Foto: Arquivo pessoal)
Dólar e Zeus são os primeiros cavalos a ajudarem no trabalho. (Foto: Arquivo pessoal)

Os cavalos foram cedidos, sendo um pelo pai de Kamila e outro por um amigo. Conforme a demanda crescer, os sócios irão trazer mais animais para atender os alunos aos sábados. Apesar de o projeto estar no início, ela relata que a recepção tem sido positiva.

“Alguns pais compareceram para conhecer o local, elogiaram muito. Os cavalos são um amor e as crianças já puderem escová-los e andar. Tivemos algumas aulas experimentais essa semana. Hoje vários pais me mandaram mensagem e em grande maioria de autistas”, pontua.

Animados para lutarem pelo sonho e o projeto, os sócios contam com uma equipe multidisciplinar para melhor atender os nossos alunos. O telefone de contato é (67) 99944-3736

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias