ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Games

Brasil Game Show e seu poder de transformar histórias e a cultura dos games

Leonardo Cruz | 05/09/2017 10:00
As quartas de finais na Finlândia.
As quartas de finais na Finlândia.

Estandes das maiores desenvolvedoras do mercado, áreas de degustação dos jogos mais cobiçados, palcos com apresentações das desenvolvedoras, as maiores personalidades da história dos videogames caminhando entre nós em um evento onde a emoção não para por um segundo sequer, é tanta coisa que a sobrecarga é literalmente inevitável. Pessoas, sons, imagens, desafio, irmandade, conquista, tudo isso em um único pacote inacreditável. Assim é a Brasil Game Show, a maior feira de games da América Latina, que acontece de 11 a 15 de outubro no Expo Center Norte em São Paulo/SP.

Não existe local mais apropriado do que esse para que nós, nerds, geek e gamers nos sintamos em casa. Nós que já fomos um “povo” desacreditado, que sofria preconceito... Jamais imaginávamos que hoje poderíamos desfrutar de um evento dessa magnitude. É reflexo do verdadeiro advento que vivemos, pois os tempos mudaram meus amigos, e devemos isso principalmente à cultura dos games, pois eles são os responsáveis diretos por este paradoxo social que deu voz para todos nós.

Counter Strike Go é um dos grandes esports.
Counter Strike Go é um dos grandes esports.

Não acredita em mim? Então senta aí que vou te contar uma história:

BGS 2015, último dia, e em meio a filas, telões gigantes mostrando o que a Sony tinha de melhor, staffs sorridentes e mais um pouco de fila, uma coisa chamou minha atenção: era um campeonato de soul Calibur 5, campeonato este que estava sendo disputado no mais alto nível, e seus competidores demonstravam muita raça e técnica.Porém um dos competidores saltou aos meus olhos: era um “gordinho” que não era capaz de esconder o nervosismo, com suas mãos visivelmente trêmulas, mesmo com os mais ou menos 4 metros de distância que me separavam do palco.

Apesar do medo que exalava do rapaz, ele era realmente muito bom, foi vencendo as lutas uma a uma, e na final não deu outra, ele venceu! E venceu bem! O mais incrível não foi a vitória, mas sim o que aconteceu depois, pois quando a staff do campeonato pegou a mão dele e a levantou como campeão, foi uma cena incrível: ele quase caiu, tamanha a emoção que sentia. Seus joelhos dobravam enquanto o staff tentava segura-lo, tudo isso enquanto ele, o campeão, misturava choro com sorriso.

Ali ficou claro para mim a proporção do que tinha presenciado, aquele momento, aquele breve momento, foi ali o ponto de mudança, onde o “gordinho” desacreditado levantou, com medo, ainda tremendo, e conquistou o que queria, literalmente com o suor das próprias mãos e vencendo de forma limpa e justa. E foi ao presenciar um momento como esse que eu pude ver e sentir o que um evento como a Brasil Game Show representava, o que ela é capaz de nos proporcionar.

Time Dota 2 do pain Gaming.
Time Dota 2 do pain Gaming.

Não é só videogame: é arte, é paixão, é conquista. É a prova de que agora, mais do que nunca, chegou a nossa vez! Vamos meus amigos, se levantem, ainda que com medo, ainda que suas mãos tremam, pois a BGS mais uma vez bate à nossa porta, com novos desafios, novas pessoas e novas histórias. Bora?

Conheça a Mega Eletrón, a loja online de games oficial do Vídeo Game Data Base, o museu virtual brasileiro dos videogames. O VGDB terá neste ano um estande cheio de diversão e informação na Brasil Game Show, a maior feira de games da América Latina, que acontece na cidade de São Paulo/SP de 11 a 15 de outubro no Expo Center Norte. 

Nos siga no Google Notícias