ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Games

Conheça “jeitinho” que Electronic Arts deu para fazer jogos para o Mega Drive

Micael Xbr e Edson Godoy | 21/06/2016 09:13
SEGA Probe, kit "pirata" de desenvolvimento de jogos de Mega Drive da Electronic Arts.
SEGA Probe, kit "pirata" de desenvolvimento de jogos de Mega Drive da Electronic Arts.

Em 1989 a Electronic Arts (hoje EA), era uma softhouse conhecida nos PC’s, com sucessos como John Madden Football e Populous.Mas o mercado de microcomputadores estava pequeno para a empresa. Então o emergente ramo de consoles seria o próximo passo. Naquele tempo o console dominante era o NES/Nintendinho. Rapidamente a EA obteve o kit de desenvolvimento para o console e começou a trazer versões de seus sucessos nos PC’s para o console: The Immortal e Skate or Die foram os primeiros.

Nesse mesmo ano chegava ao mercado o Mega Drive, um poderoso console da SEGA que trazia diversos jogos de arcade da empresa japonesa para dentro de casa com excelente qualidade. O console causou grande impacto no mercado e claro, atraiu a atenção de diversas publishers, inclusive a Electronic Arts. Mas a SEGA tinha tantos acordos para entrega dos kits de desenvolvimento de jogos que não estava dando conta de entregar os mesmos para as softhouses. Para piorar a vida da EA, os Estados Unidos não eram prioridade naquele momento para a empresa. Esses kits eram fundamentais para a criação dos games. Eles basicamente eram versões alteradas do console, ligadas a computadores para facilitar o trabalho de criação, codificação e tudo o mais necessário para a desenvolvimento de um novo jogo. Mas a EA não queria esperar.

A empresa então contratou outra empresa para criar um kit de desenvolvimento próprio, utilizando engenharia reversa no Sega Genesis. Nascia assim o SEGA Probe, carinhosamente chamado de Sprobe. A grande sacada da Electronic Arts foi que tanto o Sprobe como toda a linguagem de programação usada foi emulada pelos técnicos da EA sem ter acesso ainda ao kit original. Um feito notável!

Atualmente um dos Sprobe está exposto no museu da EA, junto com o protótipo do multitap fabricado pela própria empresa.
Atualmente um dos Sprobe está exposto no museu da EA, junto com o protótipo do multitap fabricado pela própria empresa.

Essa grande caixa azul era ligada a um Mac onde os códigos eram transferidos diretamente. O Sprobe emulava todas as funções do console, acelerava o trabalho de encontrar os bugs, possibilitando uma melhor correção deles, facilitando e muito o trabalho. Isso permitia aos desenvolvedores terem mais tempo para afinar e melhorar os jogos.

O primeiro jogo totalmente desenvolvido nele foi o John Madden Football de 1990 que fez um enorme sucesso pelo nível de complexidade para época, onde até então os jogos de esporte eram bem simples. A franquia, que nasceu em 1989 nos PC’s, perdura até hoje e é uma das séries de maior sucesso da história dos videogames. O SEGA Probe também serviu de base para conversões de outros jogos de computador publicados pela EA como:Lakers vs. Celtics and the NBA Playoffs, Battle Squadron, Budokan, Populous, Sword of Sodan e Zany Golf, até que finalmente a empresa recebeu o kit de desenvolvimento original da SEGA.

Cartucho amarelo que aparece em frente ao Sprobe na foto do museu é idêntico aos icônicos cartuchos da EA no Mega Drive
Cartucho amarelo que aparece em frente ao Sprobe na foto do museu é idêntico aos icônicos cartuchos da EA no Mega Drive

Foram feitos apenas algumas peças (estima-se 15 e só temos conhecimento de duas que não foram destruídas) e eles também criaram um cartucho de metal de 2mb com bateria para testar os códigos com os outros times de desenvolvimento da empresa, que era plugado diretamente no aparelho ou no console. Atualmente um dos Sprobe está exposto no museu da EA, junto com o protótipo do multitap fabricado pela própria empresa.

A coluna de games do Lado B tem o apoio da loja Press Start, localizada no Shopping Bosque dos Ipês, aqui em Campo Grande.

Não deixe também de visitar meu site, o Vídeo Game Data Base.

Nos siga no Google Notícias