ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Games

Feira de Games E3 em Los Angeles foi cancelada! Entenda o porque...

Patrick Weiller | 02/04/2022 09:00
Principal evento de Games ocorria todo ano em Los Angeles com conferências no palco do Oscar.
Principal evento de Games ocorria todo ano em Los Angeles com conferências no palco do Oscar.

O maior evento gamer do mundo e o mais aguardado do ano todo, a E3 (Electronic Entertainment Expo) que ocorria todo ano em Los Angeles nos EUA, sempre dentro de maio e junho, não ocorrerá no ano de 2022, assim como ocorreu em 2020 por conta da pandemia que tivemos o evento físico e online cancelados, porém agora com a pandemia baixando e os eventos voltando, porque não teremos uma E3 sendo que é o momento certo?

Em 2020 a E3 perdia grande força de seu peso pela Sony ter anunciado que não estaria presente no evento, este que sempre trazia todas as principais empresas como Nintendo, Microsoft, Ubisoft, EA, que se apresentavam não só no showfloor (espaço físico da exposição) mas também nas conferências de imprensa que duravam de 2 a 3 dias com todas elas fazendo suas apresentações e expondo como seria a nova janela de lançamentos e suas principais novidades. Todos deixavam seu melhor para a E3, era o evento principal e que o mesmo eu acompanho desde 1995 nas revistas, depois em 1997 pelo programa Star Game no Multishow e só então em 2001 vendo ao vivo a transmissão na internet sendo um dos meus primeiros streamings que assistia, ainda usando QuickTime com uma janela bem pequena, qualidade péssima e acompanhando tudo em inglês pela IGN e Gamespot dos EUA.

Sony assim como as outras, fazia na E3 suas revelações de novos consoles e jogos exclusivos.
Sony assim como as outras, fazia na E3 suas revelações de novos consoles e jogos exclusivos.

Muitos achavam que a Sony não participaria por não ter nada à mostrar... Que o Playstation 5 ainda não estava pronto e a Microsoft dominaria o evento, veio então a pandemia e o evento acabou sendo apenas online pelo Youtube mas ainda manteve um bom contrato de empresas que estavam usando o evento E3 para divulgar seus produtos.

Pois bem, a bem da verdade que ocorre da Sony não ter participado se deve por conta do que acabou acontecendo agora de não termos o evento nem sequer online, como tivemos em 2021 de forma modesta. O mundo mudou!

Como mudou? Antes empresas pagavam milhares de dólares no metro quadrado para ter seus stands enormes pelo showfloor em Los Angeles, e isso dava muito certo. Hoje com a internet na palma de quase toda a população, tvs e videogames com Youtube e streaming ao vivo de enorme conteúdo, os meios de atingir uma audiência ainda maior veio junto à tecnologia.

O motivo da Sony não querer ter ido à E3 em 2020 se deve o mesmo fato da Rockstar em anos atras nunca ter revelado seus jogos na feira, sempre o fazendo sozinha. As empresas que já construíram um publico alvo fiel, hoje com qualquer conteúdo e notícia que postam, milhares de canais de notícia e streaming irão noticiar suas palavras, e ainda não irá dividir sua atenção com outros anúncios de concorrentes, se ganhou um poder muito forte na mídia que acaba por engrandecer e gerar uma expectativa muito grande em frente a um produto, e da mesma forma essa força pode ser imensamente destrutiva se usada ao contrário, vejam o que aconteceu com Cyberpunk, que mesmo com seus bugs e problemas no lançamento, ainda era um jogo extremamente bem produzido se você engolisse as falhas técnicas (que foram arrumando ao longo dos updates), porém com o poder desta mesma mídia falando apenas dos problemas, formou a opinião de milhões que nem sequer experimentaram o jogo...

O fato é, hoje o mundo do videogame é muito grande, já a anos atrás superava a indústria de cinema, musica e livros e hoje é um segmento de maior crescimento no mundo a cada ano. Então empresas como Sony, Microsoft, Nintendo e outras Softhouses já tem seu publico fiel que basta um anúncio de que tal dia terá uma live para mostrar alguma novidade que milhões de pessoas ao redor do mundo estarão ali para assistir ao vivo ou verão depois ou verão algum youtuber favorito falando sobre o que aconteceu. E nisso tudo a E3 que tanto trabalhou pra reunir todo o segmento gamer em um lugar só perde seu lugar ao sol para a evolução da tecnologia em que o acesso está nas palmas das mãos.

Eu pessoalmente fico muito triste com uma noticia destas pois ver como era a E3 com suas conferencias de imprensa e expectativa das novidades, seu showfloor com estruturas gigantescas e imponentes, o número de gente que comparecia e toda a expectativa que levava em torno do evento e o que ele trazia de novidades das empresas, foi o que me levou à levar Videogames como um meio de vida além da paixão. Inclusive através da Retro Gamers estar dentro da indústria, consegui um convite para comparecer a E3 em 2016, porém por não esperar que daria certo ser convidado para um evento deste tamanho, não me programei com burocracias de visto e planejamento para poder comparecer pessoalmente...

3Em 2016 fomos convidados para a E3 2016, em 2021 tivemos o convite para o evento digital com conteúdos exclusivos para a indústria.
3Em 2016 fomos convidados para a E3 2016, em 2021 tivemos o convite para o evento digital com conteúdos exclusivos para a indústria.

Porém, eles disseram que em 2023 irão voltar com as conferências e o showfloor e estarei torcendo muito para isso acontecer pois não é apenas dinheiro e planejamento financeiro e de marketing que contam, as empresas precisam atender e ter contato com seu público, aqueles que compram seus jogos, precisa ter essa proximidade física e fazer a diferença na vida dessas pessoas como essa indústria fez na minha. Cada semente que você rega um dia nasce algo dali e pode fazer a diferença e marcar seu nome na história, torcemos para que o mundo não vire um palco digital que só conhecemos diante da TV e que possamos continuar a viver dentro dele.

Está matéria tem apoio e criação da Retro Gamers: Video Games Concept que fica no Shopping Campo Grande (67) 99264-4005.

Nos siga no Google Notícias