ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Sabor

Amigos que se conheceram em comunidade alternativa criam pizzaria com menu "zen"

Adriano Fernandes | 06/12/2015 07:23
A Zapi Zen Pizzaria virou um dos locais mais procurados dos turistas em Bonito.(Foto: Divulgação)
A Zapi Zen Pizzaria virou um dos locais mais procurados dos turistas em Bonito.(Foto: Divulgação)

Na Zapi Zen Pizzaria, desde o nome até o cardápio o conceito remete ao lado “zen” da vida. A pizza Patagônia tem a abobrinha como ingrediente principal. Na Galápagos, o manjericão e o champignon são o destaque. Praticamente todos os ingredientes são orgânicos e ao invés de serem assadas, as pizzas vão para a chapa.

O empreendimento, que caiu no gosto dos turistas de Bonito, foi ideia dos amigos Tânia Boaventura de 58 anos e Ernani Werlle, 50. Companheiros inseparáveis e de espírito aventureiro, eles abriram o negócio inspirados no estilo de vida que partilham juntos, em mais de 20 anos de amizade.

O espaço interno da pizzaria remete aos tradicionais restaurantes vegetarianos.(Foto: Reprodução Facebook)
O espaço interno da pizzaria remete aos tradicionais restaurantes vegetarianos.(Foto: Reprodução Facebook)

Os dois se conheceram ainda no ano de 1991, na primeira comunidade alternativa da região metropolitana de Curitiba. A afinidade foi instantânea e deu inicio a parceria dos amigos. “Eu já trabalhava com a venda de produtos orgânicos, legumes, e o Ernani sempre teve o domínio do trabalho com a terra. Sempre foi o menino do dedo verde”, brinca Tânia.

Por 15 anos, eles dividiram as tarefas em sítios e chácaras, produzindo orgânicos e dando aulas de educação ambiental. Até tomarem caminhos diferentes, mas mantendo firme o laço de amizade. “Moramos juntos por muito tempo, mas por decorrência do trabalho, nos afastamos durante um tempo”, conta Ernani.

Sempre em contato com a natureza, ele trabalhou pelo País como jardineiro, paisagista e até como técnico de reserva em Manaus. Enquanto isso, Tânia se dedicou à moda em uma empresa de confecções, quando surgiu a oportunidade de ir para Bonito. Antes da mudança, ela já havia residido com os filhos, Uli e Tui Boaventura em outras oito cidades.

“Uma amiga quem sugeriu que eu me mudasse para Bonito. Eu achei que seria viável e convidei o Ernani”, ela disse. E o amigo aceitou de imediato. Em janeiro do ano passado Ernani já havia se mudado para a cidade e em junho de 2014, os amigos inauguraram a pizzaria ao lado do filho de Tania, Uli Boaventura, de 20 anos.

A fachada simples e o cardápio, remetem ao estilo naturalista.(Foto: Reprodução Facebook)
A fachada simples e o cardápio, remetem ao estilo naturalista.(Foto: Reprodução Facebook)

O espaço na Zapi Zen é aconchegante e semelhante aos de restaurantes vegetarianos tradicionais. No cardápio, são 13 variações de sabores como a Kilimanjaro ou a Anhumas, que tem berinjela e pimentão de ingredientes.

Os wraps também entraram no menu, são sanduíches feito a base de creme de requeijão, com castanhas e rúcula na composição. As massas são individuais e o cliente também pode optar, pela versão tradicional ou integral. Os preços variam de R$ 16,00 até R$ 23,00.

“Tanto no nome quanto no cardápio, quisemos que a proposta da pizzaria, sempre remetesse as sensações de tranquilidade, de contemplação a natureza”, comentou Uli. E a ousadia no cardápio, pouco vista em cidades do interior, tem atraído principalmente os turistas da cidade.

”A pizzaria recebe todo tipo de cliente, mas pelo menos 90% dos clientes são de outros estados ou até europeus” contou o rapaz, que também é afilhado de Ernani. Juntos eles formam a sociedade com jeito de família, conforme contou o empresário.

“Considero ela uma irmã. Moramos juntos há muito tempo, ajudei a criar os filhos dela e criamos um parentesco de alma. Somos uma família, diferente do convencional” concluiu Ernani.

Curta a página do Lado B no Facebook.

Alguns dos sabores das pizzas na Zapi, são a Patagônia e Anhumas. (Foto: Divulgação)
Alguns dos sabores das pizzas na Zapi, são a Patagônia e Anhumas. (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias