ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Sabor

Aprenda a fazer duas receitas de mungunzá, a canjica nordestina

Confira a receita salgada da família de Lurdinha e também a doce do restaurante Oxente 67

Lucas Mamédio | 27/06/2021 07:32
Foto do mungunzá nordestino salgado. Vai até calabresa. (Foto: Reprodução)
Foto do mungunzá nordestino salgado. Vai até calabresa. (Foto: Reprodução)

A canjica é amada em muitas partes do Brasil, sendo versátil em diversas receitas. Além disso, combina não somente com as festas típicas de junho e julho, mas para aquecer no inverno.

Dá para preparar com amendoim, canela, milho verde, paçoca, castanhas, entre outros. Porém, em algumas regiões do Brasil, principalmente no Nordeste, a canjica é conhecida como mungunzá, e pode ser prepara junto de uma uma receita salgada.

Por isso vamos mostrar algora, duas receitas de mugunzá nordestino: uma doce e outra salgada.

Receita doce

Quem nos ensina a fazer a receita doce é Ligia Etaliane Ferreira da Silva, do restaurante Oxente 67, especializado em comida nordestina.

Ingredientes:

1 canjica amarela

1 leite

1 leite de coco

1 leite condensado

Açúcar a gosto

Manteiga a gosto

1 Coco fresco ralado

Modo de preparo:

"A forma que eu faço e semelhante a que fazem aqui em Mato Grosso do Sul, o que difere são os ingredientes que são usado no nordeste, que são o coco fresco, leite de coco e manteiga", conta Ligia.

Deixe o milho de molho na água para hidratar, depois o cozimento na panela de pressão, após pegar pressão aguarda uns 20 minutos. Após isso acrescenta os ingredientes, e deixe até engrossar. Está pronta.

Receita salgada

A receita salgada é um pouquinho mais complicada, mas o sabor vale a pena. A receita que vamos dar é de família, da família da Lurdinha mais especificamente, que veio do Rio Grande do Norte para Mato Grosso do Sul. Vocês já viram ela aqui quando falamos sobre o cuzcuz de pote que ela produz.

Ingredientes:

Milho de canjica

1 kg de pucheiro (charque, costela, acém ou outra carne com de sua preferência)

1 Calabresa

1 Bacon

1 cebola picada

1 pimentão verde picado

1 tomate picado

3 dentes de alho

1 tablete de caldo de carne

Cebolinha ou coentro a gosto

Canjica doce nordestina feita pela Oxente 67 (Foto: Reprodução)
Canjica doce nordestina feita pela Oxente 67 (Foto: Reprodução)

Modo de preparo:

Primeiro põe a canjica de molho por 40 minutos. Depois escorra, lave, coloque na panela de pressão por mais 40 minutos. Enquanto isso corte os temperos e demais ingredientes.

Frite o bacon e a calabresa e reserve. Quando tirar a canjica da pressão, destampe, coloque o osso, os temperos, o caldo de carne (se colocar charque, cuidado com o sal).

Põe um pouco mais de água e coloca na pressão de novo por mais 30 minutos. Ao fim coloque num recipiente, jogue a cebolinha e/ou coentro junto da calabresa e do bacon.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.


Nos siga no Google Notícias